Women, mothers and female teachers:
experiences and dilemmas with emergency remote teaching
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v9i2.18032Keywords:
Covid-19. Emergency Remote Teaching. Teacher Mothers. Pandemic.Abstract
This work aims to investigate the impacts resulting from emergency remote teaching on the lives of teacher mothers. Data from the United Nations Organization for Gender Equality and the Empowerment of Women demonstrate that the impacts and implications of the Covid-19 pandemic are different between women and men, although women are the most impacted ones. In order to verify this assertion, a questionnaire was applied by using the Google Docs Online Form with women who are mothers and teachers in the Brazilian public school system. Based on the analysis of the answers, it can pointed out that, in addition to being challenging, the reality of remote teaching also generated fatigue and overload in the lives of teacher mothers, who had to manage their classrooms within their own homes, along with other tasks that, in a patriarchal society, are women’s exclusive responsibilities, such as housework, family care and children's school attendance.
Downloads
References
ARAÚJO, Cleberson Vieira de. et al. Ensino Remoto na Educação Pública de Nazarezinho –PB: Desafios Docentes. In: Congresso sobre tecnologias na Educação (Ctrl+E20). Educação do Futuro: tecnologias e pessoas para transformar o mundo, 5, 2020, João Pessoa/PB/Brasil. Anais[...]. Evento Online. 2020, 9 p. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/ctrle/article/view/11380/11243. Acesso em: 12 set. 2020.
BARDIN, Lawrence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo. Tradução de Sérgio de Milliet. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
DAROS, Thuinie. Quais são as diferenças entre ensino remoto e EAD? UniCesumar Educação a Distância, 2020. Disponível em: https://www.unicesumar.edu.br/blog/diferenca-entre-ensino-remoto-e-ead/. Acesso em: 02 set. 2020.
INSFRAN, Fernanda Fochi Nogueira; MUNIZ, Ana Guimarães Correa Ramos. Maternagem e Covid 19: desigualdade de gênero sendo reafirmada na pandemia. Diversitates International Journal, v. 12, n. 2, julho/dezembro, 2020, p. 26-47. Disponível em: http://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/314/248. Acesso em: 02 nov. 2020.
JESUS, Jordana Cristina de.; MYRRHA, Luana Junqueira Dias. Os afazeres domésticos antes e depois da pandemia: desigualdades sociais e de gênero. Demografia UFRN, 2020. Disponível em: https://demografiaufrn.net/2020/07/16/afazeres-domesticos-antes-e-depois/. Acesso em: 12 set. 2020.
MADALOZZO, Regina. Desafios enfrentados pelas mulheres se intensificam neste período de pandemia. Insper, 2020. Disponível em: https://www.insper.edu.br/noticias/mulheres-desafios-pandemia/. Acesso em: 03 set. 2020.
MOREIRA, José António Marques; HENRIQUES, Susana; BARROS, Daniela. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, São Paulo, n. 34, p. 351-364, jan./abr. 2020. Disponível em: doi.org/10.5585/Dialogia.N34.17123. Acesso em: 10 set. 2020.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A IGUALDADE DE GÊNERO E O EMPODERAMENTO DAS MULHERES - ONU MULHERES. Gênero e Covid-19 na América Latina e no Caribe: Dimensões de Gênero na resposta, 2020. Disponível em: http://www.onumulheres.org.br/wp-content/uploads/2020/03/ONU-MULHERES-COVID19_LAC.pdf. Acesso em: 10 set. 2020.
SALAS, Paula. O malabarismo de ser mãe e professora na quarentena. Nova Escola, 2020. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/19529/dupla-jornada-os-desafios-das-professoras-que-sao-maes-durante-a-quarentena. Acesso em: 15 set. 2020.
SARAIVA, Karla.; TRAVERSINI, Clarice. LOCKMANN, Kamila. A educação em tempos deCOVID-19: ensino remoto e exaustão docente. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, publicação contínua: e2016289, p. 1-24. 2020. Disponível em: https://revistas.apps.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16289/209209213529. Acesso em: 30 ago. 2020.
TODOS PELA EDUCAÇÃO. Nota técnica - Ensino a distância na Educação básica frente à pandemia da COVID-19. Abril de 2020. 19 p. Disponível em: https://www.todospelaeducacao.org.br/_uploads/_posts/425.pdf?1730332266=&utm_source=conteudo-nota&utm_medium=hiperlink-download. Acesso em: 03 set. 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).