Mapeamento do campo socioambiental a partir dos periódicos de educação ambiental no período de 2010 a 2014
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v5i1.9802Palavras-chave:
Sociologia Ambiental. Revistas Científicas. Educação AmbientalResumo
Este trabalho tem como objetivo fazer um mapeamento
das pesquisas na área socioambiental
a partir das revistas científicas de Educação Ambiental
no Brasil. O trabalho consiste em uma
pesquisa qualitativa, pesquisa que recobre um
campo transdisciplinar que envolve as ciências
humanas e sociais, assumindo diversas formas
de análise, e busca encontrar os sentidos dos
fenômenos humanos e entender seus significados.
O método para a coleta de dados foi realizado
por meio de análise documental dos resumos
dos artigos dos 4 principais periódicos da Educação
Ambiental: Revista Eletrônica do Mestrado
em Educação Ambiental da Universidade do
Rio Grande do Sul, Revista Ambiente & Sociedade,
Revista Brasileira de Educação Ambiental,
Revista Pesquisa em Educação Ambiental e também
a partir da análise dos currículos – obtidos
na plataforma Lattes do CNPq – dos autores de
trabalhos. Os dados nos permitiram perceber que
existe uma produção pequena ainda na área socioambiental,
com pesquisas centradas mais nas
regiões sul e sudeste e uma quantidade maior de
pesquisadores oriundos das ciências da natureza.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).