Percepción de la Educación Ambiental en los planes de estudio de pregrado: implicaciones para la formación docente de la Universidad Federal de Sergipe
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v8i2.16629Palabras clave:
Currículo. Educação Ambiental. Formação Docente., Curriculum. Environmental Education. Teacher Training., Currículo. Educación Ambiental. Formación Docente.Resumen
Este estudio buscó comprender cómo se aborda la Educación Ambiental en los cursos de pregrado de la Universidad Federal de Sergipe. Por tanto, el estudio cualitativo se ancló en el Análisis de Contenidos propuesto por Bardin (1977) para el análisis de los planes de estudio de grado ofertados en el Prof. Campus. Alberto Carvalho. Así, se establecieron categorías a priori y a posteriori, las cuales fueron analizadas e interpretadas a la luz de la literatura específica sobre el Currículo, la Educación Ambiental y la Formación Docente bajo la égida de la Teoría Crítica. Los resultados revelan que la educación ambiental se aborda mayoritariamente de manera implícita en los componentes curriculares, así como el predominio de la tendencia conservacionista. Además, se notó que la dimensión ambiental está ausente en algunos cursos como Lengua Portuguesa y Matemáticas. La investigación también reveló que es necesaria una reformulación, apuntando a la inserción de una dimensión transversal y ambiental en las diferentes áreas de la formación docente.
Descargas
Citas
BARDIN. L. Análise de conteúdo. Lisboa: Editora Edições 70, 1977.
BRANDÃO, C. R. Aqui é onde eu moro, aqui nós vivemos: escritos para conhecer, pensar e praticar o município educador sustentável. 2. ed. Brasília: MMA, Programa Nacional de Educação Ambiental, 2005.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 21 fev. 2020.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 23 fev. 2020.
BRASIL. Lei nº 9.795. Política Nacional de Educação Ambiental. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 27 abr. 1999. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9795.htm. Acesso em: 15 fev. 2020.
BRASIL. Resolução nº 2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Diário Oficial da União. Brasília: 2012. Disponível em: http://www.icmbio.gov.br/educacaoambiental/destaques/34-diretrizes-curriculares-nacionais-para-a-educacao-ambiental.html. Acesso em: 20 fev. 2020.
CARVALHO, I. C. M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2018. Disponível em: http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/conteudo-2010-1/2SF/Claudio/5Pesquisas_em_Ciencias_Humanas_Sociais.pdf. Acesso em: 25 out. 2021.
COELHO-MIYAZAWA, G. C. M.; CURI, E.; FRENEDOZO, R. S. A educação ambiental na formação inicial de professores: um panorama das teses e dissertações brasileiras (2010-2016). Ensino, Saúde e Ambiente, v. 10, n. 2, 2017. Disponível em: https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/21262. Acesso em: 25 out. 2021.
CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE
FEDERAL DE SERGIPE. Resolução CONEPE no 49, de 16 de dezembro de 2019. Altera o Projeto Pedagógico do curso de graduação em Ciências Biológicas Licenciatura do Campus Universitário Prof. Alberto Carvalho. 2019.
CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE
FEDERAL DE SERGIPE. Resolução CONEPE no 31, de 26 de outubro de 2020. Aprova alterações no Projeto Pedagógico do curso de graduação Física Licenciatura, noturno, do Campus Universitário Prof. Alberto Carvalho. 2020.
CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE
FEDERAL DE SERGIPE. Resolução CONEPE no 104, de 22 de novembro de 2010. Aprova alterações no Projeto Pedagógico do curso de graduação Geografia Licenciatura do Campus Universitário Prof. Alberto Carvalho e dá outras previdências. 2010.
CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE
FEDERAL DE SERGIPE. Resolução CONEPE no 44, de 19 de junho de 2019. Aprova alteração no Projeto Pedagógico do curso de graduação Matemática Licenciatura do Campus Universitário Prof. Alberto Carvalho e dá outras previdências. 2019.
CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE
FEDERAL DE SERGIPE. Resolução CONEPE no 101 , de 22 de dezembro de 2008. Aprova alteração no Projeto Pedagógico do curso de graduação em Pedagogia, Modalidade Licenciatura do Campus Universitário Prof. Alberto Carvalho e dá outras previdências. 2008.
CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE
FEDERAL DE SERGIPE. Resolução CONEPE no 62, de 26 de julho de 2010. Substitui a Resolução nº 77/2009/CONEPE que aprova o Projeto Pedagógico do curso de Graduação em Letras Português Licenciatura, do Campus Universitário Prof. Alberto Carvalho e dá outras providências. 2010.
CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE
FEDERAL DE SERGIPE. Resolução CONEPE no 27, de 26 de outubro de 2020. Aprova alterações no Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Química Licenciatura do Campus Universitário Prof. Alberto Carvalho. 2020.
DOROX, G. C.; RODRIGUES, D. G.; SAHEB, D. Uma análise sobre os pressupostos teóricos utilizados em pesquisa em formação continuada de professores em educação ambiental. Revista GepesVida, v. 4, n. 8, 2018. Disponível em: http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/290. Acesso em: 25 out. 2021.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 24. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
GUIMARÃES, M. A dimensão ambiental na educação. 12. ed. Campinas, SP: Papirus, 2015.
GUIMARÃES, M. Educação Ambiental crítica. In: LAYRARGUES, P. P. Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004. p. 25-34. Disponível em: https://smastr16.blob.core.windows.net/cea/cea/ident_eabras.pdf. Acesso em: 25 out. 2021.
LAYRARGUES, P. P.; LIMA, G. F. da C. As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. Ambiente & Sociedade, v. XVII, n. 1, p. 23-40, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/asoc/a/8FP6nynhjdZ4hYdqVFdYRtx/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 25 out. 2021.
LEFF, E. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Tradução de Lúcia Mathilde Endlich Orth. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
LOUREIRO, C. F. B. Trajetória e fundamentos da educação ambiental. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
LOUREIRO, C. F. B. Complexidade e dialética: contribuições à práxis política e emancipatória em educação ambiental. Educação & Sociedade, v. 26, p. 1473-1494, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/Q958B6p6Rz6vmXgHP7T5Ysy/abstract/?lang=pt. Acesso em: 25 out. 2021.
MODESTO, M. A. Pela estrada se vai com anseios no peito e pés no chão: Por entre quereres e fazeres da (trans)formação ambiental na educação do campo. 2019. 206 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2019. Disponível em: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11845#:~:text=Cita%C3%A7%C3%A3o%3A,ambiental%20na%20educa%C3%A7%C3%A3o%20do%20campo. Acesso em: 25 out. 2021.
MODESTO, M. A. Que revelam os discursos emergentes do currículo?: possibilidades para formação ambiental do pedagogo mediante o ensino de história. 2016. 188 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2016. Disponível em: https://ri.ufs.br/handle/riufs/4760. Acesso em: 25 out. 2021.
SACRISTÁN, J. G. O Currículo: Uma Reflexão sobre a Prática. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SACRISTÁN, J. G.; GÓMEZ, AIP. O que significa o currículo? Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 16-35.
SILVA, T. T. da. Documentos de Identidade: Uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora, 2015.
TOZZONI-REIS, M. F. C. Educação Ambiental: referências teóricas no ensino superior. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 5, p. 33-50, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832001000200003. Acesso em: 25 out. 2021.
TOZZONI-REIS, M. F. C. Formação dos educadores ambientais e paradigmas em transição. Ciência & Educação (Bauru), v. 8, p. 83-96, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/bbYKPG7XyxtSQXzLVnkQkQq/?lang=pt. Acesso em 25 out. 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).