Educação Ambiental e Ensino de Ciências
reflexões e proposição baseadas na literatura infantil
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v9i2.18014Palabras clave:
Educação Ambiental, Ensino de Ciências, Literatura infantilResumen
Como resultado de las reflexiones resultantes del proyecto didáctico "Literatura Infantil y Educación Ambiental: pensando la enseñanza de la geografía y las ciencias" y del "Grupo de Estudios en Educación Ambiental del Sur - GEASur/UERN", ambos institucionalizados en la Universidad Estatal de Rio de Janeiro Grande do Norte (UERN), el presente texto - buscando reafirmar la importancia de insertar al niño, desde temprana edad, en el debate científico - se centra en analizar las obras "O boitatá e os boitatinhas" y "Rã de Três Olhos", con el objetivo de reflexionar sobre las posibilidades de utilización de estas obras en la Enseñanza de las Ciencias, especialmente en la Educación Ambiental.
Descargas
Citas
BENEDITO. Mozar; BELTRÃO. Halina. O boitatá e os boitatinhas. São Paulo: Editora Boitempo, 2019.
BOITEMPO. Blog da Boitempo. Chegaram os primeiros livros do selo infantil da Boitempo, o Boitatá!, 2015. Disponível em: https://blogdaboitempo.com.br/2015/12/04/chegaram-os-primeiros-livros-do-selo-infantil-da-boitempo-o-boitata/. Acesso em: 10 ago 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2017.
BRAYNER, Flávio Henrique Albert. Como salvar a educação (e o sujeito) pela literatura: sobre Philippe Meirieu e Jorge Larrosa. Revista Brasileira de Educação, p. 63-72, 2005.
CADEMARTORI, Lígia. O que é literatura infantil?. Rio de Janeiro: Editora Brasiliense, 2010.
COELHO, Nelly Novaes. O conto de fadas: Símbolos, mitos, aquétipos. São Paulo: Editora Paulinas, 2012.
DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
DIAS, Bárbara de Castro; BOMFIM, Alexandre Maia do. A “teoria do fazer” em educação ambiental crítica: uma reflexão construída em contraposição à Educação Ambiental Conservadora. In: Anais VIII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Campinas/SP, 2011.
DIOS, Olga de. Rã de três olhos. São Paulo: Boitatá, 2018.
FERREIRA, Manuela; SARMENTO, Manuel. J. Subjectividade e bem-estar das crianças: (in) visibilidade e voz. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, SP: UFSCar, v.2, no. 2, p. 60-91, nov. 2008. Disponível em http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/19. Acesso em: 11 fev. 2021.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa? São Paulo, v. 5, n. 61, 2002
LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira: histórias e história. São Paulo: Editora Ática, 2007.
LINSINGEN, Luana von. Alguns motivos para trazer a literatura infantil para a aula de Ciências. Ciência & Ensino (USP), vol. 2, n. 2, junho de 2008b. Disponível em: http://moodle.stoa.usp.br/mod/resource/view.php?id=44150. Acesso em: 10 ago 2022.
LINSINGEN, Luana von. Literatura infantil no ensino de Ciências: articulações a partir da análise de uma coleção de livros. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, 2008a. 121p.
LORENZETTI, Leonir; DELIZOICOV, Demétrio. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 3, p. 45-61, 2001.
MELO, Alessandro de; RIBEIRO, Débora; DOMINICO, Eliane. Interculturalidade e a temática indígena na educação infantil. Acta Scientiarum. Education, v. 42, p. e43470, 2020.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.); DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 34 ed. Petrópolis- RJ, Vozes, 2015.
SANTOS, Milton. Encontro com Milton Santos – ou o mundo global visto do lado de cá. Direção de Silvio Tendler. Rio de Janeiro, 2007.
SEDANO, Luciana. Ciência e literatura: um encontro possível. In: CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2019.
URBAN, Samuel Penteado. Educação Científica e Literatura Infantil: reflexões e proposições acerca da obra “Rã de três olhos” de Olga de Dios. In: Anais XIII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XIII ENPEC, 2021
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).