A educação ambiental no Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe – CODAP

concepções e práticas

Autores

  • Eliane Terezinha Farias Domingues Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Campus Pato Branco.
  • Maria Inêz Oliveira Araújo Universidade Federal de Sergipe https://orcid.org/0000-0003-2429-1175

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v8i2.17622

Palavras-chave:

CODAP., Educação Ambiental, Interdisciplinaridade, Práticas Docentes

Resumo

O presente artigo tem como objetivo geral compreender como a EA está presente nas concepções e práticas dos docentes do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (CODAP). A pesquisa é de abordagem qualitativa, com inspiração fenomenológica. Constatou-se que dos oito entrevistados, cinco possuem uma concepção de Meio Ambiente naturalista e/ou antropocêntrica concebendo a EA num viés preservacionista e/ou conservacionista e três entendem o Meio Ambiente como complexo, percebendo a EA de maneira crítica. Concluiu-se, que as concepções que os docentes possuem de Meio Ambiente e EA fundamentam suas práticas. Desse modo, comprovou-se que a concepção naturalista de Meio Ambiente e preservacionista de EA, bem como, a antropocêntrica de Meio Ambiente e conservacionista de EA, motivou atividades pontuais e isoladas, promovendo um saber acrítico. Já as práticas realizadas de maneira crítica e contextualizada balizaram-se num entendimento que vê o Meio Ambiente como complexo e EA numa concepção crítica.

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Biografia do Autor

Eliane Terezinha Farias Domingues, Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Campus Pato Branco.

Licenciada em Pedagogia, Especialista em Metodologia do Ensino Tecnológico e Mestre em Educação. Pedagoga da Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Campus Pato Branco.

Maria Inêz Oliveira Araújo, Universidade Federal de Sergipe

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Sergipe (1981), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (1996), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2004) e pós-doutora pela Universidade do Porto, com bolsa da CAPES. Professora Titular da Universidade Federal de Sergipe, desenvolvendo suas atividades acadêmicas de graduação no curso de Pedagogia, ministrando as disciplinas Educação e Ética Ambiental, Ensino de Ciências Séries Iniciais e Seminários Integradores e no Curso Licenciatura em Ciências Biológicas, orientando monografia; professora do Programa de Pós-Graduação em Educação como professora da disciplina Pesquisa em Educação e orientadora do mestrado e doutorado. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa de Educação Ambiental do estado de Sergipe - GEPEASE e pesquisadora da Sala Verde na UFS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental, ensino de Ciências e Biologia, metodologia e formação de professores. Professora Titular aposentada, com vínculo de professora voluntária no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe

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Publicado

27.06.2022

Como Citar

Eliane Terezinha Farias Domingues, & Maria Inêz Oliveira Araújo. (2022). A educação ambiental no Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe – CODAP: concepções e práticas. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 8(2), 1–11. https://doi.org/10.47401/revisea.v8i2.17622

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