We Are Bulletproof: A Utilização das Redes Sociais como Espaços de Mobilização Coletiva por Fãs de BTS
DOI:
https://doi.org/10.21669/tomo.v43.21307Palavras-chave:
Estudos de Fãs, Redes Sociais, K-Pop, Mobilização Coletiva, FandomResumo
O rápido desenvolvimento e popularização das redes sociais trouxe consigo uma série de oportunidades e desafios para diversas áreas. Para os estudos de fãs, os espaços digitais passaram a configurar áreas de interesse acadêmico e social, pois proporcionam aos fãs a habilidade de realizar trocas uns com os outros, publicar conteúdos próprios e promover o seu objeto de interesse para novos públicos sem constrições geográficas. Destacamos o K-pop como um fenômeno cultural que promove o uso de redes sociais para criação e promoção de conteúdo através da mobilização coletiva de seus fãs. Este artigo busca, por meio de revisão de literatura, enriquecer o diálogo em torno das mobilizações coletivas realizadas por fandoms de K-pop. Destacaremos, em particular, como os fãs do grupo BTS se auto-organizam e mobilizam ações através do uso de redes sociais. Para tal, embasaremos nossas observações nos estudos de Booth (2010), Jenkins e Deuze (2008), entre outros.
Downloads
Referências
AMARAL, Inês. Redes sociais na internet: sociabilidades emergentes. Universidade da Beira Interior. Labcom. IFP, 2016. 300 p.
BAJENARU, Ioana Raluca. Bangtan Boys (Bts)–Part Of South Korea’s Cultural Diplomacy And Soft Power Strategy. Romanian Review of Political Sciences & International Relation, 19, n. 1, p. 156-180, 2022.
BAYM, Nancy K. Tune in, log on: Soaps, fandom, and online community. Sage, 2000. 249 p. DOI: https://doi.org/10.4135/9781452204710
BLACK, S.; BLACK, T. The Korean financial crisis: causes, effects and solutions.[The flaws of managed exchange rates and industry policy]. Policy: A Journal of Public Policy and Ideas, 15, n. 1, p. 42-47, 1999.
BOK-RAE, Kim. Past, present and future of Hallyu (Korean Wave). American International Journal of Contemporary Research, v. 5, n. 5, p. 154-160, 2015. Disponível em: https://www.aijcrnet.com/journals/Vol_5_No_5_October_2015/19.pdf. Acesso em: 22 de nov. de 2023.
BOOTH, Paul. Digital fandom: New media studies. Peter Lang, 2010. 231 p. DOI: https://doi.org/10.3726/978-1-4539-1654-4
CAMPOS, Ricardo; SILVA, Daniela. Visibility, solidarity, and empowerment via the Internet: A case study of young Portuguese activists. Communications: The European Journal of Communication Research., 49, n. 2, p. 297-317, 2023. DOI: https://doi.org/10.1515/commun-2022-0019
CAMPOS, Ricardo; PEREIRA, Inês; SIMÕES, José Alberto. Ativismo digital em Portugal: um estudo exploratório. Sociologia, problemas e práticas, n. 82, p. 27-47, 2016. Disponível em: https://journals.openedition.org/spp/pdf/2460. Acesso em: 8 de jun. de 2023. DOI: https://doi.org/10.7458/SPP2016826977
CAMPOS, Ricardo; SIMÕES, José Alberto. Digital Artivisms: Creative Practices, Digital Technologies, and Political Participation Among Young Portuguese Artivists. International Journal of Communication, [S.I.], v. 18, p. 19, 2024. Disponível em: https://ijoc.org/index.php/ijoc/article/download/20560/4543. Acesso em: 8 de jun. de 2023.
