A formação contínua na escola e o papel do gestor na construção de espaços de colaboração crítica
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.14204Palavras-chave:
Colaboração crítica, Formação contínua, Gestão escolarResumo
Este artigo aborda a importância da formação contínua de professores e coordenadores pedagógicos, tomando como referencial a proposta crítico- colaborativa, por meio das experiências vivenciadas por pesquisadoras nas redes privada e municipal de São Paulo e do relato de pesquisa do Mestrado Profissional em Educação. Tomamos como objetivo compreender a importância do papel do gestor-formador na formação contínua de professores e coordenadores pedagógicos. Os estudos estão baseados nos conceitos centrais da Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural e da formação contínua sob a perspectiva crítico-colaborativa. As ações das pesquisadoras foram realizadas por meio da metodologia da Pesquisa Crítica de Colaboração, pensando a transformação intencional de contextos e dos participantes. A coleta e a produção de dados ocorreram por meio da observação participante das pesquisadoras durante o processo formativo. Os resultados apontam para a importância da promoção do processo crítico-colaborativo em espaço privilegiado na formação contínua para articular ações de transformação da prática.
Downloads
Referências
Almeida, L. R., & Placco, V. M. N. (2012). O Coordenador pedagógico e Questões de Contemporaneidade. São Paulo: Edições Loyola.
Almeida, L. R., & Placco, V. M. N. S. (2009). O papel do Coordenador Pedagógico. Revista Educação. Ed. Segmento, 12(142), 38-39.
David Silva, C. R. P. (2019). A dimensão formativa do diretor escolar: análise de um processo crítico-colaborativo em Cadeia Criativa. Dissertação. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo.
Fullan, M. (2001). Por que é que vale a pena lutar? O trabalho de equipe na escola. Porto Editora.
Fullan, M., & Hargreaves, A. (2000). A escola como organização aprendente: buscando uma educação de qualidade. Porto Alegre: Artmed.
Imbernón, F. (2011). Formação Docente e Profissional. São Paulo: Cortez.
La Luna (2019). Direção: Enrico Casarosa. Disney Pixar. Estados Unidos: Disney Pixar. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Pe7Uip-tX9Q
Liberali, F. (2009) Formação de professores e pesquisadores: Argumentando e compartilhando significados. In: Telles, J. A. (Org.). Formação inicial e continuada de professores de língua Dimensões e ações na pesquisa e na prática. Campinas: Pontes Editores, 43-66.
Liberali, F. (2015). Formação crítica de educadores: Questões fundamentais. Campinas, SP: Pontes Editores.
Liberali, F. (2017). Entrelaces Vygotskyanos. Caderno de Resumos. ISCAR Brasil: Londrina.
Liberali, F. C. (2013). Argumentação em contexto escolar. Campinas: Pontes Editores.
Liberali, F. C., & Magalhães, M. C. C. (2004). O Interacionismo Sociodiscursivo em pesquisas com formação de educadores. Calidoscópio, 2(2), 105-112.
Magalhães, M. C. C. (2004). As Linguagens das reflexões. In. Magalhães, M. C. C. (org.). A linguagem na formação de professores como profissionais reflexivos críticos. São Paulo: Mercado das Letras, 87-117.
Magalhães, M. C. C. (2012). Vygotsky e a pesquisa de intervenção no contexto escolar: pesquisa crítica de colaboração: PCCol. Alfa, 61(3), 625-652.
Magalhães, M. C. C., & Ninin, M. O. G. (2017). A Linguagem da Colaboração Crítica no desenvolvimento da agência de professores de Ensino Médio em serviço. Alfa, 61(3), 625-652.
Nóvoa, A. (1995). Profissão Professor. Porto, Portugal: Porto Editora.
Placco, V. M. N. S., & Souza, V. L. T. (2010). Diferentes Aprendizagens do Coordenador Pedagógico. In: Almeida, L. R., & Placco, V. M. N. S. (Org.) O Coordenador Pedagógico e o atendimento à diversidade. São Paulo: Edições Loyola, 47-61.
Santella Sousa, S. (2019). A educomunicação e a formação de professores: o papel do programa Imprensa Jovem na construção da formação crítico colaborativa. Dissertação. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo.
Smyth, J. (1992) Teachers work and the politics of reflection. América educational Reserach journal, 29(2), 267-300.
Vygotsky, L. S. (1999). Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes.
Vygotsky, L. S. (2000). A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes.
Vygotsky, L. S. (2007). A formação social da mente. 7ª ed. São Paulo: Martins Fontes.
Weller, W. (2006). Grupos de discussão na pesquisa com adolescentes e jovens: aportes teórico-metodológicos e análise de uma experiência com o método. Educação e Pesquisa, 32(2), 241-260.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.