Educação Ambiental e Ensino de Ciências

reflexões e proposição baseadas na literatura infantil

Authors

  • Thaís da Salete Gomes da Silva Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0002-3259-3117
  • Samuel Penteado Urban Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Docente)
  • Ana Lidia Penteado Urban Doutoranda em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras-UNESP Araraquara

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v9i2.18014

Keywords:

Educação Ambiental, Ensino de Ciências, Literatura infantil

Abstract

As a result of reflections resulting from the teaching project "Children's Literature and Environmental Education: thinking about the teaching of geography and science" and the "Group of Studies in Environmental Education from el Sur - GEASur/UERN", both institutionalized at the State University of Rio de Janeiro Grande do Norte (UERN), the present text - seeking to reaffirm the importance of inserting the child, from an early age, in the scientific debate - focuses on analyzing the works "O boitatá e os boitatinhas" and "Rã de Três Olhos", aiming to reflect on the possibilities of using these works in Science Teaching, especially in Environmental Education.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Thaís da Salete Gomes da Silva, Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Samuel Penteado Urban, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Docente)

Professor do Departamento de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação e nos cursos de Pedagogia e Educação do Campo. É doutor em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. É licenciado em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho e em Geografia pela Universidade Federal de São Carlos. Coordena o Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur (GEASur) na UERN e a Curadoria de Timor-Leste e demais países do sudeste Asiático na Coordenadoria de Estudos da Ásia da Universidade Federal de Pernambuco.

 

Ana Lidia Penteado Urban, Doutoranda em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras-UNESP Araraquara

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras-UNESP Araraquara. Mestra em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras-UNESP Araraquara. Graduada em Licenciatura em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas na Educação Básica- Educação Especial - GEPEB- EDESP, desenvolvendo pesquisa nas temáticas da escolarização de pessoas com deficiência, uso dos recursos de tecnologia assistiva e temáticas sobre Educação Especial.

References

AZEVEDO, Fernando José Fraga de. Literatura infantil e leitores: da teoria às práticas. Lulu Press, Raleigh, N. C. 2ª Edição revista e ampliada, 2014.
BENEDITO. Mozar; BELTRÃO. Halina. O boitatá e os boitatinhas. São Paulo: Editora Boitempo, 2019.
BOITEMPO. Blog da Boitempo. Chegaram os primeiros livros do selo infantil da Boitempo, o Boitatá!, 2015. Disponível em: https://blogdaboitempo.com.br/2015/12/04/chegaram-os-primeiros-livros-do-selo-infantil-da-boitempo-o-boitata/. Acesso em: 10 ago 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2017.
BRAYNER, Flávio Henrique Albert. Como salvar a educação (e o sujeito) pela literatura: sobre Philippe Meirieu e Jorge Larrosa. Revista Brasileira de Educação, p. 63-72, 2005.
CADEMARTORI, Lígia. O que é literatura infantil?. Rio de Janeiro: Editora Brasiliense, 2010.
COELHO, Nelly Novaes. O conto de fadas: Símbolos, mitos, aquétipos. São Paulo: Editora Paulinas, 2012.
DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
DIAS, Bárbara de Castro; BOMFIM, Alexandre Maia do. A “teoria do fazer” em educação ambiental crítica: uma reflexão construída em contraposição à Educação Ambiental Conservadora. In: Anais VIII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Campinas/SP, 2011.
DIOS, Olga de. Rã de três olhos. São Paulo: Boitatá, 2018.
FERREIRA, Manuela; SARMENTO, Manuel. J. Subjectividade e bem-estar das crianças: (in) visibilidade e voz. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, SP: UFSCar, v.2, no. 2, p. 60-91, nov. 2008. Disponível em http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/19. Acesso em: 11 fev. 2021.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa? São Paulo, v. 5, n. 61, 2002
LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira: histórias e história. São Paulo: Editora Ática, 2007.
LINSINGEN, Luana von. Alguns motivos para trazer a literatura infantil para a aula de Ciências. Ciência & Ensino (USP), vol. 2, n. 2, junho de 2008b. Disponível em: http://moodle.stoa.usp.br/mod/resource/view.php?id=44150. Acesso em: 10 ago 2022.
LINSINGEN, Luana von. Literatura infantil no ensino de Ciências: articulações a partir da análise de uma coleção de livros. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, 2008a. 121p.
LORENZETTI, Leonir; DELIZOICOV, Demétrio. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 3, p. 45-61, 2001.
MELO, Alessandro de; RIBEIRO, Débora; DOMINICO, Eliane. Interculturalidade e a temática indígena na educação infantil. Acta Scientiarum. Education, v. 42, p. e43470, 2020.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.); DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 34 ed. Petrópolis- RJ, Vozes, 2015.
SANTOS, Milton. Encontro com Milton Santos – ou o mundo global visto do lado de cá. Direção de Silvio Tendler. Rio de Janeiro, 2007.
SEDANO, Luciana. Ciência e literatura: um encontro possível. In: CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2019.
URBAN, Samuel Penteado. Educação Científica e Literatura Infantil: reflexões e proposições acerca da obra “Rã de três olhos” de Olga de Dios. In: Anais XIII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XIII ENPEC, 2021

Published

2022-12-01

How to Cite

Thaís da Salete Gomes da Silva, Samuel Penteado Urban, & Ana Lidia Penteado Urban. (2022). Educação Ambiental e Ensino de Ciências: reflexões e proposição baseadas na literatura infantil. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 9(2), 1–14. https://doi.org/10.47401/revisea.v9i2.18014

Issue

Section

Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.