CHANG, Woongjo; PARK, Shin-Eui. The Fandom of Hallyu, a Tribe in the Digital Network Era: The Case of ARMY of BTS. Kritika Kultura, n. 32, p. 261-287, 2019. DOI: https://doi.org/10.13185/KK2019.03213
CHEN, Zhuo; OH, Poong; CHEN, Anfan. The Role of Online Media in Mobilizing Large-Scale Collective Action. Social Media + Society, v. 7, n. 3, 2021. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/epub/10.1177/20563051211033808. Acesso em: 14 de março de 2024. DOI: https://doi.org/10.1177/20563051211033808
CHOI, J. Hallyu versus Hallyu-hwa. In: LEE, S., NORNES, A. M. (eds.). Hallyu 2.0: Korean Wave in the Age of Social Media, Ann Arbor, MI: University of Michigan Press, p. 31-52, 2015.
CHOU, Mark; GAGNON, Jean-Paul; HARTUNG, Catherine; PRUITT, Lesley J. Young people, citizenship and political participation: Combating civic deficit? Rowman & Littlefield, 2017. 147 p.
DELWICHE, Aaron; HENDERSON, Jennifer Jacobs. Introduction: What is participatory culture? In: The participatory cultures handbook: Routledge, 2012. p. 3-9. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203117927
FERNÁNDEZ-PLANELLS, Ariadna; FIGUERAS-MAZ, Mónica; PÀMPOLS, Carles Feixa. Communication among young people in the# spanishrevolution: Uses of online–offline tools to obtain information about the# acampadabcn. New media & Society, v. 16, n. 8, p. 1287-1308, 2014. Disponível em: https://citeseerx.ist.psu.edu/document?repid=rep1&type=pdf&doi=08f2c1f4b2ea32af043832148c242e691e05fb79. Acesso em: 17 de jun. de 2024. DOI: https://doi.org/10.1177/1461444814530097
GERBAUDO, Paolo. Tweets and the streets: Social Media and Contemporary Activism. Pluto Press, 2012. 208 p.
GROVER, C. A.; J, Z. S. B. I.; RINGLAND, K. E. L. BTS Army Census. 2022. Disponível em: https://www.btsarmycensus.com/2022-results. Acesso em: 17 de jun. de 2024.
HELLEKSON, K. The fan experience. A companion to media fandom and fan studies, p. 65-76, 2018. DOI: https://doi.org/10.1002/9781119237211.ch4
JENKINS, Henry; DEUZE, Mark. Convergence culture. Sage Publications, London, England, v. 14, n. 1, p. 5-12, 2008. DOI: https://doi.org/10.1177/1354856507084415
JIN, Dal Yong YOON, Kyong. The social mediascape of transnational Korean pop culture: Hallyu 2.0 as spreadable media practice. New Media & Society, v. 18, n. 7, p. 1277-1292, 2016. DOI: https://doi.org/10.1177/1461444814554895
JUNG, E.-Y. K-pop idols, social media, and the remaking of the Korean wave. In: LEE, S. e NORNES, A. M. (Ed.). Hallyu 2.0: Korean Wave in the Age of Social Media, p. 73-89, 2015. DOI: https://doi.org/10.20879/acr.2015.12.2.73
JUNG, Sun. Fan activism, cybervigilantism, and Othering mechanisms in K-pop fandom. Transformative Works and Cultures, v. 10, n. 0, 2012. Disponível em: https://journal.transformativeworks.org/index.php/twc/article/view/300/287. Acesso em: 25 de março de 2024. DOI: https://doi.org/10.3983/twc.2012.0300
JUNG, Sun. Youth, social media and transnational cultural distribution: The case of online K-pop circulation. In: Mediated Youth Cultures: the Internet, belonging and new cultural configurations: Springer, p. 114-129, 2014. DOI: https://doi.org/10.1057/9781137287021_8
KANG, Inkyu. The political economy of idols: South Korea's neoliberal restructuring and its impact on the entertainment labour force. In: K-pop–The International Rise of the Korean Music Industry: Routledge, 1ª ed.,. p. 51-65, 2014.
