v. 9 n. 2 (2022): Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta

					Visualizar v. 9 n. 2 (2022): Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta

O atual contexto histórico global de crise sanitária desencadeada pela pandemia do coronavírus expõe a profunda crise política, econômica, ambiental, ética, e, portanto, civilizatória em que está mergulhada a humanidade. Assim, como forma de se pensar a atual conjuntura e consequentemente, fornecer elementos para se construir um outro tipo de futuro que esteja sintonizado com pautas populares, críticas e humanitárias, o presente dossiê visa apresentar estudos, discussões e reflexões acerca dos saberes e estratégias de resistências construídas nos contextos de luta pela vida e dignidade social ligadas a experiências de educação emancipadora e, sobretudo, comprometidas com a construção de um outro mundo possível.

O dossiê proposto tem como objetivo publicar relatos de experiências, pesquisas, reflexões teóricas e práticas, acerca da educação ambiental como estratégia de resistência, levando em conta práticas educativas emergentes que se desenvolvem nos contextos de lutas pela vida, terra, moradia, ambiente, saúde, alimentação, entre outras. Diante deste trabalho, pretendemos provocar reflexões no campo da educação sobre as suas bases epistemológicas e sobre novas possibilidades pedagógicas emergentes que se desenvolvem no enfrentamento dos desafios contemporâneos e futuros, sobretudo, no âmbito das fronteiras culturais, éticas, ambientais e políticas que naturalmente envolvem os processos de produção de conhecimento.

Organizadores:

Prof. Dr. Samuel Penteado Urban (UERN)

Profa. Dra. Suzani Cassiani (UFSC)

Prof. Dr. Irlan von Linsingen (UFSC)

Prof. Dr. Bruno Andrade Pinto Monteiro (UFRJ)

Publicado: 07.12.2022

Expediente

  • Expediente

    Andressa da Silva
    1-5
    DOI: https://doi.org/10.47401/revisea.v9i2.18400

Sumário

  • Sumário

    Andressa da Silva
    1-4
    DOI: https://doi.org/10.47401/revisea.v9i2.18392

Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta

  • Editorial

    Samuel Penteado Urban
    1-4
    DOI: https://doi.org/10.47401/revisea.v9i2.18387
  • Educação para as relações étnico-raciais e o racismo científico em tempos de COVID-19

    Barbara Pinheiro
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.47401/revisea.v9i2.18093
  • Um olhar do feminino sobre a natureza pensando a pandemia de COVID19

    Alice Pagan
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.47401/revisea.v9i2.18118
  • Reflexões teórico-metodológicas e conjunturais sobre a educação na pandemia

    Marcos Francisco Martins
    1-34
    DOI: https://doi.org/10.47401/revisea.v9i2.18100
  • Mulheres catadoras do Rio Grande do Norte e mulheres indígenas do Ceará Pedagogias de luta e olhares em diálogo pela descolonização do cuidado

    ​Ana Gretel Echazú Böschemeier, Karlla Christine Araújo Souza, Jocyele Ferreira Marinheiro, Maria Luísa Medeiros de Macêdo
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.47401/revisea.v9i2.18322
  • O olhar da comunidade sobre o papel da universidade pública no enfrentamento da pandemia

    Marcius Vinicius Borges Silva, Luiza Melo de Aguiar Lira, Bruno Andrade Pinto Monteiro
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.47401/revisea.v9i2.17460
  • Mulheres, mães e professoras vivências e dilemas com o ensino remoto emergencial

    Raiany Priscila Paiva Medeiros Nonato, Maria Juliana do Nascimento , Maria Jocelma Duasrte de Lima, Francisca Elizonete de Souza Lima, Cicero Nilton Moreira da Silva
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.47401/revisea.v9i2.18032
  • Educação Ambiental e Ensino de Ciências reflexões e proposição baseadas na literatura infantil

    Thaís da Salete Gomes da Silva, Samuel Penteado Urban, Ana Lidia Penteado Urban
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.47401/revisea.v9i2.18014
  • Saberes ambientais de uma vida no campo: diálogos entre a memória biocultural de agricultores familiares e o ensino de ciências

    Júlia Kuse Taboada, Marilisa Bialvo Hoffmann
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.47401/revisea.v9i2.17328
  • Do banco da canoa fontes orais como possibilidades para formação docente em contato com a Mata Atlântica

    Rafael Costa, Juliane Pereira
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.47401/revisea.v9i2.18321
  • Paisagens sonoras possibilidades para uma educação ambiental a partir da escuta

    Thais Guedes Guida, Patrícia Barbosa Pereira
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.47401/revisea.v9i2.17808
  • Amílcar Cabral, o pedagogo da revolução

    Marcelo da Silva, Suzani Cassiani
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.47401/revisea.v9i2.18319