O olhar da comunidade sobre o papel da universidade pública no enfrentamento da pandemia

Autores

  • Marcius Vinicius Borges Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Luiza Melo de Aguiar Lira Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Bruno Andrade Pinto Monteiro Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v9i2.17460

Palavras-chave:

Análise de Conteúdo. Pandemia. Universidade Pública. Comunidade.

Resumo

Com o surgimento da pandemia do SARS-CoV-2 em 2019, tempos obscuros de uma crise sanitária escancararam a perversa desigualdade socioambiental e a incapacidade de prover os serviços públicos básicos para toda a população. Em meio a este cenário, foi promovido um curso de extensão on-line, no intuito de viabilizar o diálogo e a troca de saberes entre a sociedade e a universidade, superando o discurso da hegemonia acadêmica e substituindo pela aliança com movimentos e organizações sociais. Neste trabalho, foram analisadas as respostas dos cursistas frente ao preenchimento de formulários, tomando como pilar a análise de conteúdo de Laurence Bardin. Os participantes ponderaram sobre diálogo comunidade-universidade; o papel da universidade na pandemia; comunicação acessível para a comunidade; atividades de extensão e credibilidade das informações. Concluímos com entendimento da importância em encarar o verbo esperançar como um imperativo, não como uma forma de se conformar, mas resistir e tentar buscar soluções de forma conjunta.

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Biografia do Autor

Marcius Vinicius Borges Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Graduado em Ciências Biológicas, Mestre em Ciências pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Doutorando em Educação em Ciências e Saúde pela UFRJ.  Atualmente é tutor presencial do Consórcio CEDERJ no curso de Ciências Biológicas/UFRJ e integrande do grupo de Pesquisa Linguagens do Ensino de Ciências (LINEC).

Luiza Melo de Aguiar Lira, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Possui graduação em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015) e mestrado em Ensino de Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Atualmente atua como técnica de laboratório - química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) .Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Saúde do NUTES (UFRJ), participando do Grupo de Pesquisa Linguagens do Ensino de Ciências (LINEC).

Bruno Andrade Pinto Monteiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Doutor em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (NUTES/UFRJ) com estágio doutoral sanduíche na Universidade de Aveiro (Ua/PT). Mestre em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde (NUTES/ UFRJ). Licenciado em Química (UFRJ) e em Física (UNIS). Técnico em Química. Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/Macaé). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde (NUTES/UFRJ). Professor do Mestrado Profissional em Ensino de Química (PEQUI/UFRJ). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Linguagens no Ensino de Ciências (LINEC-UFRJ/Macaé). Pesquisador do Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur (GEASUR/UNIRIO). Pesquisador da Rede Internacional de Estudos Decoloniais na Educação Científica e Tecnológica (RIEDECT). Pesquisas no campo da Educação e Divulgação em Ciências, com ênfase nas temáticas de formação de professores, decolonialidade, direitos humanos, interculturalidade, educação ambiental, mídias, espaços escolares, não escolares e virtuais de educação

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Publicado

01.12.2022

Como Citar

Borges Silva, M. V., Melo de Aguiar Lira, L., & Andrade Pinto Monteiro, B. . (2022). O olhar da comunidade sobre o papel da universidade pública no enfrentamento da pandemia. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 9(2), 1–17. https://doi.org/10.47401/revisea.v9i2.17460

Edição

Seção

Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta