The standardized teacher: analysis of teacher management in the periodic “Aprendizagem em Focus” of the Instituto Unibanco

Authors

  • Evandro Consaltér Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Caroline Simon Bellenzier Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Altair Alberto Fávero Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.17433

Keywords:

Teaching practice. Commodification. Instrumentalization.

Abstract

In the present study, we aim to point out how the notion of a standardized teacher implies a retreat from theory in the teaching practice and, consequently, provokes the instrumentalization of the pedagogical exercise. It is characterized as a qualitative study, bibliographic in terms of procedures and anchored in the analytical-deductive method. Its theoretical framework is mainly supported by Ball, Maguire and Braun (2016), Fávero and Tonieto (2016), and Masschelein and Simons (2018). It is structured in two parts. In the first one, we explore the concept of an instrumentalized teacher, tamed by a school management guided by business managerialism and by the retreat of theory in the teaching practice. In the second part, we analyze the concept present in the journal “Aprendizagem em Foco”, a publication of Instituto Unibanco published fortnightly since 2015. The analyzed journal numbers show that the quality of education, understood as the achievement of goals and indicators, is almost exclusively linked to good management practices and the instrumentalization of teaching practice, leaving continuing education and the appreciation of teachers in the background.

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Author Biographies

Evandro Consaltér, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutorando em Educação (Bolsista Capes) pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre em Educação na linha de pesquisa Políticas Educacionais (UPF). Especialista em Estratégias de Aprendizagem (FABE) e Graduado em Letras (UPF). Membro do Grupo de Pesquisa Docência Universitária, Políticas Educacionais e Expansão da Educação Superior, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo - RS/Brasil.

Caroline Simon Bellenzier, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Mestranda em Educação pela Universidade de Passo Fundo (Bolsista Capes). Especialista em Supervisão Educacional (2018) e graduada em Letras - Português e Inglês e Respectivas Literaturas pela Universidade de Passo Fundo (2016). Em 2017 dedicou-se ao trabalho com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social através dos Programas Mais Educação e Novo Mais Educação. Participou como bolsista do Programa de Apoio Institucional a Discentes de Extensão (PAIDEX) do GPEPGE - Grupo de Pesquisa e Extensão sobre Políticas e Gestão da Educação, nos anos de 2017 a 2018. Atualmente trabalha como professora de Anos Iniciais e Anos Finais, ministrando Língua Portuguesa e Produção Textual no Colégio Sinodal Rui Barbosa. Participa do GEPES/UPF - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo - RS e vinculado ao Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior  - GIEPES, com sede na Universidade de Campinas - Unicamp/São Paulo/Brasil, no qual participa dos projetos de pesquisa "Políticas para Docência Universitária" e "Políticas curriculares para o Ensino Médio". Tem experiência na área de Linguagens com foco em Língua Portuguesa e Produção Textual.

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Pós-doutor (Bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx), Doutor em Educação (UFRGS), Mestre em Filosofia do Conhecimento (Pucrs), Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais (UPF) e Graduado em Filosofia (UPF/RS/Brasil). Professor Titular III da Universidade de Passo Fundo (UPF) onde atua no Curso de Filosofia, no Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade de Passo Fundo/RS/Brasil. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior – GEPES, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo - RS/Brasil e ligado ao Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior  - GIEPES, com sede na Universidade de Campinas - Unicamp/São Paulo – Brasil.

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Published

2023-05-09

How to Cite

Consaltér, E., Bellenzier, C. S., & Fávero, A. A. (2023). The standardized teacher: analysis of teacher management in the periodic “Aprendizagem em Focus” of the Instituto Unibanco. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 16(35), e17433. https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.17433