Entre práticas, memórias e grafias ambientais

os anjos do rio e o espaço do corpo hídrico.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v8iEspecial.15586

Palabras clave:

Espaço Hídrico, Anjos do Rio, Ciências Ambientais, Ensino, Comunidade

Resumen

Al disciplinar el conocimiento científico, fragmentando el conocimiento como medio de especialización de las formas de explorar la naturaleza, la ciencia naturalizó la apropiación, llevando al ser humano a pensar en sí mismo como un ser superior y externo a la naturaleza. La enseñanza de las ciencias ambientales puede contribuir a la reflexión sobre estas relaciones socioambientales, valorando la identidad de los sujetos y rescatando a otros en su trato con la naturaleza. Este artículo presenta la práctica docente de las ciencias ambientales, como una forma de deconstruir la objetivación de la naturaleza, a través de la sensibilización del ser humano a través de talleres pedagógicos, como el espacio del cuerpo de agua y prácticas sostenibles como los Ángeles de Río, que emanan miradas de respeto y alteridad sobre los ríos Piauí y Vaza-Barris, desarrolladas en dos investigaciones pertenecientes al Programa de Posgrado en la Red Nacional para la Enseñanza de las Ciencias Ambientales (PROFCIAMB) de la Universidad Federal de Sergipe.

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Biografía del autor/a

Felipe da Fonseca Souza, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Mestre em Ensino de Ciências Ambientais pelo Programa da Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais - PROFCIAMB/UFS. Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe. Professor da Rede Privada de Ensino, lecionando nos níveis Fundamental e Médio.  Atualmente é Professor Efetivo da Rede Estadual da Bahia (SEC/BA) e Redator do Currículo de Geografia na Comissão de Implementação da Base Nacional Comum Curricular (PROBNCC/FNDE/MEC. Atuou como Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid Geografia/CAPES). Bolsista de Iniciação Científica (PICVOL/COPES/UFS). Membro do Grupo de Pesquisa e Ensino em Ciências Ambientais - GPECIAMB/UFS com pesquisas na área de Currículo e Formação de Professores,  Ensino das Ciências Ambientais, Ecologia Humana, Espaço do Homem Camponês e suas estratégias de reprodução social no Agreste Central  e Centro-Sul Sergipano.

Adriana Alves, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda em Ensino de Ciências Ambientais pelo Programa da Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais - PROFCIAMB/UFS. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Salesiano  UNISAL.  Atuou como professora da Rede Pública de Ensino – Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

Núbia Dias dos Santos, Universidade Federal de Sergipe - UFS, (PRODEMA/PROFCIAMB/UFS)

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (1990), mestrado em Geografia Agrária (1994) e Doutorado em Geografia (2012) pela mesma instituição. Atualmente é Professora Associada IV do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Sergipe. Atua no PRODEMA/UFS e PROFCIAMB/UFS. Coordenou o Campus Avançado Xingó como experiência de interiorização das ações da UFS no sertão sergipano. Atuou no programa Xingó parceria da CHESF, SUDENE, CNPq com as instituições Federais de Ensino Superior do Nordeste, na área de abrangência da Hidroelétrica Xingó. Coordenou a Área Temática Educação responsável pela elaboração da proposta de Educação de Jovens e Adultos em substituição às frentes de emergência no sertão nordestino. Coordenou os Projetos Profissionalizantes da UFS no Sertão Sergipano. Coordenou o Programa Semeando o Futuro e o I Estágio de Vivência da UFS nos Assentamentos de Reforma Agrária no Sertão Sergipano. Integrou a equipe do NEPA (Núcleo de Estudos em Pesquisa e Alfabetização). Coordenou o Projeto Universidades Cidadãs com atuação nos Estados de Sergipe e Alagoas, parceria do COEP (Comitê de Entidades de Combate à Fome e Pela Vida) com o CNPq, MEC e as IFES do Nordeste. Integra o Grupo de Pesquisa em Dinâmica Ambiental e Geomorfologia (DAGEO/CNPq/UFS). Coordenou o PIBID-Geografia Campus São Cristóvão (MEC/CAPES) e a Pesquisa: Pelo Espaço do Homem Camponês:Estratégias de Reprodução Social no Agreste Central Sergipano (COPES/UFS). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária, Geografia Rural, Planejamento espacial, atuando principalmente nos seguintes temas: agroecologia urbana, povos originais e bem viver, desenvolvimento rural, Estado, campesinato e políticas públicas, estratégias de reprodução social camponesa, espaço do homem, organização comunitária, reforma agrária, agricultura familiar, agricultura e meio ambiente, convivência com o semiárido, educação e cidadania, formação humana, educação de jovens e adultos.

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Publicado

2021-05-24

Cómo citar

Souza, F. da F., Alves, A., & Santos, N. D. dos. (2021). Entre práticas, memórias e grafias ambientais: os anjos do rio e o espaço do corpo hídrico. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 8(Especial), 1–22. https://doi.org/10.47401/revisea.v8iEspecial.15586

Número

Sección

Rio, Mar, Escola e Comunidade: pesquisas e práticas em Educação Ambiental