Um olhar sobre a utilização do tema " Educação Ambiental" pelos professores de ciências do Município de Aracaju - SE

Autores

  • Luzia Cristina de Melo Santos Galvão CESAD -UFS
  • Crislaine Suellen Santos de Araújo

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v6i2.10442

Palavras-chave:

Educação Ambiental; Ensino de Ciências; Formação de Professores.

Resumo

Considerando que a prática da Educação Ambiental
de forma permanente e contínua ainda é um
grande desafio para muitos professores, o presente
trabalho é resultado da pesquisa desenvolvida
com 10 docentes de ciências de algumas escolas
municipais de Aracaju – SE, a fim de verificar
as concepções e as práticas pedagógicas destes
a respeito da Educação Ambiental. Baseando-se
na premissa que a escola é um local adequado
para que a Educação Ambiental (EA) seja posta
em prática de forma continua, permanente e
interdisciplinar, apresentamos no respectivo
trabalho um pouco das concepções e práticas dos
docentes com relação ao tema. Com a pesquisa
comprovamos que alguns professores apresentam
certa dificuldade para trabalhar o tema em sala de
aula e isso remete a vários fatores como: a falta
de recurso, projetos, tempo e o não envolvimento
da escola com o tema.

 

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Biografia do Autor

Luzia Cristina de Melo Santos Galvão, CESAD -UFS

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2015-2018). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (UFS-2012), especialista em Direito infanto-juvenil (UFS-2015) e graduada no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (UFS-2010). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Contemporaneidade (EDUCON), desenvolvendo projetos na área de Ensino de Ciências e Matemática e Formação de Professores. Desde 2010, professora de Educação Básica na rede particular de Ensino. Experiência na rede superior de ensino (graduação e pós-graduação nas modalidades presenciais e EAD). Atuou como professora pesquisadora pelo OBEDUC-CAPES, através do Projeto: Desempenho escolar inclusivo na Perspectiva Multidisciplinar (OBEDUC-CAPES). Coordenadora de tutoria do curso de Ciências Biológicas do Centro de Educação Superior a Distância - CESAD -UFS desde 2013

Crislaine Suellen Santos de Araújo

Graduada em Ciências Biológicas Licenciatura (noturno), Universidade Federal de Sergipe; Técnica em química de alimentos, Instituto Federal de Sergipe; Servidora Técnica da Universidade Federal de Sergipe.

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Publicado

25.11.2018

Como Citar

Galvão, L. C. de M. S., & Araújo, C. S. S. de. (2018). Um olhar sobre a utilização do tema " Educação Ambiental" pelos professores de ciências do Município de Aracaju - SE. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 5(2), 41–52. https://doi.org/10.47401/revisea.v6i2.10442

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