Cardápios ambientais na formação docente inicial em biologia
reflexões sobre ambientalização curricular e educação ambiental crítica
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v12.22537Palavras-chave:
Ambientalização curricular; EA Crítica; Concepções de EA; Formação inicial de professores de BiologiaResumo
Este artigo busca analisar a partir de descrições nas produções de materiais educativos curriculares (cardápios ambientais), por discentes do curso de Biologia em formação inicial, o processo de constituição do pensamento voltado à ambientalização curricular e as concepções e sentidos da EA (correntes), tendo em vista a indicação de possíveis atravessamentos e desdobramentos para construção ou ajustes de um currículo ambientalmente crítico. A abordagem dos resultados é pautada na materialização de um cardápio ambiental e fundamentada nas correntes de EA por Sauvé (2005), como também de subsídios teóricos de parte integrante da construção de pesquisa de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ensino em uma universidade pública baiana, através de alguns estudos realizados sobre pesquisas em ambientalização curricular e concepções e sentidos da EA. Os resultados apontaram proposições que fortalecem o debate sobre a ambientalização curricular e EA Crítica, tendo na produção de materiais educativos focada nas questões ambientais, uma das estratégias na formação docente em Biologia para a reflexão da dimensão ambiental crítica nos currículos.
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