USO DO ESTUDO DO MEIO NO PROCESSO DE ARBORIZAÇÃO E PAISAGISMO DO DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Autores/as

  • Victor Matheus Sena Leite UFS
  • João Paulo Bispo Santos UFS
  • Sinara Maria Moreira UFS

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v7i1.11675

Resumen

A vegetação é extremamente importante devido a seus incontáveis benefícios ao meio e exerce um papel fundamental para reestabelecer a relação do ser humano e o meio ambiente, em que a qualidade de vida é o principal objetivo. O estudo do meio são atividades de percepção das diferentes dimensões que compõem o meio ambiente que são fundamentais para a construção de um saber ambiental. Para a realização do Estudo do Meio, os participantes da oficina foram divididos em dois grupos e orientados a analisarem o ambiente do DBI, levando em consideração os aspectos que o compõem, tanto biológicos, como sociais, além dos aspectos positivos e negativos. Ao fim do Estudo do Meio, os ouvintes da oficina foram realizar o plantio das mudas nos Blocos A e B do Departamento de Biologia e entre o Departamento de Biologia e o Departamento de Engenharia Civil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Victor Matheus Sena Leite, UFS

Graduando em Ciências Biológicas – Licenciatura (9a Período) pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Bolsista Voluntário do Programa Institucional de Bolsas à Iniciação Científica (PIBICVOL) no Laboratório de Biologia Celular e Estrutural (LBCE) da Universidade Federal de Sergipe e Bolsista Remunerado do Programa Institucional de Residência Pedagógica. Atualmente é responsável pela pesquisa: Estudo das Fibras Elásticas da Matriz Extracelular em Figados de Murinos Tratados com Paraquat, vinculado ao Projeto de Pesquisa: Efeitos Histopatológicos e Morfometria Dos Componentes Fibrosos Da Matriz Extracelular Em Fígado De Murino Tratados Com Paraquat.

João Paulo Bispo Santos, UFS

Graduando em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Sergipe (UFS) desde 2015. Atualmente é estagiário no Laboratório de Ecologia e Conservação da Biodiversidade (LECoB) da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Sinara Maria Moreira, UFS

Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais (2005), Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008) e Doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013). Atualmente é Professora substituta e Professora Colaboradora Voluntária da Universidade Federal de Sergipe. Com experiência na área de Zoologia, com ênfase em Ecologia, Microbiologia e Comportamento de Insetos.

Citas

CAVALHEIRO, Felisberto; DEL PICCHIA, Paulo Celso Dornelles. Áreas verdes: conceitos, objetivos e diretrizes para o planejamento. Encontro Nacional sobre Arborização Urbana, v. 4, p. 29-38, 1992.

PIVETTA, Kathia Fernandes Lopes; SILVA FILHO, DF da. Arborização urbana. Boletim Acadêmico–Série Arborização Urbana. Jaboticabal: UNESP/FCAV/FUNEP, 2002.

SULAIMAN, Samia Nascimento; TRISTÃO, Virgínia Talaveira Valentini. Estudo do meio: uma contribuição metodológica à Educação Ambiental. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 21, 2008.

VERVLOT-FILHO, R. H. V.; PLASTER, O. B.; SILVA, A. G. Aspectos florísticos da arborização do campus de goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo. In: 15o Congresso Brasileiro e 1o Congresso Ibero-americano de Arborização Urbana-CBAU, Recife-PE. 2011.

Publicado

2019-07-18

Cómo citar

Leite, V. M. S., Santos, J. P. B., & Moreira, S. M. (2019). USO DO ESTUDO DO MEIO NO PROCESSO DE ARBORIZAÇÃO E PAISAGISMO DO DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 6(1), 54 a 60. https://doi.org/10.47401/revisea.v7i1.11675