DEFENSORIA INTERDISCIPLINAR: REFLEXÕES E DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA METODOLOGIA NA JUSTIÇA JUVENIL
Résumé
Este artigo pretende compartilhar um pouco da história sobre três Programas de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), oriundos da Educação, da Psicologia e do Direito. Tais programas encontraram - no trabalho coletivo - uma alternativa importante para qualificar suas experiências particulares e afins, construindo estratégias de intervenção mais complexas e de maior alcance no trabalho com adolescentes e jovens em conflito com a lei.O objetivo deste texto é compartilhar saberes construídos a partir dessa prática interdisciplinar e, a partir deles, pensar as políticas de atenção aos jovens e adolescentes com os quais se atua, assim como a própria execução da medida - seja ela de meio aberto ou de privação de liberdade. A proposta de defesa interdisciplinar é resultado de uma integração de experiências, saberes e de uma militância no campo dos Direitos Humanos dos três programas, a qual vai se qualificando na ação-reflexão-ação e transformando a experiência em uma metodologia de intervenção do campo socioeducativo.
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