O PRONERA COMO POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL DO CAMPO: CONTEXTOS E CONTRADIÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v12i31.11466Palavras-chave:
Educação do Campo, Política Pública, Pronera.Resumo
O objetivo deste artigo é mostrar como o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) foi implementado na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) como uma política pública de educação do campo, por intermédio dos atores governamentais e não governamentais. Utilizou-se como metodologia, a relação existente entre os atores/sujeitos investigados na pesquisa, ressaltando as reivindicações da sociedade civil em prol de uma educação pública que fizesse frente às contradições impostas pela sociedade capitalista. Foi utilizado o método de estudo de caso, juntamente com as contribuições de algumas categorias do Materialismo Histórico Dialético (MHD). Os resultados alcançados com este trabalho demonstraram que o Pronera/UESB, enquanto política pública, cumpriu plenamente sua função social relacionada aos preceitos pedagógicos e acadêmicos, porém, não cumpriu sua função social em relação ao despertar e ao processo formativo dos atores/sujeitos beneficiários relacionados à ruptura dos fenômenos de ordem social, política, cultural e econômica.
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