A formação contínua na escola e o papel do gestor na construção de espaços de colaboração crítica

Autores

  • Sandra Santella de Sousa Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, São Paulo, Brasil.
  • Cristina Rosa David Pereira da Silva Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil.
  • Fernanda Coelho Liberali Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.14204

Palavras-chave:

Colaboração crítica, Formação contínua, Gestão escolar

Resumo

Este artigo aborda a importância da formação contínua de professores e coordenadores pedagógicos, tomando como referencial a proposta crítico- colaborativa, por meio das experiências vivenciadas por pesquisadoras nas redes privada e municipal de São Paulo e do relato de pesquisa do Mestrado Profissional em Educação. Tomamos como objetivo compreender a importância do papel do gestor-formador na formação contínua de professores e coordenadores pedagógicos. Os estudos estão baseados nos conceitos centrais da Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural e da formação contínua sob a perspectiva crítico-colaborativa.  As ações das pesquisadoras foram realizadas por meio da metodologia da Pesquisa Crítica de Colaboração, pensando a transformação intencional de contextos e dos participantes. A coleta e a produção de dados ocorreram por meio da observação participante das pesquisadoras durante o processo formativo. Os resultados apontam para a importância da promoção do processo crítico-colaborativo em espaço privilegiado na formação contínua para articular ações de transformação da prática.

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Biografia do Autor

Sandra Santella de Sousa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, São Paulo, Brasil.

Doutoranda em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Educação pela PUC-SP, formada em Letras e Pedagogia, especialista em Literatura e crítica literária. Atuante nas áreas de educação desde 2002, ingressante na Rede Municipal de Educação de São Paulo (RME-SP) a partir de 2008, onde recentemente tem se dedicado na área de Educomunicação e Gestão Escolar. Foi Coordenadora de Projetos no CEU Parque Anhanguera e formadora de professores da Diretoria Regional de Pirituba, colaborou na construção do currículo: Diálogos Interdisciplinares a Caminho a Autoria da RME SP. É associada à ABPEducom. Integra o grupo de pesquisa Linguagem em Atividades no Contexto Escolar (LACE) da PUC-SP. É pesquisadora no projeto Digitmed desenvolvido pelo GP LACE na PUC-SP. Atualmente é Assistente de Direção na EMEF Estação Jaraguá.

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2181-7864

Cristina Rosa David Pereira da Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil.

Principais Qualificações Experiência de 33 anos na área educacional, atuando em escolas. Entre as realizações em Educação destacam-se: Competência para a prática docente e para a investigação e intervenção na realidade educacional; Instrumentalização de professores em sua prática pedagógica; Organização e gestão de currículos, auxílio no planejamento e suas atividades extracurriculares; Acompanhamento contínuo da qualidade dos serviços prestados pela instituição, orientando e realizando treinamentos periódicos; Promoção de encontros pedagógicos, atividades de aperfeiçoamento e atualização docente; Experiência na aprovação de projetos pedagógicos; Interpretação da organização didática da escola para a comunidade; Apresentação de propostas interdisciplinares, cursos, palestras para pais e professores; Organização de roteiros de viagens para estudo do meio e acompanhamento; Participação da simulação do Mini-Onu ? PUC/MG; Assessoria pedagógica a escolas; Pesquisadora do Grupo de Pesquisa CNPq\PUC-SP - Linguagem em Atividade no Contexto Escolar - LACE Pesquisadora do Grupo de Pesquisa CNPq\PUC-SP - Políticas Públicas da Infância Entre as realizações na área de Marketing destacam-se: Atendimento; Pesquisa de mercado/concorrência e análise de situações educativas e de ensino; Definição do público alvo para escolas; Reconhecimento do produto/serviço; Fidelização e prospecção de alunos; Captação de recursos; Participação em Planejamento Estratégico.

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7165-646X

Fernanda Coelho Liberali, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil

Fernanda Coelho Liberali é formadora de formadores, pesquisadora e professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, no Departamento de Ciências da Linguagem e Filosofia, no PEPG em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem e no PEPG em Educação: Formação de Formadores. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, pós-doutorado pela Universidade de Helsinki, pela Freie Universität Berlin e pela Rutger University. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq; líder do GP/CNPq/PUC-SP Linguagem em Atividade no Contexto Escolar e do Grupo de Estudos em Educação Bi/multilíngue (GEEB); parecerista do CNPq, da CAPES e da FAPESP; representante brasileira do comitê internacional do Simpósio Internacional de Bilinguismo e Educação Bilíngue na América Latina (BILINGLATAM); membro do Eastside Institute Associates e do Global Network da University of Leeds, coordenadora geral do projetos nacionais de extensão e pesquisa Programa Digitmed e Projeto Brincadas e co-fundadora da Global Play Brigade.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7194-6755

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Publicado

2021-08-19

Como Citar

Sousa, S. S. de, Silva, C. R. D. P. da ., & Liberali, F. C. (2021). A formação contínua na escola e o papel do gestor na construção de espaços de colaboração crítica. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 14(33), e14204. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.14204

Edição

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