El docente estandarizado: análisis de la gestión docente en el periódico “Aprendizagem em Focus” del Instituto Unibanco

Autores/as

  • Evandro Consaltér Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Caroline Simon Bellenzier Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Altair Alberto Fávero Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.17433

Palabras clave:

Práctica docente. Mercantilización. Instrumentalización.

Resumen

En el presente estudio, pretendemos señalar cómo la noción de profesor estandarizado implica un alejamiento de la teoría en la práctica docente y, en consecuencia, provoca la instrumentalización del ejercicio pedagógico. Se caracteriza por ser un estudio cualitativo, bibliográfico en cuanto a procedimientos y anclado en el método analítico-deductivo. Su marco teórico se sustenta principalmente en Ball, Maguire y Braun (2016), Fávero y Tonieto (2016) y Masschelein y Simons (2018). Está estructurado en dos partes. En el primero, exploramos el concepto de docente instrumentalizado, domado por una gestión escolar guiada por el gerencialismo empresarial y por el repliegue de la teoría en la práctica docente. En la segunda parte, analizamos el concepto presente en el boletín “Aprendizagem em Foco”, publicación del Instituto Unibanco, que se publica quincenalmente desde 2015. Los números de las revistas analizadas muestran que la calidad de la educación, entendida como el logro de metas e indicadores, se vincula casi exclusivamente con las buenas prácticas de gestión y la instrumentalización de la práctica docente, dejando en un segundo plano la formación continua y la valorización de los docentes.

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Biografía del autor/a

Evandro Consaltér, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutorando em Educação (Bolsista Capes) pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre em Educação na linha de pesquisa Políticas Educacionais (UPF). Especialista em Estratégias de Aprendizagem (FABE) e Graduado em Letras (UPF). Membro do Grupo de Pesquisa Docência Universitária, Políticas Educacionais e Expansão da Educação Superior, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo - RS/Brasil.

Caroline Simon Bellenzier, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Mestranda em Educação pela Universidade de Passo Fundo (Bolsista Capes). Especialista em Supervisão Educacional (2018) e graduada em Letras - Português e Inglês e Respectivas Literaturas pela Universidade de Passo Fundo (2016). Em 2017 dedicou-se ao trabalho com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social através dos Programas Mais Educação e Novo Mais Educação. Participou como bolsista do Programa de Apoio Institucional a Discentes de Extensão (PAIDEX) do GPEPGE - Grupo de Pesquisa e Extensão sobre Políticas e Gestão da Educação, nos anos de 2017 a 2018. Atualmente trabalha como professora de Anos Iniciais e Anos Finais, ministrando Língua Portuguesa e Produção Textual no Colégio Sinodal Rui Barbosa. Participa do GEPES/UPF - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo - RS e vinculado ao Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior  - GIEPES, com sede na Universidade de Campinas - Unicamp/São Paulo/Brasil, no qual participa dos projetos de pesquisa "Políticas para Docência Universitária" e "Políticas curriculares para o Ensino Médio". Tem experiência na área de Linguagens com foco em Língua Portuguesa e Produção Textual.

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Pós-doutor (Bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx), Doutor em Educação (UFRGS), Mestre em Filosofia do Conhecimento (Pucrs), Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais (UPF) e Graduado em Filosofia (UPF/RS/Brasil). Professor Titular III da Universidade de Passo Fundo (UPF) onde atua no Curso de Filosofia, no Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade de Passo Fundo/RS/Brasil. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior – GEPES, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo - RS/Brasil e ligado ao Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior  - GIEPES, com sede na Universidade de Campinas - Unicamp/São Paulo – Brasil.

Citas

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Publicado

2023-05-09

Cómo citar

Consaltér, E., Bellenzier, C. S., & Fávero, A. A. (2023). El docente estandarizado: análisis de la gestión docente en el periódico “Aprendizagem em Focus” del Instituto Unibanco. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 16(35), e17433. https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.17433