Mapeamento do campo socioambiental a partir dos periódicos de educação ambiental no período de 2010 a 2014
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v5i1.9802Keywords:
Sociologia Ambiental. Revistas Científicas. Educação AmbientalAbstract
Este trabalho tem como objetivo fazer um mapeamento
das pesquisas na área socioambiental
a partir das revistas científicas de Educação Ambiental
no Brasil. O trabalho consiste em uma
pesquisa qualitativa, pesquisa que recobre um
campo transdisciplinar que envolve as ciências
humanas e sociais, assumindo diversas formas
de análise, e busca encontrar os sentidos dos
fenômenos humanos e entender seus significados.
O método para a coleta de dados foi realizado
por meio de análise documental dos resumos
dos artigos dos 4 principais periódicos da Educação
Ambiental: Revista Eletrônica do Mestrado
em Educação Ambiental da Universidade do
Rio Grande do Sul, Revista Ambiente & Sociedade,
Revista Brasileira de Educação Ambiental,
Revista Pesquisa em Educação Ambiental e também
a partir da análise dos currículos – obtidos
na plataforma Lattes do CNPq – dos autores de
trabalhos. Os dados nos permitiram perceber que
existe uma produção pequena ainda na área socioambiental,
com pesquisas centradas mais nas
regiões sul e sudeste e uma quantidade maior de
pesquisadores oriundos das ciências da natureza.
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