A dimensão socioambiental na perspectiva de educadores ambientais do município de Lagarto-SE

Autores

  • Islaine da Trindade Jesus

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v2i1.4445

Palavras-chave:

.

Resumo

O presente artigo tem como finalidade apresentar um
diagnóstico das concepções de Educação Ambiental (EA) de professores
do município de Lagarto-SE, a partir da formação e das
ações do projeto Sala Verde-UFS. Os dados foram coletados por
meio de questionários que foram respondidos pelos professores-
cursistas e analisados por meio da Análise Textual Discursiva
(ATD). Diante dos dados apresentados, surgiram quatro concepções
de EA, sendo elas: preservacionista/romântica, sensibilizadora,
pragmática, e crítica. De posse desses dados, realizamos
reflexões evidenciando que a EA Crítica ainda se encontra em
estágio embrionário, bem como fragilizada nos discursos desses
educadores ambientais, que participaram do processo formativo
desenvolvido pelo Projeto Sala Verde-UFS, que em sua gênesis
aborda a EA sobre a dimensão crítica.
Palavras-chave: Educação Ambiental Crítica. Formação Continuada
de Professores. Projeto de intervenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Islaine da Trindade Jesus

Graduanda em Ciências Biológicas
Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe – UFS

Downloads

Publicado

08.11.2015

Como Citar

Jesus, I. da T. (2015). A dimensão socioambiental na perspectiva de educadores ambientais do município de Lagarto-SE. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 2(1), 78–93. https://doi.org/10.47401/revisea.v2i1.4445