Educação Ambiental na perspectiva biocêntrica - valores frente à vida e efetivação da proteção ambiental:
uma análise a partir da gestão de unidades de conservação
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v8i2.12844Palavras-chave:
Educação Ambiental. Educação Biocêntrica. Unidades de Conservação. Conselhos Gestores, Gestão Participativa Ambiental.Resumo
O presente texto analisa a possibilidade de uma Educação Ambiental, em uma perspectiva Biocêntrica, contribuir às mudanças de valores frente a vida que venham à concretizar a proteção ambiental, tendo como base para a referida discussão a análise dos resultados de pesquisas que versam acerca da gestão de Unidades de Conservação. Partindo do pressuposto de que o modelo paradigmático antropocêntrico engendra valores que se constituem obstáculos à proteção ambiental, o presente artigo analisou resultados de quatro pesquisas sobre a gestão de Unidades de Conservação, evidenciando os obstáculos à concretização da efetiva implementação destas áreas, evidenciando a necessidade de mudanças de valores em nossa cultura; a pesquisa analisa a proposta da Educação Biocêntrica - amparada e subsidiadora do Principio Biocêntrico - modelo que pode vir a constituir-se alternativa ao antropocentrismo, apresentando esta proposta como fundamental à Educação Ambiental, sendo esta última, condicionante às mudanças valorativas necessárias à proteção ambiental.
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