COMPREENSÕES SOBRE A TEMÁTICA AMBIENTAL E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v8i2.12848Abstract
Este trabalho analisou as compreensões que licenciandos em Ciências Biológicas de uma universidade pública possuem sobre a temática ambiental. Foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo e os dados foram coletados por meio de, questionários e entrevistas semiestruturadas. A análise baseou-se na análise de conteúdo e foram identificadas 4 categorias. As análises direcionam que as compreensões sobre a temática ambiental apresentada pelos futuros professores, a concepção ecológica foi a que mais apresentou unidades de registro, seguida pela concepção crítica, utilitarista e por fim a naturalista. É percebido ainda pelos licenciandos uma concepção baseada em princípios biológicos acera da temática ambiental. Esperamos que com os conhecimentos construídos por meio dessa pesquisa possa contribuir na discussão sobre a formação inicial de professores de biologia e trazer reflexões sobre a educação ambiental concebida nas escolas por meio dos professores de biologia.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).