As percepções de docentes acerca da Educação Ambiental

uma análise a partir da Complexidade

Auteurs

  • Juliana Mara Antonio Université d'État du Midwest
  • Adriana Massaê Kataoka Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Patricia Neumann Université d'État du Midwest

DOI :

https://doi.org/10.47401/revisea.v7i2.14636

Mots-clés :

Complexité, Éducation environnementale, Formation continue

Résumé

Considerando-se o contexto de elevada degradação socioambiental, a Educação Ambiental (EA), sob a perspectiva da Complexidade, de Edgar Morin, fornece subsídios teórico-práticos de compreensão e enfrentamento dos problemas atuais, com notável complexidade. Diante disso, este artigo tem como objetivo apresentar um comparativo entre a percepção anterior e posterior ao Curso de Formação Continuada em Educação Ambiental, sob a perspectiva da Complexidade, dos professores participantes, em relação à EA. Buscou-se, também, avaliar o curso como um todo, bem como os limites e as potencialidades da metodologia utilizada. Para isso, foram utilizados dois questionários, com questões abertas, sendo que um foi aplicado antes do curso e o outro após. Para a análise do questionário, optou-se pela teoria da Análise do Discurso, de corrente francesa, segundo Orlandi (2015). Percebeu-se que as concepções conservadora e pragmática, de início, predominaram, mas que, no decorrer do processo, houve a ampliação dessas visões, especialmente acerca dos Sete Saberes conectados à EA.

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Bibliographies de l'auteur

Juliana Mara Antonio, Université d'État du Midwest

Diplôme en sciences biologiques et pédagogie. Master en enseignement des sciences et des mathématiques à l'Université d'État du Midwest. Groupe d'étude appartenant au Centre d'éducation environnementale (NEA) - UNICENTRO. Guarapuava, PR, Brésil. Courriel: julianamara85@hotmail.com

Adriana Massaê Kataoka, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos. Grupo de Estudos pertencente ao Núcleo de Educação Ambiental (NEA) - UNICENTRO. Professora associada do Departamento de Ciências Biológicas e Programa de Pós Graduação em Ciências Naturais e Matemática da UNICENTRO. Guarapuava, PR, Brasil. Email: dri.kataoka@hotmail.com

Patricia Neumann, Université d'État du Midwest

Baccalauréat en psychologie. Diplôme en philosophie. Master en éducation. Chercheur en éducation spécialisée et éducation environnementale. Guarapuava, PR, Brésil. Courriel: souhumanista@hotmail.com

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Publiée

2020-12-12

Comment citer

Antonio, J. M., Massaê Kataoka, A. ., & Neumann, P. (2020). As percepções de docentes acerca da Educação Ambiental: uma análise a partir da Complexidade . Revista Sergipana De Educação Ambiental, 7(2), 1–21. https://doi.org/10.47401/revisea.v7i2.14636