A dimensão ambiental na proposta pedagógico-curricular para a formação de pedagogos e pedagogas

Autores

  • Cássia Machado Ribeiro Dantas Universidade Federal de Sergipe
  • Maria Inêz Oliveira Araújo Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v8i1.16065

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Formação inicial, Pedagogia

Resumo

A pedagogia como campo de conhecimento e investigação ou ciência prática da educação que estuda o fenômeno educativo em sua globalidade/complexidade perpassa a implementação da Educação Ambiental. Este texto objetiva explicitar como a proposta pedagógico-curricular do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe (UFS)/São Cristóvão contribui para a formação de professores(as) na perspectiva ambiental. Para tanto, foi analisado o Projeto Pedagógico (PPC), bem como o currículo do curso supracitado. Verificou-se que as contribuições do conhecimento ambiental-ecológico para o campo da Educação Ambiental são incipientes e se conjectura sua possibilidade a partir da disciplina Educação e Ética Ambiental, a qual compõe o núcleo de estudos básicos e, mais especificamente, o eixo campos do conhecimento educacional, uma vez que esse núcleo articulará princípios e concepções de diferentes áreas do conhecimento com pertinência ao campo da pedagogia e dos estudos das relações entre a educação e as problemáticas centrais da sociedade contemporânea, dentre elas a sustentabilidade.

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Biografia do Autor

Cássia Machado Ribeiro Dantas, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Especialista em Gestão de Pessoas. Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFS).

Maria Inêz Oliveira Araújo, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental do estado de Sergipe (GEPEASE).

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Publicado

22.07.2021

Como Citar

Cássia Machado Ribeiro Dantas, & Maria Inêz Oliveira Araújo. (2021). A dimensão ambiental na proposta pedagógico-curricular para a formação de pedagogos e pedagogas. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 8(1), 1–18. https://doi.org/10.47401/revisea.v8i1.16065