Jogo de tabuleiro “Efeito Estufa vs. Meio Ambiente” como material de apoio pedagógico interdisciplinar

Efeito Estufa vs. Meio Ambiente, jogo de tabuleiro para o Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v10i.17575

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Aprendizagem, Interdisciplinaridade

Resumo

O aquecimento global é um fenômeno natural, bastante comentado no cotidiano. Trabalhar um jogo lúdico sobre o efeito estufa, além de incentivar os alunos na conscientização do cuidado com o meio ambiente, favorece a aprendizagem significativa. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um jogo de tabuleiro sobre o efeito estufa como tema transversal no estudo dos gases, como material de apoio pedagógico interdisciplinar de forma a contribuir nas atividades de Educação Ambiental para o 1º Ano do Ensino Médio. O jogo Efeito Estufa vs. Meio Ambiente é constituído de um tabuleiro, peões, dado, cartas de desafios, sorte e de perguntas e respostas, além de uma cartilha sobre regras do jogo e um experimento científico. O jogo foi validado através de um questionário por 102 docentes com aplicação no 1º Ano do Ensino Médio. O jogo desenvolvido contribui para um ensino-aprendizagem sobre o efeito estufa, ensino dos gases e despertando uma consciência ambiental nos alunos de forma interdisciplinar, descontraída e espontânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrea Maria da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Sergipe (1999), mestrado (2003) em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe e doutorado em Química (2012) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química, atuando principalmente nos seguintes temas: sustentabilidade, resíduos agrícolas, biotecnologia, resíduos agrícolas e biotransformação, determinação de pesticidas em água e alimentos por SPE e GC/MS.

Paulo Cabral Filho, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em Biomedicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE - 2011). Mestre pelo programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas (PPGCB - UFPE - 2013) e Doutor em Ciências Biológicas pelo PPGCB-UFPE (2016) com período sanduíche na Universidade de Coimbra - Portugal (2014) e atualmente é Professor Adjunto do departamento de Biofísica e Radiobiologia do Centro de Biociências da UFPE, professor permanente dos Programas de Pós Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB - CAPES 4) e Ciencias Biológicas (PPGCB - CAPES 5), Vice-Coordenador do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (Gestão 2019 - 2023) e compõe o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASIS/INEP/MEC). Tem experiência em Biofotônica (microscopias de fluorescência e citometria de fluxo) e Nanobiotecnologia. Atua na área de síntese e caracterização de nanocristais fluorescentes de semicondutores - Quantum Dots, além de conjugá-los a moléculas biológicas, como anticorpos e lectinas (anti-A, anti-B, anti-H, Lectina ligadora de manose (MBL), Concanavalina-A, Transferrina, Crammoll e Ácido Fólico) para aplicação como marcadores celulares. Tem atuado também na linha de pesquisa com inativação fotodinâmica antimicrobiana.

Referências

BOFF, Leonardo. Saber cuidar: ética do humano, compaixão pela terra. 6. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1999, P. 134.

CAMAS, Nuria Pons Vilardell; BRITO, Glaucia da Silva. Metodologias ativas: uma discussão acerca das possibilidades práticas na educação continuada de professores do ensino superior. Revista Diálogo Educacional. Curitiba, 1981. Disponível em: <https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/1981-416X.17.052.DS01>. Acesso em: 04 de jan. de 2017.
CAMPOS, Luciana Maria Lunardi; FELICIO, Ana Karina Calahani; BORTOLOTTO, Tania Mara Azambuja. A produção de jogos didáticos para o ensino de Ciências e Biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Caderno dos Núcleos de Ensino, p. 35-48, 2003.
CAPES. Produção Técnica GT. Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Brasília, 2019. Disponível em: <https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/10062019-producao-tecnica-pdf>. Acesso em: 26 de abr. 2022.
CARRETTA, Marcelo La. Tutorial Como fazer Jogos de Tabuleiro: Manual Prático. Proceedings of SB Games: SBC, 2018.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
FERRI, Kathynne Carvalho Freitas.; SOARES, Lavínia Maria. O Jogo de Tabuleiro como Recurso didático no Ensino Médio: Uma contextualização do Ensino de Química. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, GO, p. 315-327, 2015. Disponível em: <http://revistas.ifg.edu.br/semlic/article/view/522>. Acesso em: 15 jul. 2021.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a Educação Infantil: Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
MORAIS, Rarikmilkrai Lima O Uso de Aplicativo Sobre Aquecimento Global na Educação básica. 2018. 61 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Recife, 2018.
PINTO, Leandro Trindade. O uso de jogos didáticos no ensino de ciências no primeiro segmento do ensino fundamental da rede municipal pública de Duque de Caxias. 2009. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2009.
SACRISTÁN Gimeno; GÓMEZ, Perés. Compreender e Transformar o Ensino, 4º ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
SALOMÃO. Hage Antônio Soares. A importância do Lúdico na Educação Infantil: Enfocando a brincadeira e as situações de ensino não direcionadas. Universidade de São Carlos, 2007.
SANTOS, Júlio César Ferreira. Aprendizagem Significativa: modalidades de aprendizagem e o papel do professor. Porto Alegre: Mediação, 2008.
SOARES, Mágda. Jogos para o Ensino de Química: Teoria, métodos e aplicações. Guarapari-ES, Libris, 2008.
VENITE, Kássia Karen Castro. et al. Termodinâmica e o efeito estufa: uma proposta para o ensino de física. Anais IV CONEDU, Campina Grande, Realize Editora, 2017. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/38677>. Acesso em: 14 set. 2020.

Publicado

23.06.2023

Como Citar

Maria da Silva, A., & Cabral Filho, P. (2023). Jogo de tabuleiro “Efeito Estufa vs. Meio Ambiente” como material de apoio pedagógico interdisciplinar: Efeito Estufa vs. Meio Ambiente, jogo de tabuleiro para o Ensino Médio. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 10, 1–16. https://doi.org/10.47401/revisea.v10i.17575

Edição

Seção

Fluxo contínuo

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.