KANOZIA, Rubal; GANGHARIYA, Garima. More than K-pop fans: BTS fandom and activism amid COVID-19 outbreak. Media Asia, v. 48, n. 4, p. 338-345, 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/01296612.2021.1944542
KIM, Priscilla; HUTT, Ethan. K-pop as a Social Movement: Case Study of BTS and Their Fandom ARMY. Journal of Student Research, v. 10, n. 3, 2021. Disponível em: https://www.jsr.org/hs/index.php/path/article/view/1772/848. Acesso em: 22 de março de 2024. DOI: https://doi.org/10.47611/jsrhs.v10i3.1772
LEE, Wonseok; KAO, Grace. “Make It Right”: Why# BlackLivesMatter (s) to K-pop, BTS, and BTS ARMYs. IASPM Journal, v. 11, n. 1, p. 70-87, 2021. Disponível em: https://iaspmjournal.net/index.php/IASPM_Journal/article/view/1113/pdf_1. Acesso em: 17 de março de 2024. DOI: https://doi.org/10.5429/2079-3871(2021)v11i1.7en
LENHART, Amanda; MADDEN, Mary; MACGILL, Alexandra. R.; SMITH, Aaron. Teens and social media. Washington, DC: Pew Internet & American Life Project. 2007.
LIVINGSTONE, Sonia. Internet, children, and youth. In CONSALVO, Mia; ESS, Charles. (Eds.) The handbook of internet studies, Oxford: Blackwell, p. 348-368, 2011. Disponível em: https://eprints.lse.ac.uk/48923/1/Livingstone_Internet_Children_Youth.pdf. Acesso em: 17 de jun. de 2024. DOI: https://doi.org/10.1002/9781444314861.ch16
LOADER, Brian D.; VROMEN, Ariadne; XENOS, Michael A. The networked young citizen: Social media, political participation and civic engagement. Information, Communication & Society, v. 17, n. 2, p. 143-150, 2014. Disponível em: https://www.dhi.ac.uk/san/waysofbeing/data/citizenship-robson-loader-2014.pdf. Acesso em: 17 de jun. de 2024. DOI: https://doi.org/10.1080/1369118X.2013.871571
LÜDERS, Marika. Why and how online sociability became part and parcel of teenage life. In CONSALVO, Mia; ESS, Charles. (Eds.) The handbook of internet studies, Oxford: Blackwell, p. 452-469, 2011. DOI: https://doi.org/10.1002/9781444314861.ch22
MARWELL, Gerald; OLIVER, Pamela E.; PRAHL, Ralph. Social networks and collective action: A theory of the critical mass. III. American journal of Sociology, v. 94, n. 3, p. 502-534, 1988. Disponível em: https://users.ssc.wisc.edu/~oliver/wp/wp-content/uploads/2014/08/6-social-networks-and-collective-action.pdf. Acesso em: 22 de abril de 2024. DOI: https://doi.org/10.1086/229028
MING, Yuk; LEUNG, Lisa. #Unrequited love in cottage industry? Managing K-pop (transnational) fandom in the social media age. In: The Korean Wave: Evolution, Fandom, and Transnationality: Lexington Books, p. 87-108, 2017.
OZKULA, Suay Melisa . What is digital activism anyway? Social constructions of the “digital” in contemporary activism. Journal of Digital Social Research, v. 3, n. 3, p. 60-84, 2021. Disponível em: https://jdsr.se/ojs/index.php/jdsr/article/view/44/46. Acesso em: 17 de jun. de 2024. DOI: https://doi.org/10.33621/jdsr.v3i3.44
PAIS, José Machado. Culturas juvenis. Lisboa: IN-CM, 1993. 360 p.
PANG, Natalie; GOH, Debbie Pei C hin. Are we all here for the same purpose? Social media and individualized collective action. Online Information Review, v. 40, n. 4, p. 544-559, 2016. DOI: https://doi.org/10.1108/OIR-10-2015-0337
PAPACHARISSI, Zizi. The virtual sphere 2.0: The Internet, the public sphere, and beyond. In: Routledge handbook of Internet politics: Routledge, p. 230-245, 2008. Disponível em: https://victorsampedro.com/wp-content/uploads/2012/12/Papacharissi-The-Virtual-Sphere-Revisited-Handbook.pdf. Acesso em: 15 de out. de 2024.
