Reflexões teórico-metodológicas e conjunturais sobre a educação na pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v9i2.18100

Palavras-chave:

COVID-19, Educação, Pandemia, Paradigma teórico-metodológico, Materialismo histórico-dialético

Resumo

Este artigo é resultante de pesquisa bibliográfica e documental, realizada no período inicial do afastamento social implantado no Brasil por causa da pandemia de COVID-19. O problema que orientou a investigação foi tentar saber quais foram os impactos causados pela pandemia na educação, assumindo o materialismo histórico-dialético como guia teórico-metodológico. Considerando a dificuldade provocada pela pandemia em várias áreas, no texto é asseverado que, a melhor forma de conhecer esse fenômeno, é orientar o processo de investigação pelo paradigma teórico-metodológico intitulado materialismo histórico-dialético, o que é tratado na primeira parte. Empregando o referido paradigma, foi possível apresentar, na segunda parte, uma análise da conjuntura social, ideológica, econômica e política impactada pela pandemia. Subsequentemente, a educação é discutida e são apresentados os problemas vividos e as possibilidades abertas. Na conclusão, o leitor encontra a crítica ao negacionismo científico do governo federal, bem como a afirmação de que a pandemia abriu novas possibilidades aos que defendem a educação como direito humano fundamental e bem público, porque o modelo que a compreende como direito privado efetivado na forma mercadoria foi colocado em xeque pelas decorrências do afastamento social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADUSP – Associação dos Docentes da Universidade de São Paulo. Demissões em massa nas universidades particulares atestam conversão acelerada para modalidade EaD e sinalizam desemprego estrutural dos docentes. 14 de julho de 2020. Disponível em: <https://www.adusp.org.br/index.php/defesa-do-ensino-publico/3744-demissoes-em-massa-nas-universidades-particulares-atestam- conversao-acelerada-para-modalidade-ead-e-sinalizam-desemprego-estrutural-dos-docentes?fbclid=IwAR2oO0FSn_PzhRRRJAn7-_dECGTDExIEu7uK_fXbN3oaT0obYmXLggLjnxI>. Acesso em: 20 jul. 2020.
AGORA. Desigualdade digital. 16/05/2020. Disponível em: <https://agora.folha.uol.com.br/editorial/2020/05/desigualdade-digital.shtml>. Acesso em: 18 mai. 2020.
AGOSTINI, Renata. Número de militares em cargos civis cresce e passa de 6 mil no governo Bolsonaro. CNN, 17 de julho de 2020. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/politica/2020/07/17/numero-de-militares-em-cargos-civis-cresce-e-passa-de-6-mil-no-governo-bolsonaro>. Acesso em: 20 jul. 2020.
ALFANO, Bruno e outros. Coronavírus: sete milhões de alunos da rede pública estão sem merenda no país. O Globo. 17/05/2020. Disponível em: <https://extra.globo.com/noticias/coronavirus/coronavirus-sete-milhoes-de-alunos-da-rede-publica-estao-sem-merenda-no-pais-rv1-1-24431541.html>. Acesso em: 17 mai. 2020.
ANDES – Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior. Notas preliminares sobre educação a distância (EaD) e trabalho remoto do(a)s docentes em tempos de pandemia. 01 de junho de 2020. Disponível em: <https://adusb.org.br/resources/2020/06/gFGr6u7n.pdf>. Acesso em: 04 jun. 2020.
ANPED – Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – e outros. Posicionamento sobre o Parecer do CNE que trata da reorganização dos calendários escolares durante a pandemia. 23 de abril de 2020. Disponível em: <http://anped.org.br/news/posicionamento-sobre-o-parecer-do-cne-que-trata-da-reorganizacao-dos-calendarios-escolares>. Acesso em: 14 mai. 2020.
ANTRA – Associação Nacional de Travestis e Transexuais. Assassinatos de pessoas trans voltam a subir em 2020. Disponível em: <https://antrabrasil.org/category/violencia/>. Acesso em: 22 mai. 2020.
ANTUNES, Ricardo. O vilipêndio do coronavírus e o imperativo de reinventar o mundo. In: Quarentena: reflexões sobre a pandemia e depois. 1ª ed. Bauru: Canal 6, 2020, p. 181 a 188.
BADIOU, Alain. Sobre a situação epidêmica. In: DAVIS, Mike e outros. Coronavírus e a luta de classes. Terra sem Amos: Brasil, 2020, p. 35 a 42.
