Mulheres, mães e professoras
vivências e dilemas com o ensino remoto emergencial
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v9i2.18032Palavras-chave:
Covid-19. Ensino Remoto Emergencial. Mães Professoras. Pandemia.Resumo
O presente trabalho tem por objetivo investigar os impactos decorrentes do ensino remoto emergencial na vida de mães professoras. Dados da Organização das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres, demonstram que os impactos e implicações da pandemia da Covid-19, são diferentes entre mulheres e homens, sendo elas, as mais impactadas. Com vistas a averiguar tal assertiva, foi aplicado um questionário através do Formulário Online Google Docs, com mulheres que são mães e professoras da rede pública de ensino. Com base na análise das respostas, pode-se verificar que, além de desafiadora, a realidade do ensino remoto também gerou desgastate e sobrecarga na vida das mães professoras, que precisaram gerenciar a sala de aula dentro de suas próprias casas, juntamente com outras tarefas que em uma sociedade patriarcal, são responsabilidades exclusivas das mulheres, a exemplo das atividades domésticas, cuidado com a família e acompanhamento escolar dos filhos.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Cleberson Vieira de. et al. Ensino Remoto na Educação Pública de Nazarezinho –PB: Desafios Docentes. In: Congresso sobre tecnologias na Educação (Ctrl+E20). Educação do Futuro: tecnologias e pessoas para transformar o mundo, 5, 2020, João Pessoa/PB/Brasil. Anais[...]. Evento Online. 2020, 9 p. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/ctrle/article/view/11380/11243. Acesso em: 12 set. 2020.
BARDIN, Lawrence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo. Tradução de Sérgio de Milliet. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
DAROS, Thuinie. Quais são as diferenças entre ensino remoto e EAD? UniCesumar Educação a Distância, 2020. Disponível em: https://www.unicesumar.edu.br/blog/diferenca-entre-ensino-remoto-e-ead/. Acesso em: 02 set. 2020.
INSFRAN, Fernanda Fochi Nogueira; MUNIZ, Ana Guimarães Correa Ramos. Maternagem e Covid 19: desigualdade de gênero sendo reafirmada na pandemia. Diversitates International Journal, v. 12, n. 2, julho/dezembro, 2020, p. 26-47. Disponível em: http://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/314/248. Acesso em: 02 nov. 2020.
JESUS, Jordana Cristina de.; MYRRHA, Luana Junqueira Dias. Os afazeres domésticos antes e depois da pandemia: desigualdades sociais e de gênero. Demografia UFRN, 2020. Disponível em: https://demografiaufrn.net/2020/07/16/afazeres-domesticos-antes-e-depois/. Acesso em: 12 set. 2020.
MADALOZZO, Regina. Desafios enfrentados pelas mulheres se intensificam neste período de pandemia. Insper, 2020. Disponível em: https://www.insper.edu.br/noticias/mulheres-desafios-pandemia/. Acesso em: 03 set. 2020.
MOREIRA, José António Marques; HENRIQUES, Susana; BARROS, Daniela. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, São Paulo, n. 34, p. 351-364, jan./abr. 2020. Disponível em: doi.org/10.5585/Dialogia.N34.17123. Acesso em: 10 set. 2020.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A IGUALDADE DE GÊNERO E O EMPODERAMENTO DAS MULHERES - ONU MULHERES. Gênero e Covid-19 na América Latina e no Caribe: Dimensões de Gênero na resposta, 2020. Disponível em: http://www.onumulheres.org.br/wp-content/uploads/2020/03/ONU-MULHERES-COVID19_LAC.pdf. Acesso em: 10 set. 2020.
SALAS, Paula. O malabarismo de ser mãe e professora na quarentena. Nova Escola, 2020. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/19529/dupla-jornada-os-desafios-das-professoras-que-sao-maes-durante-a-quarentena. Acesso em: 15 set. 2020.
SARAIVA, Karla.; TRAVERSINI, Clarice. LOCKMANN, Kamila. A educação em tempos deCOVID-19: ensino remoto e exaustão docente. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, publicação contínua: e2016289, p. 1-24. 2020. Disponível em: https://revistas.apps.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16289/209209213529. Acesso em: 30 ago. 2020.
TODOS PELA EDUCAÇÃO. Nota técnica - Ensino a distância na Educação básica frente à pandemia da COVID-19. Abril de 2020. 19 p. Disponível em: https://www.todospelaeducacao.org.br/_uploads/_posts/425.pdf?1730332266=&utm_source=conteudo-nota&utm_medium=hiperlink-download. Acesso em: 03 set. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).