Reflexões teórico-metodológicas e conjunturais sobre a educação na pandemia
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v9i2.18100Palavras-chave:
COVID-19, Educação, Pandemia, Paradigma teórico-metodológico, Materialismo histórico-dialéticoResumo
Este artigo é resultante de pesquisa bibliográfica e documental, realizada no período inicial do afastamento social implantado no Brasil por causa da pandemia de COVID-19. O problema que orientou a investigação foi tentar saber quais foram os impactos causados pela pandemia na educação, assumindo o materialismo histórico-dialético como guia teórico-metodológico. Considerando a dificuldade provocada pela pandemia em várias áreas, no texto é asseverado que, a melhor forma de conhecer esse fenômeno, é orientar o processo de investigação pelo paradigma teórico-metodológico intitulado materialismo histórico-dialético, o que é tratado na primeira parte. Empregando o referido paradigma, foi possível apresentar, na segunda parte, uma análise da conjuntura social, ideológica, econômica e política impactada pela pandemia. Subsequentemente, a educação é discutida e são apresentados os problemas vividos e as possibilidades abertas. Na conclusão, o leitor encontra a crítica ao negacionismo científico do governo federal, bem como a afirmação de que a pandemia abriu novas possibilidades aos que defendem a educação como direito humano fundamental e bem público, porque o modelo que a compreende como direito privado efetivado na forma mercadoria foi colocado em xeque pelas decorrências do afastamento social.
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