O professor padronizado: análise do gerencialismo docente no periódico “Aprendizagem em Foco” do Instituto Unibanco

Autores

  • Evandro Consaltér Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Caroline Simon Bellenzier Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Altair Alberto Fávero Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.17433

Palavras-chave:

Exercício docente, Mercantilização, Instrumentalização

Resumo

No presente estudo, objetivamos apontar como a noção de professor padronizado implica no recuo da teoria no exercício docente e, consequentemente, provoca a instrumentalização do exercício pedagógico. Caracteriza-se como um estudo bibliográfico quanto aos procedimentos, ancorado no método analítico-dedutivo e de natureza qualitativa. Seu referencial teórico é sustentado, principalmente, por Ball, Maguire e Braun (2016), Fávero e Tonieto (2016), e Masschelein e Simons (2018). Estrutura-se em duas partes. Na primeira, exploramos a concepção de professor instrumentalizado, domado por uma gestão escolar pautada pelo gerencialismo empresarial e pelo recuo da teoria no exercício docente. Na segunda parte, analisamos a concepção presente no boletim “Aprendizagem em Foco”, uma publicação do Instituto Unibanco com periodicidade quinzenal desde 2015. Os números do periódico analisados evidenciam que a qualidade da educação, entendida como o atingimento de metas e indicadores, está quase que exclusivamente ligada à boas práticas de gestão e à instrumentalização do exercício docente, o que deixa a formação continuada e a valorização dos professores em segundo plano.

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Biografia do Autor

Evandro Consaltér, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutorando em Educação (Bolsista Capes) pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre em Educação na linha de pesquisa Políticas Educacionais (UPF). Especialista em Estratégias de Aprendizagem (FABE) e Graduado em Letras (UPF). Membro do Grupo de Pesquisa Docência Universitária, Políticas Educacionais e Expansão da Educação Superior, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo - RS/Brasil.

Caroline Simon Bellenzier, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Mestranda em Educação pela Universidade de Passo Fundo (Bolsista Capes). Especialista em Supervisão Educacional (2018) e graduada em Letras - Português e Inglês e Respectivas Literaturas pela Universidade de Passo Fundo (2016). Em 2017 dedicou-se ao trabalho com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social através dos Programas Mais Educação e Novo Mais Educação. Participou como bolsista do Programa de Apoio Institucional a Discentes de Extensão (PAIDEX) do GPEPGE - Grupo de Pesquisa e Extensão sobre Políticas e Gestão da Educação, nos anos de 2017 a 2018. Atualmente trabalha como professora de Anos Iniciais e Anos Finais, ministrando Língua Portuguesa e Produção Textual no Colégio Sinodal Rui Barbosa. Participa do GEPES/UPF - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo - RS e vinculado ao Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior  - GIEPES, com sede na Universidade de Campinas - Unicamp/São Paulo/Brasil, no qual participa dos projetos de pesquisa "Políticas para Docência Universitária" e "Políticas curriculares para o Ensino Médio". Tem experiência na área de Linguagens com foco em Língua Portuguesa e Produção Textual.

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Pós-doutor (Bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx), Doutor em Educação (UFRGS), Mestre em Filosofia do Conhecimento (Pucrs), Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais (UPF) e Graduado em Filosofia (UPF/RS/Brasil). Professor Titular III da Universidade de Passo Fundo (UPF) onde atua no Curso de Filosofia, no Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade de Passo Fundo/RS/Brasil. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior – GEPES, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo - RS/Brasil e ligado ao Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior  - GIEPES, com sede na Universidade de Campinas - Unicamp/São Paulo – Brasil.

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Publicado

2023-05-09

Como Citar

Consaltér, E., Bellenzier, C. S., & Fávero, A. A. (2023). O professor padronizado: análise do gerencialismo docente no periódico “Aprendizagem em Foco” do Instituto Unibanco. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 16(35), e17433. https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.17433