Saberes ambientais de uma vida no campo:

diálogos entre a memória biocultural de agricultores familiares e o ensino de ciências

Autores

  • Júlia Kuse Taboada Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil https://orcid.org/0000-0002-9006-220X
  • Marilisa Bialvo Hoffmann Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v9i2.17328

Palavras-chave:

Agricultores familiares, Ensino de ciências, Memória Biocultural, Saberes ambientais

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo levantar informações sobre práticas culturais, conhecimentos tradicionais e saberes socioambientais de agricultores familiares no município de Glorinha-RS, identificando pontos de diálogo com o ensino de Ciências a partir do conceito de Memória Biocultural. Para tanto, foram realizadas cinco entrevistas com agricultores familiares da localidade e posteriormente, estas foram analisadas com auxílio metodológico da Análise Textual Discursiva. Como resultado, propomos duas categorias temáticas: práticas de agricultura e pecuária; e relação com a água, considerando que foram temas de destaque nas falas dos agricultores e que apresentam potencial para interlocuções com o ensino de ciências da natureza. Concluímos, por fim, que o (re)conhecimento da Memória Biocultural dos agricultores familiares e  de outros povos do campo, a partir do ensino de ciências, contribui para que não se aprofunde o processo de esquecimento dos saberes ecológicos e práticas ancestrais e tradicionais que constituíram historicamente os territórios.

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Biografia do Autor

Júlia Kuse Taboada, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Estudante de Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desenvolve trabalhos nas áreas de agroecossistemas, etnoecologia, sistemas agroflorestais, conversação, biodiversidade nativa e educação ambiental. Atualmente, trabalha com pesquisa e extensão no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, estando envolvida com o Círculo de Referência em Agroecologia, Sociobiodiversidade, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (AsSsAN Círculo) e participa do grupo de estudos SEMEIA.

Marilisa Bialvo Hoffmann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Professora adjunta do Departamento de Ensino e Currículo/Faculdade de Educação (FACED) e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde/ Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS), ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Doutora e Mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI. Líder do Grupo SEMEIA- Seminários de Estudo/Investigação/Ação na Formação de Professores de Ciências da UFRGS. Possui experiência docente na Educação Básica (Anos Iniciais/Ensino Fundamental/Ensino Médio) e no Ensino Superior. Principais interesses de pesquisa: Formação de professores de Ciências e Biologia, Educação do Campo e Ensino de Ciências, Docência no Ensino Superior. 

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Publicado

01.12.2022

Como Citar

Taboada, J. K., & Hoffmann, M. B. (2022). Saberes ambientais de uma vida no campo:: diálogos entre a memória biocultural de agricultores familiares e o ensino de ciências. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 9(2), 1–22. https://doi.org/10.47401/revisea.v9i2.17328

Edição

Seção

Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta