Quais instrumentos de avaliação os professores do ensino fundamental escolhem usar e por que esses?

Autores

  • Heike Schmitz Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, Sergipe, Brasil.
  • Themyres Gabriele Santos Almeida Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, Sergipe, Brasil.
  • Beatriz Noia Souza Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, Sergipe, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.14289

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem, Ensino Fundamental, Prática docente

Resumo

Para compreender a escolha dos instrumentos de avaliação da aprendizagem pelos professores no Ensino Fundamental I, realizou-se uma pesquisa de campo em duas escolas da rede municipal de Aracaju/SE. Após uma análise do projeto político pedagógico de cada escola, verificou-se a percepção e a opinião dos professores por meio de questionários e entrevistas abertas com grupos focais, assim como entrevistas semiestruturadas com a gestão e a coordenação pedagógica. Constatamos que os instrumentos de avaliação da produção escrita do aluno predominam na prática pedagógica. Acordos internos na escola, o número de alunos por turma, a escassez de tempo do professor e seu conhecimento limitado sobre instrumentos da avaliação, foram argumentos alegados pelos participantes.

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Biografia do Autor

Heike Schmitz, Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, Sergipe, Brasil.

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão/SE. Líder do Grupo de Pesquisa em Avaliação, Política, Gestão e Organização da Educação – APOGEU.

ORCID iD: http://orcid.org/0000-0002-5291-1354 

Themyres Gabriele Santos Almeida, Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, Sergipe, Brasil.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão/SE e bolsista CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa em Avaliação, Política, Gestão e Organização da Educação – APOGEU.

ORCID: http://orcid.org/0000-0001-5278- 3965

Beatriz Noia Souza, Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, Sergipe, Brasil.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão/SE. Membro do Grupo de Pesquisa em Avaliação, Política, Gestão e Organização da Educação – APOGEU.

ORCID: http://orcid.org/0000-0002-4843-2625

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Publicado

2021-08-17

Como Citar

Schmitz, H., Almeida, T. G. S., & Souza, B. N. S. (2021). Quais instrumentos de avaliação os professores do ensino fundamental escolhem usar e por que esses?. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 14(33), e14289. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.14289

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