Seleções para um estilo de vida: a revista Seleções e o American way of life
DOI:
https://doi.org/10.33662/ctp.v9i2.11168Abstract
Recebido: 23/09/2018
Aprovado: 28/11/2018
Publicado: 10/12/2018
Neste artigo, o propósito é perceber as reverberações da americanização no Brasil entre os anos de 1942 a 1949, buscando apontar a diversidade de interesses econômicos, políticos e culturais na publicidade presente na revista Seleções. A fonte documental consistiu fundamentalmente em analisar a revista Seleções, edição brasileira da revista estadunidense Reader’s Digest. A publicidade, os negócios, a guerra e as questões de Estado se imbricaram em um complexo emaranhado discursivo, interligado pela insistente retórica da solidariedade continental, manifestada no Brasil não só no campo da política, mas também em nossas expressões culturais: gênero, família, classe, entre outras, e, ainda, nas artísticas e publicitárias.
Palavras-Chave: Revista Seleções, consumo, publicidade, American way of life.