Educação Ambiental e Ensino de Ciências

reflexões e proposição baseadas na literatura infantil

Autores/as

  • Thaís da Salete Gomes da Silva Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0002-3259-3117
  • Samuel Penteado Urban Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Docente)
  • Ana Lidia Penteado Urban Doutoranda em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras-UNESP Araraquara

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v9i2.18014

Palabras clave:

Educação Ambiental, Ensino de Ciências, Literatura infantil

Resumen

Como resultado de las reflexiones resultantes del proyecto didáctico "Literatura Infantil y Educación Ambiental: pensando la enseñanza de la geografía y las ciencias" y del "Grupo de Estudios en Educación Ambiental del Sur - GEASur/UERN", ambos institucionalizados en la Universidad Estatal de Rio de Janeiro Grande do Norte (UERN), el presente texto - buscando reafirmar la importancia de insertar al niño, desde temprana edad, en el debate científico - se centra en analizar las obras "O boitatá e os boitatinhas" y "Rã de Três Olhos", con el objetivo de reflexionar sobre las posibilidades de utilización de estas obras en la Enseñanza de las Ciencias, especialmente en la Educación Ambiental.

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Biografía del autor/a

Thaís da Salete Gomes da Silva, Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Samuel Penteado Urban, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Docente)

Professor do Departamento de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação e nos cursos de Pedagogia e Educação do Campo. É doutor em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. É licenciado em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho e em Geografia pela Universidade Federal de São Carlos. Coordena o Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur (GEASur) na UERN e a Curadoria de Timor-Leste e demais países do sudeste Asiático na Coordenadoria de Estudos da Ásia da Universidade Federal de Pernambuco.

 

Ana Lidia Penteado Urban, Doutoranda em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras-UNESP Araraquara

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras-UNESP Araraquara. Mestra em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras-UNESP Araraquara. Graduada em Licenciatura em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas na Educação Básica- Educação Especial - GEPEB- EDESP, desenvolvendo pesquisa nas temáticas da escolarização de pessoas com deficiência, uso dos recursos de tecnologia assistiva e temáticas sobre Educação Especial.

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Publicado

2022-12-01

Cómo citar

Thaís da Salete Gomes da Silva, Samuel Penteado Urban, & Ana Lidia Penteado Urban. (2022). Educação Ambiental e Ensino de Ciências: reflexões e proposição baseadas na literatura infantil. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 9(2), 1–14. https://doi.org/10.47401/revisea.v9i2.18014

Número

Sección

Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta

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