Design Thinking na Educação Ambiental: a problemática do Eucalyptus Urophylla S.T. Blake em uma escola do extremo sul baiano
DOI :
https://doi.org/10.47401/revisea.v7i2.13572Mots-clés :
Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem. Investigação. Metodologias Ativas. Protagonismo dos estudantes.Résumé
O Design Thinking (DT) é uma metodologia ativa que promove o protagonismo de estudantes mediante a resolução de um desafio/problema. Objetiva-se identificar os benefícios da aplicação da metodologia Design Thinking, no estímulo e valorização do protagonismo de estudantes quanto ao debate sobre a monocultura do eucalipto (Eucalyptus urophylla S.T. Blake) em uma escola de Teixeira de Freitas, Bahia. Observou-se sistematicamente habilidades previamente definidas durante o desenvolvimento das cinco etapas do DT: Descoberta, Interpretação, Ideação, Experimentação e Evolução. Numa escala entre insatisfatória, aceitável e exemplar, seguindo a metodologia do Buck Institute For Education, O desempenho dos estudantes foi classificado como exemplar em quase todas as etapas; com exceção da habilidade proposição de ideias, classificada como aceitável. O trabalho revela a importância da utilização de metodologias ativas nas escolas para estimular o protagonismo dos jovens; valorizar saberes comum e científico; ampliar o debate de problemas socioambientais e transformar as ações dos sujeitos, pressupostos essenciais da Educação Ambiental Crítica.
Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem. Investigação. Metodologias Ativas. Protagonismo dos estudantes.
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