Os desafios de pesquisar com crianças na era digital: posturas éticas e metodológicas necessárias
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19489Palavras-chave:
Estratégias metodológicas, infâncias conectadas, Pesquisa com crianças, Posturas éticas, Tecnologias digitaisResumo
Atualmente, as crianças têm ocupado gradativamente o espaço virtual para aprender, brincar e socializar com os pares por meio do acesso às tecnologias digitais conectadas em rede. Por esta razão, as pesquisas com as infâncias atuantes na era digital exigem outras posturas éticas e metodológicas que garantam a escuta de suas vozes. Por isso, este estudo tem como objetivo abordar as estratégias éticas e metodológicas adotadas em uma pesquisa com crianças imersas com os aparelhos tecnológicos nos seus momentos lúdicos de brincadeiras. Para tanto, com base nas técnicas da etnografia, adotamos o diário de campo, registros fotográficos e a observação interativa no ambiente privado/familiar de duas crianças ao longo de quatro meses. Os resultados evidenciam que as escolhas metodológicas influem nos níveis de participação dos pequenos, além disso, essa aproximação exige diversas mobilizações éticas para registrar in situ como compreendem a participação, contribuem e mobilizam conhecimentos para/sobre a investigação científica.
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