Educação ambiental e educação em saúde: sentidos e conexões do cuidado de si, com o outro e com a terra, na formação superior em psicologia
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v12.22593Palavras-chave:
Cuidado; Educação Ambiental; Formação em Psicologia.Resumo
O artigo investiga a inserção da Educação Ambiental na formação superior em Psicologia, analisando sua relação com o cuidado de si, com o outro e com a Terra. A pesquisa se desenvolve no curso de Psicologia da <INCLUIR APÓS AVALIAÇÃO>, problematizando como as práticas pedagógicas desse curso podem integrar a dimensão ambiental às questões de saúde humana e planetária. Fundamentado em teorias como o cuidado de si, de Foucault, e a alienação marxiana, o estudo aponta que a sociedade capitalista contemporânea distancia os indivíduos de sua própria essência, comprometendo suas relações com os outros e com o meio ambiente. A metodologia baseia-se na análise de textos produzidos por estudantes ao longo do Programa Curricular de Educação Ambiental, buscando compreender os sentidos atribuídos ao cuidado. Os resultados indicam que os alunos desenvolveram maior consciência sobre a interdependência entre ambiente e saúde, percebendo a importância da atuação profissional crítica e interdisciplinar. Conclui-se que a inclusão da Educação Ambiental na formação em Psicologia amplia a compreensão do cuidado como prática ética e política, promovendo reflexões sobre sustentabilidade, justiça social e saúde coletiva.
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