A dimensão freireana da formação do educador ambiental na “ComVivência Pedagógica”
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v9i1.18103Palavras-chave:
Educação Ambiental, Paulo Freire, práxisResumo
A “ComVivência Pedagógica” é uma proposta teórico metodológica de formação de educadores ambientais em construção pelo grupo de Pesquisa GEPEADS/UFRRJ, que se encharca das concepções educacionais de Paulo Freire. Nesse artigo apresentamos essa dimensão freirerana que está presente em todas as etapas de desenvolvimento da proposta formativa.
Downloads
Referências
FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido.Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Solidariedade. São Paulo: Paz e Terra, 2016.
GRANIER, N. B. Experiências de “ComVivência Pedagógica” a partir de outras epistemologias em processos formativos de educadores ambientais. 2017. 168 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2017.
GUIMARÃES, Mauro (Org.). Educação Ambiental e a “ComVivência Pedagógica: emergências e transformações no Século XXI. Campinas: Papirus Editora, 2021.
GUIMARÃES, Mauro. Educação Ambiental: participação para além dos muros da escola. in: MELO S.S. de; TRAJBER, R. Vamos cuidar do Brasil. Brasília, MEC, 2007.
GUIMARÃES, Mauro. A Formação de Educadores Ambientais. Campinas: Papirus Editora, 2004.
GUIMARÃES, M; GRANIER, N. B. Educação Ambiental e os Processos Formativos em Tempos de Crise. Revista Diálogo Educacional, v.17, n.55, pp.1574-1597. Curitiba, out./dez. 2017.
GUIMARÃES, M.; GRANIER, N. B.; EDER, S. A experiência significativa do ser mais ambiental na “comvivência pedagógica” – encontros em Paulo Freire. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 14, n. esp., p. 575-595, 14 dez. 2021.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, 2002.
LÉVINAS, E. Totalidade e infinito. Madrid: Ed. A. Machado Libros S.A., 2000.
MORIN, E. Complexidade e ética da solidariedade. In: CASTRO, G. de; CARVALHO, E. de A.; ALMEIDA, M. C. de (Coords.). Ensaios de Complexidade. Porto Alegre: Sulina, 1997. p.15-24.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).