Jogo de tabuleiro “Efeito Estufa vs. Meio Ambiente” como material de apoio pedagógico interdisciplinar
Efeito Estufa vs. Meio Ambiente, jogo de tabuleiro para o Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v10i.17575Palavras-chave:
Educação Ambiental, Aprendizagem, InterdisciplinaridadeResumo
O aquecimento global é um fenômeno natural, bastante comentado no cotidiano. Trabalhar um jogo lúdico sobre o efeito estufa, além de incentivar os alunos na conscientização do cuidado com o meio ambiente, favorece a aprendizagem significativa. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um jogo de tabuleiro sobre o efeito estufa como tema transversal no estudo dos gases, como material de apoio pedagógico interdisciplinar de forma a contribuir nas atividades de Educação Ambiental para o 1º Ano do Ensino Médio. O jogo Efeito Estufa vs. Meio Ambiente é constituído de um tabuleiro, peões, dado, cartas de desafios, sorte e de perguntas e respostas, além de uma cartilha sobre regras do jogo e um experimento científico. O jogo foi validado através de um questionário por 102 docentes com aplicação no 1º Ano do Ensino Médio. O jogo desenvolvido contribui para um ensino-aprendizagem sobre o efeito estufa, ensino dos gases e despertando uma consciência ambiental nos alunos de forma interdisciplinar, descontraída e espontânea.
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