O futuro (do rosa) é verde? Infância, consumo e educação ambiental a partir da Barbie Loves The Ocean

Autores

  • Larissa Andrade Santos Nascimento Universidade Federal de Sergipe
  • Fernanda Amorim Accorsi Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v11.20054

Palavras-chave:

Consumo, Dispositivos, Educação Ambiental, Selo verde, Barbie

Resumo

O presente artigo buscou analisar a linha de bonecas Barbie Loves The Ocean pela ótica ambiental, problematizando o slogan “O futuro do rosa é verde”. Vimos o referido brinquedo como um dispositivo de consumo e perguntamos: quem a Barbie Loves The Ocean pensa que você é ou quer que você seja? A pesquisa é qualitativa, de análise exploratória e utiliza como método os Modos de Endereçamento de Elizabeth Ellsworth (2001). Vimos que há um dito na boneca que demonstra beleza e consciência ecológica e há, sobretudo, um não dito que indica foco comercial em crianças e adultos e modos específicos de existência. Dessa forma, entendemos que essa linha de bonecas pratica uma educação ambiental frágil, que pode funcionar como um dispositivo para adultos/as e crianças, servindo de referência – equivocada – de sustentabilidade para as pessoas mais desavisadas, as quais não acessam os processos reflexivos sobre o assunto.

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Biografia do Autor

Larissa Andrade Santos Nascimento, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda do curso de Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Ambiental de Sergipe (GEPEASE/CNPq), vinculado ao Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), com apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Fernanda Amorim Accorsi, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialista em Comunicação e Educação pela Faculdade Cidade Verde (FCV). Pedagoga pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Jornalista pelo Centro de Ensino Superior do Paraná. Professora Adjunta do Departamento de Educação (DEDI), campus Prof. Alberto Carvalho, da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Coordenadora do grupo de Pesquisas e Estudos em Práticas Educativas, Corpo e Ambiente (PEPECA/DEDI/UFS).Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Arte, Educação e Imagens (ARTEI/UEM).Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estudos Culturais e Educação Contemporânea (GEPECEC/UNIR).Pesquisa, na perspectiva dos Estudos Culturais, as pedagogias, as mídias, os feminismos e as naturezas.

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Publicado

11.03.2024

Como Citar

Andrade Santos Nascimento, L., & Amorim Accorsi, F. (2024). O futuro (do rosa) é verde? Infância, consumo e educação ambiental a partir da Barbie Loves The Ocean . Revista Sergipana De Educação Ambiental, 11, 1–35. https://doi.org/10.47401/revisea.v11.20054

Edição

Seção

Fluxo contínuo