Design Thinking na Educação Ambiental: a problemática do Eucalyptus Urophylla S.T. Blake em uma escola do extremo sul baiano

Autores

  • Eli Shuab Carvalho Lima Universidade Federal do Sul da Bahia
  • Ageu Santos Oliveira Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC
  • Sindiany Suelen Caduda dos Santos Universidade Federal de Sergipe – UFS

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v7i2.13572

Palavras-chave:

Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem. Investigação. Metodologias Ativas. Protagonismo dos estudantes.

Resumo

O Design Thinking (DT) é uma metodologia ativa que promove o protagonismo de estudantes mediante a resolução de um desafio/problema. Objetiva-se identificar os benefícios da aplicação da metodologia Design Thinking, no estímulo e valorização do protagonismo de estudantes quanto ao debate sobre a monocultura do eucalipto (Eucalyptus urophylla S.T. Blake) em uma escola de Teixeira de Freitas, Bahia. Observou-se sistematicamente habilidades previamente definidas durante o desenvolvimento das cinco etapas do DT: Descoberta, Interpretação, Ideação, Experimentação e Evolução. Numa escala entre insatisfatória, aceitável e exemplar, seguindo a metodologia do Buck Institute For Education, O desempenho dos estudantes foi classificado como exemplar em quase todas as etapas; com exceção da habilidade proposição de ideias, classificada como aceitável. O trabalho revela a importância da utilização de metodologias ativas nas escolas para estimular o protagonismo dos jovens; valorizar saberes comum e científico; ampliar o debate de problemas socioambientais e transformar as ações dos sujeitos, pressupostos essenciais da Educação Ambiental Crítica.

 

Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem. Investigação. Metodologias Ativas. Protagonismo dos estudantes.

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Biografia do Autor

Eli Shuab Carvalho Lima, Universidade Federal do Sul da Bahia

Eli Shuab Carvalho Lima é graduando em Licenciatura Interdisciplinar em Ciências da Natureza pela Universidade do Federal do Sul da Bahia – UFSB/Campus Paulo Freire. E-mail: elishuab.lima@gmail.com ORCID 0000-0001-6036-6010

Ageu Santos Oliveira , Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC

Ageu Santos Oliveira é mestrando do programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática – PPGECM na Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC/Campus Soane Nazaré de Andrade. Licenciado em Licenciatura Interdisciplinar em Ciências da Natureza pela Universidade do Federal do Sul da Bahia – UFSB/Campus Paulo Freire. E-mail: ageusantos1@gmail.com ORCID 0000-0002-7518-6001

Sindiany Suelen Caduda dos Santos , Universidade Federal de Sergipe – UFS

Sindiany Suelen Caduda dos Santos é Professora Adjunta da Universidade Federal de Sergipe – UFS/Campus do Sertão. Licenciada em Biologia pela Universidade Federal de Sergipe – UFS/Campus São Cristóvão. Mestre e Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Área da Capes: Ciências Ambientais) pela Universidade Federal de Sergipe – PRODEMA/UFS. E-mail: sindianyufs@gmail.com ORCID: 000-0003-1766-9440

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Publicado

14.12.2020

Como Citar

Carvalho Lima, E. S., Santos Oliveira, A., & Suelen Caduda dos Santos , S. . (2020). Design Thinking na Educação Ambiental: a problemática do Eucalyptus Urophylla S.T. Blake em uma escola do extremo sul baiano. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 7(2), 1–18. https://doi.org/10.47401/revisea.v7i2.13572