Women, mothers and female teachers:

experiences and dilemmas with emergency remote teaching

Authors

  • Raiany Priscila Paiva Medeiros Nonato SEEC/RN https://orcid.org/0000-0001-7724-9320
  • Maria Juliana do Nascimento Licenciada em Geografia pela UERN. Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido pelo IFRN. Mestra em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, da UERN. Integrante do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos de Geografia Agrária e Regional - NUGAR/UERN. Atualmente Vice-diretora da Escola Municipal Edilton Fernandes no município de Marcelino Vieira/RN. https://orcid.org/0000-0003-0142-7009
  • Maria Jocelma Duasrte de Lima Licenciada em Pedagogia e Especialista em Políticas e Práticas da Educação pela UERN. Discente pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE), no Curso de Mestrado Acadêmico em Ensino (CMAE) da UERN/CAPF. Professora da Rede Municipal de Ensino de José da Penha/RN.
  • Francisca Elizonete de Souza Lima Licenciatura em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus de Pau dos Ferros. Mestra em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Educação do Campo pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Doutoranda em Geografia (PPGE/UFRN). Docente do curso de Geografia (DGE/CAA/UERN) e Membro do Fórum de Estágio das Licenciaturas/FIEL. Desenvolve pesquisa junto ao Núcleo de Estudos de Geografia Agrária e Regional (NuGAR) e no Grupo de Pesquisa Sociedade e Ambiente. Membro da comissão editorial da revista GeoInterações. Tem atuado nas áreas de Ensino de Geografia e Geografia Política com ênfase no estudo das Políticas Públicas Sociais na configuração do território.
  • Cicero Nilton Moreira da Silva Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará. Mestre em Geografia também pela Universidade Estadual do Ceará. Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Ceará. Atua como Professor Adjunto, do Quadro Permanente, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus de Pau dos Ferros-RN, com atividade de pesquisa junto ao Núcleo de Estudos de Geografia Agrária e Regional (NuGAR) e ao Núcleo de Estudos em Educação (NEEd), ambos vinculados à PROPEG/UERN. Faz parte do corpo docente permanente do Programas de Pós-graduação em Ensino (PPGE), mais especificamente do Curso de Mestrado Acadêmico em Ensino (CMAE), bem como do Programa de Pós-graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais do Semiárido (PLANDITES), ambos sediados no CAPF/UERN.

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v9i2.18032

Keywords:

Covid-19. Emergency Remote Teaching. Teacher Mothers. Pandemic.

Abstract

This work aims to investigate the impacts resulting from emergency remote teaching on the lives of teacher mothers. Data from the United Nations Organization for Gender Equality and the Empowerment of Women demonstrate that the impacts and implications of the Covid-19 pandemic are different between women and men, although women are the most impacted ones. In order to verify this assertion, a questionnaire was applied by using the Google Docs Online Form with women who are mothers and teachers in the Brazilian public school system. Based on the analysis of the answers, it can pointed out that, in addition to being challenging, the reality of remote teaching also generated fatigue and overload in the lives of teacher mothers, who had to manage their classrooms within their own homes, along with other tasks that, in a patriarchal society, are women’s exclusive responsibilities, such as housework, family care and children's school attendance.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ALVES, Lyn. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas, Aracaju, v. 8, n.3, p. 348-365. 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9251. Acesso em: 10 set. 2020.

ARAÚJO, Cleberson Vieira de. et al. Ensino Remoto na Educação Pública de Nazarezinho –PB: Desafios Docentes. In: Congresso sobre tecnologias na Educação (Ctrl+E20). Educação do Futuro: tecnologias e pessoas para transformar o mundo, 5, 2020, João Pessoa/PB/Brasil. Anais[...]. Evento Online. 2020, 9 p. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/ctrle/article/view/11380/11243. Acesso em: 12 set. 2020.

BARDIN, Lawrence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo. Tradução de Sérgio de Milliet. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

DAROS, Thuinie. Quais são as diferenças entre ensino remoto e EAD? UniCesumar Educação a Distância, 2020. Disponível em: https://www.unicesumar.edu.br/blog/diferenca-entre-ensino-remoto-e-ead/. Acesso em: 02 set. 2020.

INSFRAN, Fernanda Fochi Nogueira; MUNIZ, Ana Guimarães Correa Ramos. Maternagem e Covid 19: desigualdade de gênero sendo reafirmada na pandemia. Diversitates International Journal, v. 12, n. 2, julho/dezembro, 2020, p. 26-47. Disponível em: http://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/314/248. Acesso em: 02 nov. 2020.

JESUS, Jordana Cristina de.; MYRRHA, Luana Junqueira Dias. Os afazeres domésticos antes e depois da pandemia: desigualdades sociais e de gênero. Demografia UFRN, 2020. Disponível em: https://demografiaufrn.net/2020/07/16/afazeres-domesticos-antes-e-depois/. Acesso em: 12 set. 2020.

MADALOZZO, Regina. Desafios enfrentados pelas mulheres se intensificam neste período de pandemia. Insper, 2020. Disponível em: https://www.insper.edu.br/noticias/mulheres-desafios-pandemia/. Acesso em: 03 set. 2020.

MOREIRA, José António Marques; HENRIQUES, Susana; BARROS, Daniela. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, São Paulo, n. 34, p. 351-364, jan./abr. 2020. Disponível em: doi.org/10.5585/Dialogia.N34.17123. Acesso em: 10 set. 2020.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A IGUALDADE DE GÊNERO E O EMPODERAMENTO DAS MULHERES - ONU MULHERES. Gênero e Covid-19 na América Latina e no Caribe: Dimensões de Gênero na resposta, 2020. Disponível em: http://www.onumulheres.org.br/wp-content/uploads/2020/03/ONU-MULHERES-COVID19_LAC.pdf. Acesso em: 10 set. 2020.

SALAS, Paula. O malabarismo de ser mãe e professora na quarentena. Nova Escola, 2020. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/19529/dupla-jornada-os-desafios-das-professoras-que-sao-maes-durante-a-quarentena. Acesso em: 15 set. 2020.

SARAIVA, Karla.; TRAVERSINI, Clarice. LOCKMANN, Kamila. A educação em tempos deCOVID-19: ensino remoto e exaustão docente. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, publicação contínua: e2016289, p. 1-24. 2020. Disponível em: https://revistas.apps.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16289/209209213529. Acesso em: 30 ago. 2020.

TODOS PELA EDUCAÇÃO. Nota técnica - Ensino a distância na Educação básica frente à pandemia da COVID-19. Abril de 2020. 19 p. Disponível em: https://www.todospelaeducacao.org.br/_uploads/_posts/425.pdf?1730332266=&utm_source=conteudo-nota&utm_medium=hiperlink-download. Acesso em: 03 set. 2020.

Published

2022-12-01

How to Cite

Priscila Paiva Medeiros Nonato, R., Juliana do Nascimento , M., Jocelma Duasrte de Lima, M., Elizonete de Souza Lima, F. ., & Nilton Moreira da Silva, C. (2022). Women, mothers and female teachers: : experiences and dilemmas with emergency remote teaching. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 9(2), 1–18. https://doi.org/10.47401/revisea.v9i2.18032

Issue

Section

Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta