O PRONERA COMO POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL DO CAMPO: CONTEXTOS E CONTRADIÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v12i31.11466

Palavras-chave:

Educação do Campo, Política Pública, Pronera.

Resumo

O objetivo deste artigo é mostrar como o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) foi implementado na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) como uma política pública de educação do campo, por intermédio dos atores governamentais e não governamentais. Utilizou-se como metodologia, a relação existente entre os atores/sujeitos investigados na pesquisa, ressaltando as reivindicações da sociedade civil em prol de uma educação pública que fizesse frente às contradições impostas pela sociedade capitalista. Foi utilizado o método de estudo de caso, juntamente com as contribuições de algumas categorias do Materialismo Histórico Dialético (MHD). Os resultados alcançados com este trabalho demonstraram que o Pronera/UESB, enquanto política pública, cumpriu plenamente sua função social relacionada aos preceitos pedagógicos e acadêmicos, porém, não cumpriu sua função social em relação ao despertar e ao processo formativo dos atores/sujeitos beneficiários relacionados à ruptura dos fenômenos de ordem social, política, cultural e econômica.  

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Biografia do Autor

Arlete Ramos dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Pós-doutorado em educação e movimentos sociais (UNESP), doutora e mestre em educação pela FAE/UFMG; Profa. Adjunta da UESB; Porfa. do PPGE/UESC e do PPGED/UESB.

Mauro dos Santos Carvalho, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Especialista em Qualidade Total na Agricultura Empresarial pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Servidor Efetivo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Política Educacional em Educação do Campo (GEPEMDEC) na UESB e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Educação no Campo na Universidade Estadual 

 

 

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Publicado

2019-11-09

Como Citar

dos Santos, A. R., & Carvalho, M. dos S. (2019). O PRONERA COMO POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL DO CAMPO: CONTEXTOS E CONTRADIÇÕES. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 12(31), 275–296. https://doi.org/10.20952/revtee.v12i31.11466

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua