Jogo de tabuleiro “Efeito Estufa vs. Meio Ambiente” como material de apoio pedagógico interdisciplinar

Efeito Estufa vs. Meio Ambiente, jogo de tabuleiro para o Ensino Médio

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v10i.17575

Palabras clave:

Educación ambiental, aprendizaje, interdisciplinariedad

Resumen

El calentamiento global es un fenómeno natural, ampliamente discutido en la vida cotidiana. Trabajar con un juego lúdico sobre el efecto invernadero, además de incentivar a los estudiantes a tomar conciencia sobre el cuidado del medio ambiente, favorece el aprendizaje significativo. El objetivo de este trabajo fue desarrollar un juego de mesa sobre el efecto invernadero como tema transversal en el estudio de los gases, como material de apoyo pedagógico interdisciplinario con el fin de contribuir a las actividades de Educación Ambiental para el 1° Año de la Enseñanza Media. El juego Efeito Estufa vs. Meio Ambiente consta de un tablero, peones, dados, cartas de desafío, suerte y preguntas y respuestas, así como un folleto con las reglas del juego y un experimento científico. El juego fue validado a través de un cuestionario por 102 docentes aplicado en el 1er Año de la Enseñanza Media. El juego desarrollado contribuye a enseñar y aprender sobre el efecto invernadero, enseñando sobre los gases y despertando una conciencia ambiental en los alumnos de una forma interdisciplinar, relajada y espontánea.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Andrea Maria da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Sergipe (1999), mestrado (2003) em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe e doutorado em Química (2012) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química, atuando principalmente nos seguintes temas: sustentabilidade, resíduos agrícolas, biotecnologia, resíduos agrícolas e biotransformação, determinação de pesticidas em água e alimentos por SPE e GC/MS.

Paulo Cabral Filho, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em Biomedicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE - 2011). Mestre pelo programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas (PPGCB - UFPE - 2013) e Doutor em Ciências Biológicas pelo PPGCB-UFPE (2016) com período sanduíche na Universidade de Coimbra - Portugal (2014) e atualmente é Professor Adjunto do departamento de Biofísica e Radiobiologia do Centro de Biociências da UFPE, professor permanente dos Programas de Pós Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB - CAPES 4) e Ciencias Biológicas (PPGCB - CAPES 5), Vice-Coordenador do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (Gestão 2019 - 2023) e compõe o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASIS/INEP/MEC). Tem experiência em Biofotônica (microscopias de fluorescência e citometria de fluxo) e Nanobiotecnologia. Atua na área de síntese e caracterização de nanocristais fluorescentes de semicondutores - Quantum Dots, além de conjugá-los a moléculas biológicas, como anticorpos e lectinas (anti-A, anti-B, anti-H, Lectina ligadora de manose (MBL), Concanavalina-A, Transferrina, Crammoll e Ácido Fólico) para aplicação como marcadores celulares. Tem atuado também na linha de pesquisa com inativação fotodinâmica antimicrobiana.

Citas

BOFF, Leonardo. Saber cuidar: ética do humano, compaixão pela terra. 6. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1999, P. 134.

CAMAS, Nuria Pons Vilardell; BRITO, Glaucia da Silva. Metodologias ativas: uma discussão acerca das possibilidades práticas na educação continuada de professores do ensino superior. Revista Diálogo Educacional. Curitiba, 1981. Disponível em: <https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/1981-416X.17.052.DS01>. Acesso em: 04 de jan. de 2017.
CAMPOS, Luciana Maria Lunardi; FELICIO, Ana Karina Calahani; BORTOLOTTO, Tania Mara Azambuja. A produção de jogos didáticos para o ensino de Ciências e Biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Caderno dos Núcleos de Ensino, p. 35-48, 2003.
CAPES. Produção Técnica GT. Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Brasília, 2019. Disponível em: <https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/10062019-producao-tecnica-pdf>. Acesso em: 26 de abr. 2022.
CARRETTA, Marcelo La. Tutorial Como fazer Jogos de Tabuleiro: Manual Prático. Proceedings of SB Games: SBC, 2018.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
FERRI, Kathynne Carvalho Freitas.; SOARES, Lavínia Maria. O Jogo de Tabuleiro como Recurso didático no Ensino Médio: Uma contextualização do Ensino de Química. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, GO, p. 315-327, 2015. Disponível em: <http://revistas.ifg.edu.br/semlic/article/view/522>. Acesso em: 15 jul. 2021.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a Educação Infantil: Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
MORAIS, Rarikmilkrai Lima O Uso de Aplicativo Sobre Aquecimento Global na Educação básica. 2018. 61 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Recife, 2018.
PINTO, Leandro Trindade. O uso de jogos didáticos no ensino de ciências no primeiro segmento do ensino fundamental da rede municipal pública de Duque de Caxias. 2009. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2009.
SACRISTÁN Gimeno; GÓMEZ, Perés. Compreender e Transformar o Ensino, 4º ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
SALOMÃO. Hage Antônio Soares. A importância do Lúdico na Educação Infantil: Enfocando a brincadeira e as situações de ensino não direcionadas. Universidade de São Carlos, 2007.
SANTOS, Júlio César Ferreira. Aprendizagem Significativa: modalidades de aprendizagem e o papel do professor. Porto Alegre: Mediação, 2008.
SOARES, Mágda. Jogos para o Ensino de Química: Teoria, métodos e aplicações. Guarapari-ES, Libris, 2008.
VENITE, Kássia Karen Castro. et al. Termodinâmica e o efeito estufa: uma proposta para o ensino de física. Anais IV CONEDU, Campina Grande, Realize Editora, 2017. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/38677>. Acesso em: 14 set. 2020.

Publicado

2023-06-23

Cómo citar

Maria da Silva, A., & Cabral Filho, P. (2023). Jogo de tabuleiro “Efeito Estufa vs. Meio Ambiente” como material de apoio pedagógico interdisciplinar: Efeito Estufa vs. Meio Ambiente, jogo de tabuleiro para o Ensino Médio. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 10, 1–16. https://doi.org/10.47401/revisea.v10i.17575

Número

Sección

Fluxo contínuo

Artículos similares

1 2 3 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.