O olhar da comunidade sobre o papel da universidade pública no enfrentamento da pandemia
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v9i2.17460Palavras-chave:
Análise de Conteúdo. Pandemia. Universidade Pública. Comunidade.Resumo
Com o surgimento da pandemia do SARS-CoV-2 em 2019, tempos obscuros de uma crise sanitária escancararam a perversa desigualdade socioambiental e a incapacidade de prover os serviços públicos básicos para toda a população. Em meio a este cenário, foi promovido um curso de extensão on-line, no intuito de viabilizar o diálogo e a troca de saberes entre a sociedade e a universidade, superando o discurso da hegemonia acadêmica e substituindo pela aliança com movimentos e organizações sociais. Neste trabalho, foram analisadas as respostas dos cursistas frente ao preenchimento de formulários, tomando como pilar a análise de conteúdo de Laurence Bardin. Os participantes ponderaram sobre diálogo comunidade-universidade; o papel da universidade na pandemia; comunicação acessível para a comunidade; atividades de extensão e credibilidade das informações. Concluímos com entendimento da importância em encarar o verbo esperançar como um imperativo, não como uma forma de se conformar, mas resistir e tentar buscar soluções de forma conjunta.Downloads
Referências
BORGES, E. L. P.; WEINITSCHKE, E. D.; MORETTO NETO, L. A extensão universitária da Universidade Federal de Santa Maria do Brasil em tempos de pandemia: ações de enfrentamento à COVID-19. In: XXV Congreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública. Anais [...] Lisboa: Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento, 2020.
BURON, R. M. O papel da universidade na formação do perfil profissional. In: XXI Jornada de Pesquisa. Anais [...] Bahia: Universidade do Estado da Bahia, 2016.
FACHIN, Juliana; CAMELO DE ARAUJO, Nelma; CARVALHO DE SOUSA, Juliana. Credibilidade de informações em tempos de COVID-19. Rev. Inter. Bibliot , Medellín, v. 43, n. 3, e3, dezembro de 2020 .
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São
Paulo: Paz e Terra, 1996.
CAMPIÑO, Iván Darío Loaiza; ESPINOSA, Glória Marcela Flórez. Dinâmica ecológica das pandemias: uma reflexão importante para a educação ambiental. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 7(Especial), 1-17, 2020.
GATTI, Bernardete A. UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA: PRESENTE, PASSADO E FUTURO. Marques, Antonio Francico; SILVA, Luciene Ferreira; Machado, Vitor. (organizadores). Educação Pública como Direito: desafios e perspectivas no Brasil Contemporâneo. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2021. In: VII edição do Congresso Brasileiro de Educação.
LUNN, Peter D; Cameron A. Belton; Ciarán Lavin; Féidhlim P. McGowan; Shane Timmons; Deirdre A. Robertson. Using Behavioral Science to help fight the Coronavirus. Journal of Behavioral Public Administration, v. 3, n. 1, 2020.
POSO, F. F.; RIBEIRO, S. C. I.; SILVA, M. V. B.; MONTEIRO, B. A. P. Percepções acerca da infodemia no contexto de uma sindemia a partir de curso de extensão. Ciência Da Informação, v.51, n.1, 2022.
ROSA, Alexandre Reis. "Nós e os índices": um outro olhar sobre a pressão institucional por publicação. In: Revista de Administração de Empresas .São Paulo, v. 48, n. 4, p. 108-114, 2008.
SILVEIRA, Rogério Zanon da; MIGUEL, Marcelo Calderari; DEL MAESTRO, Maria Lúcia Kopernick. Extensão universitária no enfrentamento da COVID-19: a Universidade e o (re)configurar de projetos e ações. AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, [S.l.], v. 10, n. 1, p. 72 - 84, dez. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).