PARK, So Yeon; SANTERO, Nicole K.; KANESHIRO, Blair.; LEE, Jin Ha. Armed in ARMY: A case study of how BTS fans successfully collaborated to# MatchAMillion for Black lives matter, p. 1-14, 2021. Disponível em: https://ccrma.stanford.edu/groups/meri/assets/pdf/park2021CHIBTS_preprint.pdf. Acesso em: 12 de maio de 2024. DOI: https://doi.org/10.1145/3411764.3445353
PICKARD, Sarah. Politics, protest and young people: Political participation and dissent in 21st century Britain. Springer, 2019. 519 p. DOI: https://doi.org/10.1057/978-1-137-57788-7
PITTI, Ilaria. Youth and unconventional political engagement. Springer, 2018. 141 p. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-75591-5
PRENSKY, Marc. Digital natives, digital immigrants part 2: Do they really think differently? On the horizon, v. 9, n. 6, p. 1-6, 2001. Disponivel em: https://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part2.pdf. Acesso em: 15 de out. de 2024. DOI: https://doi.org/10.1108/10748120110424843
SARROUY, Alix Didier; SIMÕES, José Alberto V.; CAMPOS, Ricardo. A arte de construir cidadania: juventude, práticas criativas e ativismo. Tinta da China, 2022. 414 p.
SEO, Hyunjin; HOUSTON, J. Brian; KNIGHT, Leigh Anne Taylor; KENNEDY, Emily J. et al. Teens’ social media use and collective action. New Media & Society, v. 16, n. 6, p. 883-902, 2014. Disponível em: https://kuscholarworks.ku.edu/server/api/core/bitstreams/1848ebf1-9cf5-45f8-bbea-f44cf1027a29/content. Acesso em: 22 de maio de 2024. DOI: https://doi.org/10.1177/1461444813495162
SIMÕES, J. A.; CAMPOS, R. Digital media, subcultural activity and youth participation: the cases of protest rap and graffiti in Portugal. Journal of Youth Studies, v. 20, n. 1, p. 16-31, 2017. Disponível em: https://run.unl.pt/bitstream/10362/28869/1/2_Main_Document_without_author_details_Journal_of_Youth_Studies_accepted_manuscript.pdf. Acesso em: 17 de jun. de 2024. DOI: https://doi.org/10.1080/13676261.2016.1166190
SOEP, Elisabeth. Participatory politics: Next-generation tactics to remake public spheres. The MIT Press, 2014. 83 p. DOI: https://doi.org/10.7551/mitpress/9515.001.0001
STATISTA. Leading music artists on Korean media platform Weverse as of May 2024, by amount of members. 2024. Disponível em: https://www.statista.com/statistics/1379259/weverse-leading-artists-by-number-of-followers/#:~:text=Leading%20musicians%20on%20Weverse%202024%2C%20by%20membership%20number&text=As%20of%20May%202024%2C%20BTS,Corporation%2C%20the%20company%20behind%20BTS. Acesso em: 17 jun. 2024.
TRERÉ, Emiliano. Hybrid media activism: Ecologies, imaginaries, algorithms. Routledge, 2018. 236 p. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315438177
URBANO, Krystal; ARAUJO, Mayara; MAZUR, Daniela; DE ALBUQUERQUE, Afonso. K-pop, ativismo de fã e desobediência epistêmica: um olhar decolonial sobre os ARMYs do BTS. Logos, v. 27, n. 3, p. 177, 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/54453/36831. Acesso em: 25 de maio de 2024. DOI: https://doi.org/10.12957/logos.2020.54453
VANDEN ABEELE, Mariek M. P. Mobile youth culture: A conceptual development. Mobile Media & Communication, v. 4, n. 1, p. 85-101, 2016. DOI: https://doi.org/10.1177/2050157915601455
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Priscila Tarlé, Ricardo Campos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista TOMO adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 a qual permite:
-
Compartilhar: copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
-
Adaptar: remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).