A dimensão socioambiental na perspectiva de educadores ambientais do município de Lagarto-SE
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v2i1.4445Keywords:
.Abstract
O presente artigo tem como finalidade apresentar um
diagnóstico das concepções de Educação Ambiental (EA) de professores
do município de Lagarto-SE, a partir da formação e das
ações do projeto Sala Verde-UFS. Os dados foram coletados por
meio de questionários que foram respondidos pelos professores-
cursistas e analisados por meio da Análise Textual Discursiva
(ATD). Diante dos dados apresentados, surgiram quatro concepções
de EA, sendo elas: preservacionista/romântica, sensibilizadora,
pragmática, e crítica. De posse desses dados, realizamos
reflexões evidenciando que a EA Crítica ainda se encontra em
estágio embrionário, bem como fragilizada nos discursos desses
educadores ambientais, que participaram do processo formativo
desenvolvido pelo Projeto Sala Verde-UFS, que em sua gênesis
aborda a EA sobre a dimensão crítica.
Palavras-chave: Educação Ambiental Crítica. Formação Continuada
de Professores. Projeto de intervenção.
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