A importância das matas ciliares para a proteção das nascentes de água
uma proposta educacional para o terceiro ano do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v8i1.15624Palavras-chave:
Vegetação ripária. Educação ambiental. Sequência didática. Ludicidade e sensibilização ambiental.Resumo
Pensando na importância das nascentes de água, elaboramos e aplicamos uma sequência didática voltada para a Educação Básico-primária, que conseguisse abordar e discutir a importância das matas ciliares para a proteção das nascentes de água, mais precisamente naquelas existentes no município de Quarto Centenário, Paraná. O desígnio deste artigo é relatar, descritivamente, tal experiência de modo a apontar seus desafios e resultados mais proeminentes. Metodologicamente, aplicou-se a sequência com três momentos pedagógicos: (i) o diagnóstico da realidade observada; (ii) problematização das nascentes, pensando nos processos que causam sua degradação; (iii) o levantamento de mecanismos de superação da realidade, para forjar mudanças atitudinais aos educandos. Observamos que a sequência didática aplicada, mesmo inflexionada pela dinâmica escolar imposta pela pandemia dada pelo coronavírus, promoveu ludicidade, empregou uma linguagem adequada à faixa etária dos alunos/participantes e, de modo intrínseco à efetivação de uma Educação Ambiental, agenciou aspectos interdisciplinares.
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