Educação Ambiental na prática docente na educação básica

Autores

  • Antônio Marcos Diniz Faculdade de Ensino Superior de Marechal Cândido Rondon - ISEPE Rondon https://orcid.org/0000-0002-0711-0507
  • Alvori Ahlert Unioeste - Univesidade do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v8i1.16051

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Formação Inicial e Continuada. Prática Pedagógica. Educação Básica

Resumo

O texto apresenta compreensões sobre a Educação Ambiental e sobre sua importância na prática docente na Educação Básica. O estudo teve como objetivo analisar a  presença e/ou ausência da Educação Ambiental na Educação Básica e identificar os motivos para essa realidade. A pesquisa de abordagem qualitativa,  reúne dados provenientes de pontos de vista de docentes, coletados através de questionários.  O estudo demonstrou que a Educação Ambiental é considerada como fator importante na Educação Básica, contudo a formação inicial e continuada de professores/as é deficitária, não fazendo parte da formação da maioria dos/das docentes. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alvori Ahlert, Unioeste - Univesidade do Oeste do Paraná

Pós-Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Doutor em Teologia (Área: Religião e Educação) pela Escola Superior de Teologia (2004). Mestre em Educação nas Ciências (Área Filosofia) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1998). Bacharel em Teologia pela Escola Superior de Teologia (1989). É Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE, Fundamentos da Educação (CCHEL) e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável (PPG-DRS). É membro do Conselho de Educação da IECLB - Rede Sinodal de Educação. Tem experiência na área da Filosofia da Educação, com ênfase em Ética, Bioética e Políticas Educacionais e atua, principalmente, nos seguintes temas: educação, ética, bioética, cidadania, educação ambiental educação luterana, cidadania luterana, educação física, ensino superior e educação, igrejas, educação privada, educação comunitária e associativa.

Referências

ACERVO O GLOBO. Desastre de Minamata, crime ecológico que deixou marcas por décadas no Japão. Disponível em:
https://acervo.oglobo.globo.com/fatos-historicos/desastre-de-minamata-crime-ecologico-que-deixou-marcas-por-decadas-no-japao-10102255 Acesso em junho de 2019.

AHLERT, Alvori. Ação comunicativa e ética no acesso e uso sustentável da água a experiência do saneamento rural de Marechal Cândido Rondon - PR Horizonte: revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Vol. 11, Nº. 32, 2013, páginas 1571-1588

Arquivos do Museu de História Natural e Jardim Botânico. - Vol.1, 1974 - Belo Horizonte: UFMG, Museu de História Natural, 1974- v.:il. Nº 25 12 2015. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BOFF, Leonardo. Saber Cuidar: Ética do humano - compaixão pela Terra. Petrópolis: Vozes, 1999.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 1990.

________Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2020.
CARNEIRO, S. M. M. Formação Inicial e Continuada de Educadores Ambientais. REMEA. v. especial, Rio Grande, RS, dezembro de 2008.

CONSUMO SUSTENTÁVEL: Manual de educação. Brasília: Consumers International/ MMA/ MEC/IDEC, 2005. 160 p.

Contexto global de consumo e produção sustentáveis. Disponível em:https://www.mma.gov.br/estruturas/a3p/_arquivos/consumo_producao_sustentavel.pdf Acesso em jun. de 2020

DIAS, G. F. Educação Ambiental: princípios e práticas. 9 ed. São Paulo. Gaia, 2004.

GALLO, S. Transversalidade e meio ambiente. Ciclo de palestras sobre meio ambiente.

GONÇALVES, E.; VESPA, T.; FUSCO, N. Tragédia Evitável. Revista Veja. Minas Gerais, Edição 2.452, ano 48, nº 46, p. 70-71, 2015

KLUNK, L., Mazzarino, J. M., & TURATTI, L. (2018). O educador ambiental do Projeto Cultivando Água Boa da Bacia Hidrográfica do Paraná III. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 13(3), 10–25.LOPES, Fabrício, MUCIDA, Danielle & MILAGRES, Alcione. (2012). Uma Proposta de Transversalidade na Educação Básica a partir das obras de Viajantes e Naturalistas do Século XIX. MITTITIE, Juliana Gouvêa LOURENÇON, Bárbara Negrini .VI SEMATED – Semana da Matemática e Educação Tendências em Educação Matemática Araraquara – SP, 08 a 13 de maio de 2017 - COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA. Disponível em:
https://arq.ifsp.edu.br/eventos/files/pdfs/SEMATED_2017_T6.pdf. Acesso: abr. 2020.

LOPES, Fabrício, MUCIDA, Danielle & MILAGRES, Alcione. (2012). Uma Proposta de Transversalidade na Educação Básica a partir das obras de Viajantes e Naturalistas do Século XIX. MITTITIE, Juliana Gouvêa LOURENÇON, Bárbara Negrini .VI SEMATED – Semana da Matemática e Educação Tendências em Educação Matemática Araraquara – SP, 08 a 13 de maio de 2017 - COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA. Disponível em:https://arq.ifsp.edu.br/eventos/files/pdfs/SEMATED_2017_T6.pdf. Acesso: abr. 2020.

MEADOWS, D. H. (1972). The Limits to growth; a report for the Club of Rome's project on the predicament of mankind. New York, Universe Books

MEDEIROS, Aurélia Barbosa et al. A Importância da educação ambiental na escola nas séries iniciais. Revista Faculdade Montes Belos, v. 4, n. 1, set. 2011.

OLIVEIRA, L. de, & NEIMAN, Z. (2020). Educação Ambiental no Âmbito Escolar: Análise do Processo de Elaboração e Aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 15(3), 36–52

PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE (PMI). Pulse of profession: o alto custo do baixo desempenho. 2014.
Disponível em: <www.pmi.org>. Acesso em: junho. 2020

POTT, C.M., ESTRELA.C.C - Dilemas ambientais e fronteiras do conhecimento II • Estud. av. 31 (89) • Jan-Apr 2017Programa Cultivando Água Boa disponível em https://www.itaipu.gov.br/meioambiente/cultivando-agua-boa

REIGOTA, Marcos. O que é educação ambiental. 2. Ed. São Paulo: Brasiliense, 2014

REZENDE, Elcio Nacur, SILVA, V. V. C Revista do Direito [ISSN 1982-9957]. Santa Cruz do Sul, v. 1, n. 57, p. 160-181, jan/abr. 2019.SAUVÉ, Lucie. Uma cartografia das correntes em Educação Ambiental. In: SATO, Michèle; CARVALHO, Isabel C. Moura (Orgs.). Educação Ambiental. Porto Alegre: Artmed, 2005, p.17-44.

SILVA, Maria & SANTANA, Luiz. (2018). Programa Nacional Escolas Sustentáveis: a implementação em quatro escolas municipais de João Pessoa/PB. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. 35. 333-352. 10.14295/remea. v35i1.7513.
Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC; SEF, 2001.

Downloads

Publicado

30.07.2021

Como Citar

Diniz, A. M., & Ahlert, A. . (2021). Educação Ambiental na prática docente na educação básica. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 8(1), 1–21. https://doi.org/10.47401/revisea.v8i1.16051