COMPREENSÕES SOBRE A TEMÁTICA AMBIENTAL E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Autores

  • Victor Hugo de Oliveira Henrique
  • Luciano Fernandes Silva

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v8i2.12848

Resumo

Este trabalho analisou as compreensões que licenciandos em Ciências Biológicas de uma universidade pública possuem sobre a temática ambiental. Foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo e os dados foram coletados por meio de, questionários e entrevistas semiestruturadas. A análise baseou-se na análise de conteúdo e foram identificadas 4 categorias. As análises direcionam que as compreensões sobre a temática ambiental apresentada pelos futuros professores, a concepção ecológica foi a que mais apresentou unidades de registro, seguida pela concepção crítica, utilitarista e por fim a naturalista. É percebido ainda pelos licenciandos uma concepção baseada em princípios biológicos acera da temática ambiental. Esperamos que com os conhecimentos construídos por meio dessa pesquisa possa contribuir na discussão sobre a formação inicial de professores de biologia e trazer reflexões sobre a educação ambiental concebida nas escolas por meio dos professores de biologia.

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Publicado

01.01.2020

Como Citar

Henrique, V. H. de O., & Silva, L. F. (2020). COMPREENSÕES SOBRE A TEMÁTICA AMBIENTAL E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 6(2), 107–114. https://doi.org/10.47401/revisea.v8i2.12848