Basic Education Chamber of the CNE (1996-2002): advisers and political-educational culture

Authors

  • Heitor Lopes Negreiros Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo, Brasil
  • Eliza Bartolozzi Ferreira Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo, Brasil
  • Wagner Santos Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17572

Keywords:

CNE, Education, Political Culture

Abstract

Analisa a constituição de uma cultura político-educacional, que teve suas bases na década de 1990, com foco nos intelectuais da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (1996-2002). As inquietações para esse estudo surgiram das análises do debate sobre a reforma do ensino médio recente (2017) como uma retomada da cultura político-educacional da década de 1990. Fundamenta-se na análise bibliográfica tendo como fontes suas produções acadêmicas e o referencial teórico que os conectam e fundamentam seus pensamentos. Utiliza como instrumento das análises o software Gephi. Concluímos que as bases teóricas para constituição de uma cultura político-educacional estabelecidas entre 1996 a 2002 são reveladoras das tensões existentes em torno da definição de um projeto educacional.

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Author Biographies

Heitor Lopes Negreiros, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo, Brasil

Doutorando em Educação na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Mestre em Educação pela Ufes. Graduado em Educação Física Licenciatura e Bacharelado pela Universidade de Vila Velha (UVV). Membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria).

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9394-1907

Eliza Bartolozzi Ferreira, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo, Brasil

Possui graduação em História, mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-doutoramento na École Normale Supérieure de Lyon/França. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal do Espírito Santo e do Programa de Pós-Graduação em Educação; é orientadora do mestrado e doutorado e bolsista produtividade PQ/CNPq. Coordenadora Geral do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) no período 2016-2020. Coordenadora do Forpred Sudeste. Atualmente é Diretora de Pós-Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo (2020). A partir de 2018 é membro internacional da coordenação geral da Rede Latino-americana de Estudos Sobre Trabalho Docente (Rede Estrado).

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4100-9875

Wagner Santos, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo, Brasil

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2010). Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufes, professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Educação Física (Mestrado e Doutorado) e do curso de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da UFES. Líder do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9216-7291

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Published

2022-08-27

How to Cite

Negreiros, H. L., Ferreira, E. B., & Santos, W. (2022). Basic Education Chamber of the CNE (1996-2002): advisers and political-educational culture. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 15(34), e17572. https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17572

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