Vol. 9 Núm. 2 (2022): Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta

					Ver Vol. 9 Núm. 2 (2022): Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta

O atual contexto histórico global de crise sanitária desencadeada pela pandemia do coronavírus expõe a profunda crise política, econômica, ambiental, ética, e, portanto, civilizatória em que está mergulhada a humanidade. Assim, como forma de se pensar a atual conjuntura e consequentemente, fornecer elementos para se construir um outro tipo de futuro que esteja sintonizado com pautas populares, críticas e humanitárias, o presente dossiê visa apresentar estudos, discussões e reflexões acerca dos saberes e estratégias de resistências construídas nos contextos de luta pela vida e dignidade social ligadas a experiências de educação emancipadora e, sobretudo, comprometidas com a construção de um outro mundo possível.

O dossiê proposto tem como objetivo publicar relatos de experiências, pesquisas, reflexões teóricas e práticas, acerca da educação ambiental como estratégia de resistência, levando em conta práticas educativas emergentes que se desenvolvem nos contextos de lutas pela vida, terra, moradia, ambiente, saúde, alimentação, entre outras. Diante deste trabalho, pretendemos provocar reflexões no campo da educação sobre as suas bases epistemológicas e sobre novas possibilidades pedagógicas emergentes que se desenvolvem no enfrentamento dos desafios contemporâneos e futuros, sobretudo, no âmbito das fronteiras culturais, éticas, ambientais e políticas que naturalmente envolvem os processos de produção de conhecimento.

Organizadores:

Prof. Dr. Samuel Penteado Urban (UERN)

Profa. Dra. Suzani Cassiani (UFSC)

Prof. Dr. Irlan von Linsingen (UFSC)

Prof. Dr. Bruno Andrade Pinto Monteiro (UFRJ)

Publicado: 2022-12-07

Expediente

  • Expediente

    Andressa da Silva
    1-5
    DOI: https://doi.org/10.47401/revisea.v9i2.18400

Sumário

  • Sumário

    Andressa da Silva
    1-4
    DOI: https://doi.org/10.47401/revisea.v9i2.18392

Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta

  • Editorial

    Samuel Penteado Urban
    1-4
    DOI: https://doi.org/10.47401/revisea.v9i2.18387
  • Educação para as relações étnico-raciais e o racismo científico em tempos de COVID-19

    Barbara Pinheiro
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.47401/revisea.v9i2.18093
  • Um olhar do feminino sobre a natureza pensando a pandemia de COVID19

    Alice Pagan
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.47401/revisea.v9i2.18118
  • Reflexiones teórico-metodológicas y coyunturales sobre la educación en la pandemia

    Marcos Francisco Martins
    1-34
    DOI: https://doi.org/10.47401/revisea.v9i2.18100
  • Mujeres recicladoras de Río Grande del Norte y mujeres indígenas de Ceará Pedagogías de lucha y miradas en diálogo por la descolonización del cuidado

    ​Ana Gretel Echazú Böschemeier, Karlla Christine Araújo Souza, Jocyele Ferreira Marinheiro, Maria Luísa Medeiros de Macêdo
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.47401/revisea.v9i2.18322
  • La mirada de la comunidad sobre el papel de la universidad pública frente a la pandemia

    Marcius Vinicius Borges Silva, Luiza Melo de Aguiar Lira, Bruno Andrade Pinto Monteiro
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.47401/revisea.v9i2.17460
  • Mujeres, madres y maestras: experiencias y dilemas con la enseñanza remota de emergencia

    Raiany Priscila Paiva Medeiros Nonato, Maria Juliana do Nascimento , Maria Jocelma Duasrte de Lima, Francisca Elizonete de Souza Lima, Cicero Nilton Moreira da Silva
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.47401/revisea.v9i2.18032
  • Educação Ambiental e Ensino de Ciências reflexões e proposição baseadas na literatura infantil

    Thaís da Salete Gomes da Silva, Samuel Penteado Urban, Ana Lidia Penteado Urban
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.47401/revisea.v9i2.18014
  • Saberes ambientais de uma vida no campo: diálogos entre a memória biocultural de agricultores familiares e o ensino de ciências

    Júlia Kuse Taboada, Marilisa Bialvo Hoffmann
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.47401/revisea.v9i2.17328
  • Del banco de canoas fuentes orales como posibilidades para la formación de profesores en contacto con la Mata Atlántica

    Rafael Costa, Juliane de Sousa Pereira
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.47401/revisea.v9i2.18321
  • Paisajes sonoros: posibilidades para una educación ambiental desde la escucha possibilidades para uma educação ambiental a partir da escuta

    Thais Guedes Guida, Patrícia Barbosa Pereira
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.47401/revisea.v9i2.17808
  • Amílcar Cabral, o pedagogo da revolução

    Marcelo da Silva, Suzani Cassiani
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.47401/revisea.v9i2.18319