Paulo Freire e a Educação Ambiental no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da UFMS
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v9i1.18108Palavras-chave:
Pesquisa, Ensino, Educação ProblematizadoraResumo
O texto analisa o pensamento de Paulo Freire presente em investigações de Educação Ambiental (EA) de um Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências que possui como área de concentração, a Educação Ambiental. Com o objetivo de identificar quantas, quais, porque e como utilizam o referencial freiriano no desenvolvimento da pesquisa, numa perspectiva qualitativa de análise, o estudo do tipo Estado de Conhecimento foi realizado com a coleta de dados no banco de dissertações e teses do programa. Os resultados revelam um considerável número de trabalhos que utilizam Freire como aporte para a formação de professores, abordagens curriculares, propostas metodológicas e para a produção de material didático. Os principais conceitos de Freire abordados são: conscientização, Círculo de Cultura, Educação Problematizadora e Diálogo. Conclui-se que Paulo Freire é o principal referencial utilizado nas pesquisas e que é abordado em diferentes perspectivas que oferecem possibilidades variadasde leitura do seu pensamento.
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