Cardápios ambientais na formação docente inicial em biologia

reflexões sobre ambientalização curricular e educação ambiental crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v12.22537

Palavras-chave:

Ambientalização curricular; EA Crítica; Concepções de EA; Formação inicial de professores de Biologia

Resumo

Este artigo busca analisar a partir de descrições nas produções de materiais educativos curriculares (cardápios ambientais), por discentes do curso de Biologia em formação inicial, o processo de constituição do pensamento voltado à ambientalização curricular e as concepções e sentidos da EA (correntes), tendo em vista a indicação de possíveis atravessamentos e desdobramentos para construção ou ajustes de um currículo ambientalmente crítico. A abordagem dos resultados é pautada na materialização de um cardápio ambiental e fundamentada nas correntes de EA por Sauvé (2005), como também de subsídios teóricos de parte integrante da construção de pesquisa de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ensino em uma universidade pública baiana, através de alguns estudos realizados sobre pesquisas em ambientalização curricular  e concepções e sentidos da EA. Os resultados apontaram proposições que fortalecem o debate sobre a ambientalização curricular e EA Crítica, tendo na produção de materiais educativos focada nas questões ambientais, uma das estratégias na formação docente em Biologia para a reflexão da dimensão ambiental crítica nos currículos.

 

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Biografia do Autor

Francisco Antonio Rodrigues Setúval, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas (2001) e Especialização em Educação Ambiental para a Sustentabilidade (2002), ambas pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências- UFBA/UEFS (2011). Doutorando em Ensino pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), desde 2021. Atualmente é professor do ensino básico da Prefeitura Municipal de Rafael Jambeiro / BA e professor assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus Vitória da Conquista/BA. Autor e Coordenador do Projeto de Intervenção Escolar Papo de Poeta desenvolvendo ações com a Literatura e Ensino de Ciências na Escola Municipal Santo Antonio do Argoim. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências e Biologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem no ensino de Ciências e Biologia; Arte, Cultura e Ciência; Educação Ambiental; Prática Pedagógica; Formação de Professores de Biologia; Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia.

José Valdir Jesus de Santana, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia- UNEB. Graduação em Sociologia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia. Doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Pós-doutorado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia. Professor Titular, com dedicação exclusiva, do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, Campus de Vitória da Conquista, onde atua como professor na Graduação e nos Programas de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade (mestrado acadêmico), Programa de Pós-Graduação em Ensino (mestrado acadêmico) e Programa de Pós-Graduação em Ensino (Doutorado em ENSINO da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN). Coordenador do Grupo de Pesquisa em Etnicidades, Relações Raciais e Educação - CNPQ/UESB e Grupo de Pesquisa em Interculturalidades e Educação: experiências entre os Povos indígenas da Bahia - CNPQ/UESB. Tem experiência na área de Etnologia indígena, educação escolar indígena, antropologia e educação, antropologia da criança, sociologia da infância, relações étnicas, educação e relações étnico-raciais, sociologia das relações raciais, decolonialidade e educação.

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Publicado

17.05.2025

Como Citar

Rodrigues Setúval, F. A., & Jesus de Santana, J. V. (2025). Cardápios ambientais na formação docente inicial em biologia: reflexões sobre ambientalização curricular e educação ambiental crítica. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 12, 1–19. https://doi.org/10.47401/revisea.v12.22537

Edição

Seção

Fluxo contínuo