Educação Ambiental e Ensino de Ciências

reflexões e proposição baseadas na literatura infantil

Autores

  • Thaís da Salete Gomes da Silva Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0002-3259-3117
  • Samuel Penteado Urban Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Docente)
  • Ana Lidia Penteado Urban Doutoranda em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras-UNESP Araraquara

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v9i2.18014

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Ensino de Ciências, Literatura infantil

Resumo

Como fruto de reflexões resultantes do projeto de ensino “Literatura Infantil e Educação Ambiental: pensando os ensinos de geografia e ciências” e do “Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur – GEASur/UERN”, ambos institucionalizados na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), o presente texto - buscando reafirmar a importância de se inserir a criança, desde cedo, no debate científico -, tem como foco analisar as obras “O boitatá e os boitatinhas” e “Rã de três olhos”, visando refletir sobre as possibilidades de uso dessas obras junto ao Ensino de Ciências, em especial junto à Educação Ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaís da Salete Gomes da Silva, Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Samuel Penteado Urban, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Docente)

Professor do Departamento de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação e nos cursos de Pedagogia e Educação do Campo. É doutor em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. É licenciado em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho e em Geografia pela Universidade Federal de São Carlos. Coordena o Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur (GEASur) na UERN e a Curadoria de Timor-Leste e demais países do sudeste Asiático na Coordenadoria de Estudos da Ásia da Universidade Federal de Pernambuco.

 

Ana Lidia Penteado Urban, Doutoranda em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras-UNESP Araraquara

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras-UNESP Araraquara. Mestra em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras-UNESP Araraquara. Graduada em Licenciatura em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas na Educação Básica- Educação Especial - GEPEB- EDESP, desenvolvendo pesquisa nas temáticas da escolarização de pessoas com deficiência, uso dos recursos de tecnologia assistiva e temáticas sobre Educação Especial.

Referências

AZEVEDO, Fernando José Fraga de. Literatura infantil e leitores: da teoria às práticas. Lulu Press, Raleigh, N. C. 2ª Edição revista e ampliada, 2014.
BENEDITO. Mozar; BELTRÃO. Halina. O boitatá e os boitatinhas. São Paulo: Editora Boitempo, 2019.
BOITEMPO. Blog da Boitempo. Chegaram os primeiros livros do selo infantil da Boitempo, o Boitatá!, 2015. Disponível em: https://blogdaboitempo.com.br/2015/12/04/chegaram-os-primeiros-livros-do-selo-infantil-da-boitempo-o-boitata/. Acesso em: 10 ago 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2017.
BRAYNER, Flávio Henrique Albert. Como salvar a educação (e o sujeito) pela literatura: sobre Philippe Meirieu e Jorge Larrosa. Revista Brasileira de Educação, p. 63-72, 2005.
CADEMARTORI, Lígia. O que é literatura infantil?. Rio de Janeiro: Editora Brasiliense, 2010.
COELHO, Nelly Novaes. O conto de fadas: Símbolos, mitos, aquétipos. São Paulo: Editora Paulinas, 2012.
DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
DIAS, Bárbara de Castro; BOMFIM, Alexandre Maia do. A “teoria do fazer” em educação ambiental crítica: uma reflexão construída em contraposição à Educação Ambiental Conservadora. In: Anais VIII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Campinas/SP, 2011.
DIOS, Olga de. Rã de três olhos. São Paulo: Boitatá, 2018.
FERREIRA, Manuela; SARMENTO, Manuel. J. Subjectividade e bem-estar das crianças: (in) visibilidade e voz. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, SP: UFSCar, v.2, no. 2, p. 60-91, nov. 2008. Disponível em http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/19. Acesso em: 11 fev. 2021.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa? São Paulo, v. 5, n. 61, 2002
LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira: histórias e história. São Paulo: Editora Ática, 2007.
LINSINGEN, Luana von. Alguns motivos para trazer a literatura infantil para a aula de Ciências. Ciência & Ensino (USP), vol. 2, n. 2, junho de 2008b. Disponível em: http://moodle.stoa.usp.br/mod/resource/view.php?id=44150. Acesso em: 10 ago 2022.
LINSINGEN, Luana von. Literatura infantil no ensino de Ciências: articulações a partir da análise de uma coleção de livros. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, 2008a. 121p.
LORENZETTI, Leonir; DELIZOICOV, Demétrio. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 3, p. 45-61, 2001.
MELO, Alessandro de; RIBEIRO, Débora; DOMINICO, Eliane. Interculturalidade e a temática indígena na educação infantil. Acta Scientiarum. Education, v. 42, p. e43470, 2020.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.); DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 34 ed. Petrópolis- RJ, Vozes, 2015.
SANTOS, Milton. Encontro com Milton Santos – ou o mundo global visto do lado de cá. Direção de Silvio Tendler. Rio de Janeiro, 2007.
SEDANO, Luciana. Ciência e literatura: um encontro possível. In: CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2019.
URBAN, Samuel Penteado. Educação Científica e Literatura Infantil: reflexões e proposições acerca da obra “Rã de três olhos” de Olga de Dios. In: Anais XIII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XIII ENPEC, 2021

Downloads

Publicado

01.12.2022

Como Citar

Thaís da Salete Gomes da Silva, Samuel Penteado Urban, & Ana Lidia Penteado Urban. (2022). Educação Ambiental e Ensino de Ciências: reflexões e proposição baseadas na literatura infantil. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 9(2), 1–14. https://doi.org/10.47401/revisea.v9i2.18014

Edição

Seção

Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.