Saberes ambientais de uma vida no campo:

diálogos entre a memória biocultural de agricultores familiares e o ensino de ciências

Authors

  • Júlia Kuse Taboada Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil https://orcid.org/0000-0002-9006-220X
  • Marilisa Bialvo Hoffmann Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v9i2.17328

Keywords:

Family farmers, Science teaching, Biocultural Memory, Environmental knowledge

Abstract

The present work aims to gather information about cultural practices, traditional knowledge and socio-environmental knowledge of family farmers in the municipality of Glorinha-RS, identifying points of dialogue with the teaching of Science from the concept of Biocultural Memory. For that, five interviews were carried out with family farmers in the locality and later, they were analyzed with the methodological aid of Discursive Textual Analysis. As a result, we propose two thematic categories: agriculture and livestock practices; and relationship with water, considering that they were prominent themes in the speeches of farmers and that have potential for dialogue with the teaching of natural sciences. Finally, we conclude that the knowledge of the Biocultural Memory of family farmers and other rural peoples, from the teaching of science, contributes to not deepening the process of forgetting ecological knowledge and ancestral and traditional practices that historically constituted the territories.

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Author Biographies

Júlia Kuse Taboada, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Estudante de Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desenvolve trabalhos nas áreas de agroecossistemas, etnoecologia, sistemas agroflorestais, conversação, biodiversidade nativa e educação ambiental. Atualmente, trabalha com pesquisa e extensão no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, estando envolvida com o Círculo de Referência em Agroecologia, Sociobiodiversidade, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (AsSsAN Círculo) e participa do grupo de estudos SEMEIA.

Marilisa Bialvo Hoffmann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Professora adjunta do Departamento de Ensino e Currículo/Faculdade de Educação (FACED) e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde/ Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS), ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Doutora e Mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI. Líder do Grupo SEMEIA- Seminários de Estudo/Investigação/Ação na Formação de Professores de Ciências da UFRGS. Possui experiência docente na Educação Básica (Anos Iniciais/Ensino Fundamental/Ensino Médio) e no Ensino Superior. Principais interesses de pesquisa: Formação de professores de Ciências e Biologia, Educação do Campo e Ensino de Ciências, Docência no Ensino Superior. 

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Published

2022-12-01

How to Cite

Taboada, J. K., & Hoffmann, M. B. (2022). Saberes ambientais de uma vida no campo:: diálogos entre a memória biocultural de agricultores familiares e o ensino de ciências. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 9(2), 1–22. https://doi.org/10.47401/revisea.v9i2.17328

Issue

Section

Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta