A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E CIDADANIA EM PAULO FREIRE E DERMEVAL SAVIANI: REFLEXÕES SOB A ÓTICA DE HANNAH ARENDT

Autores/as

  • Jenerton Arlan Schütz Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)
  • Paulo Evaldo Fensterseifer Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v11i26.7134

Resumen

O presente texto, de cunho bibliográfico, analisa a relação existente entre a educação e o conceito de cidadania em obras representativas de Paulo Freire e Dermeval Saviani, a fim de problematizá-la sob a ótica de Hannah Arendt. Para que este propósito seja alcançado definiu-se três objetivos específicos: I) Analisar a relação entre a educação e cidadania em Paulo Freire; II) Analisar a relação que se estabelece entre a educação e cidadania em Dermeval Saviani; III) Analisar e problematizar a relação entre educação e cidadania à luz das reflexões de Hannah Arendt. Nessa direção, pode-se concluir que o projeto de Freire e Saviani de “formar cidadãos”, não parece adequado, pois apostar que isso possa ser garantido nos limites de um processo educativo, pode ser excessivo e mesmo não desejável. Logo, sendo a cidadania uma dimensão do agir político, transportar isso para a esfera educacional é “arrancar”, de certo modo, a oportunidade do novo e imprevisível em cada aluno, como se fosse possível e desejável antecipar as possibilidades de deliberação dos futuros cidadãos. 

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Biografía del autor/a

Jenerton Arlan Schütz, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)

Doutorando em Educação nas Ciências (UNIJUI), Mestre em Educação nas Ciências (UNIJUI), Especialista em Metodologia de Ensino de História pela Uniasselvi e Licenciado em História e Sociologia pela mesma Instituição. Bolsista CAPES. Áreas e autores de investigação: Modernidade, Educação, Infância, Política, Hannah Arendt. Participa do grupo de estudo sobre: Teoria Crítica e Educação; Estudos Hermenêuticos e Teorias pedagógicas e dimensões éticas e políticas da educação do Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências (UNIJUÍ).

Paulo Evaldo Fensterseifer, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)

Doutor em Educação. Professor do Departamento de Humanidades e Educação da Universidade Regional do
Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Ijuí/ Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: fenster@unijui.edu.br

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Publicado

2018-06-28

Cómo citar

Schütz, J. A., & Fensterseifer, P. E. (2018). A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E CIDADANIA EM PAULO FREIRE E DERMEVAL SAVIANI: REFLEXÕES SOB A ÓTICA DE HANNAH ARENDT. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 11(26), 219–240. https://doi.org/10.20952/revtee.v11i26.7134

Número

Sección

Artigos de Demanda Contínua