Jogo de tabuleiro “Efeito Estufa vs. Meio Ambiente” como material de apoio pedagógico interdisciplinar

Efeito Estufa vs. Meio Ambiente, jogo de tabuleiro para o Ensino Médio

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.47401/revisea.v10i.17575

Mots-clés :

Educação Ambiental, Aprendizagem, Interdisciplinaridade

Résumé

Le réchauffement climatique est un phénomène naturel, largement discuté dans la vie de tous les jours. Travailler avec un jeu ludique sur l'effet de serre, en plus d'inciter les élèves à prendre conscience de la protection de l'environnement, favorise un apprentissage significatif. L'objectif de ce travail était de développer un jeu de société sur l'effet de serre comme thème transversal dans l'étude des gaz, comme support pédagogique interdisciplinaire afin de contribuer aux activités d'Education à l'Environnement pour la 1ère Année du Lycée. Le jeu "Efeito Estufa vs. Meio ambiente" se compose d'un plateau, de pions, de dés, de cartes défi, chance et questions-réponses, ainsi que d'un livret sur les règles du jeu et d'une expérience scientifique. Le jeu a été validé au travers d'un questionnaire par 102 enseignants postulés en 1ère Année de Lycée. Le jeu développé contribue à l'enseignement et à l'apprentissage de l'effet de serre, à l'enseignement des gaz et à l'éveil d'une conscience environnementale chez les élèves de manière interdisciplinaire, détendue et spontanée.

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Bibliographies de l'auteur

Andrea Maria da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Sergipe (1999), mestrado (2003) em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe e doutorado em Química (2012) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química, atuando principalmente nos seguintes temas: sustentabilidade, resíduos agrícolas, biotecnologia, resíduos agrícolas e biotransformação, determinação de pesticidas em água e alimentos por SPE e GC/MS.

Paulo Cabral Filho, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em Biomedicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE - 2011). Mestre pelo programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas (PPGCB - UFPE - 2013) e Doutor em Ciências Biológicas pelo PPGCB-UFPE (2016) com período sanduíche na Universidade de Coimbra - Portugal (2014) e atualmente é Professor Adjunto do departamento de Biofísica e Radiobiologia do Centro de Biociências da UFPE, professor permanente dos Programas de Pós Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB - CAPES 4) e Ciencias Biológicas (PPGCB - CAPES 5), Vice-Coordenador do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (Gestão 2019 - 2023) e compõe o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASIS/INEP/MEC). Tem experiência em Biofotônica (microscopias de fluorescência e citometria de fluxo) e Nanobiotecnologia. Atua na área de síntese e caracterização de nanocristais fluorescentes de semicondutores - Quantum Dots, além de conjugá-los a moléculas biológicas, como anticorpos e lectinas (anti-A, anti-B, anti-H, Lectina ligadora de manose (MBL), Concanavalina-A, Transferrina, Crammoll e Ácido Fólico) para aplicação como marcadores celulares. Tem atuado também na linha de pesquisa com inativação fotodinâmica antimicrobiana.

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Publiée

2023-06-23

Comment citer

Maria da Silva, A., & Cabral Filho, P. (2023). Jogo de tabuleiro “Efeito Estufa vs. Meio Ambiente” como material de apoio pedagógico interdisciplinar: Efeito Estufa vs. Meio Ambiente, jogo de tabuleiro para o Ensino Médio. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 10, 1–16. https://doi.org/10.47401/revisea.v10i.17575

Numéro

Rubrique

Fluxo contínuo