BORGES, Beatriz; LARA, Walace. G1-SP. Casos de violência contra mulher aumentam 30% durante a quarentena em SP, diz MP. 13 abr. 2020. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/04/13/casos-de-violencia-contra-mulher-aumentam-30percent-durante-a-quarentena-em-sp-diz-mp.ghtml>. Acesso em: 12 mai. 2020.
BORGES, Samantha S. H.; SILVA, Vera L. Um olhar para a desigualdade escolar em tempos de pandemia. Carta Capital, 25 de maio de 2020. Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/blogs/sororidade-em-pauta/um-olhar-para-a-desigualdade-escolar-em-tempos-de-pandemia/>. Acesso em: 14 jun. 2020.
BRASIL. Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.
BRASIL. Constituição de República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 11 mai. 2020.
CAFARDO, Renata. 8 em cada 10 professores não se sentem aptos a aulas online. Terra. 16/05/2020. Disponível em: <https://www.terra.com.br/noticias/educacao/8-em-cada-10-professores-nao-se-sentem-aptos-a-aulas-online,d293f995588bfc1c448ddb3cbf5bc3e2j3ntiyx6.html>. Acesso em: 17 mai. 2020.
CAMPANHA NACIONAL PELO DIREITO À EDUCAÇÃO. Guia COVID-19 – Educação a distância. Volume 3. Disponível em: <https://media.campanha.org.br/acervo/documentos/COVID-19_Guia3-EaD_FINAL.pdf>. Acesso em: 09 mai. 2020.
CGIB - Comitê Gestor da Internet no Brasil. TIC Domicílios 2018: pesquisa sobre o uso das tecnologias de Informação e Comunicação nos Domicílios Brasileiros. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2019. Disponível em: <https://www.cetic.br/media/docs/publicacoes/2/12225320191028-tic_dom_2018_livro_eletronico.pdf>. Acesso em 21 mai. 2020.
CHAUÍ, Marilena. O que é ideologia. 2ª ed. São Paulo: Brasiliense, 2008.
CHOMSKY, Noam. Capitalismo selvagem e a sobrevivência da humanidade. Trad. de Anjuli Tostes. In: Quarentena: reflexões sobre a pandemia e depois. 1ª ed. Bauru: Canal 6, 2020, p. 152 a 161.
CNE – Conselho Nacional de Educação. Parecer nº 05/2020, de 28 de abril de 2020. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192>. Acessado em: 14 mai. 2020.
COLEMARX - Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação. Em defesa da educação pública comprometida com a igualdade social: porque os trabalhadores não devem aceitar aulas remotas. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, 2020. Disponível em: <http://www.colemarx.com.br/wp-content/uploads/2020/04/Colemarx-texto-cr%C3%ADtico-EaD-2.pdf>. Acesso em: 08 mai. 2020.
CONJUVE – Conselho Nacional de Juventude. Pesquisa juventudes e a pandemia do coronavírus. Junho de 2020. Disponível em: <https://www.juventudeseapandemia.com/>. Acesso em: 04 jul. 2020.
DAVIS, Mike. A crise do coronavírus é um monstro alimentado pelo capitalismo. In: DAVIS, Mike e outros. Coronavírus e a luta de classes. Terra sem Amos: Brasil, 2020, p. 05 a 12.
DEL ROIO, Marcos; MARTINEZ Vinício Carrilho. A vigência do estado de sítio político na pandemia. In: LOLE, Ana; STAMPA, Inez; GOMES Rodrigo L. R. [Orgs.]. Para além da quarentena: reflexões sobre crise e pandemia. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2020, p. 54 a 63.
DOMENICI, Thiago. Faculdade particular usa robô para corrigir provas e dar nota aos alunos. Agência Pública. São Paulo. 30 abr. 2020. Disponível em: <https://cartacampinas.com.br/2020/04/faculdade-particular-usa-robo-para-corrigir-provas-e-dar-nota-aos-alunos/>. Acesso em: 30 mai. 2020.
DOWBOR, Ladislau. Pensar o (im)pensável. Instituto Ciência e Fé e PUCPRESS, maio/2020. Disponível em: <file:///C:/Users/marco/Downloads/file44659_pensar-o-impensavel--entrevista-com-ladislau-dowbor%20(1).pdf>. Acesso em: 21 mai. 2020.
DREIFUSS, René Armand. A época das perplexidades: mundialização, globalização e planetarização - novos desafios. Petrópolis: Vozes, 1996.
EMILIANA, Cecília; ADLER, Matheus. Primeiro dia de aulas remotas em MG tem instabilidade e bagunça on-line. O Estado de Minas Gerais. Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2020/05/18/interna_gerais,1148394/primeiro-dia-de-aulas-remotas-em-mg-tem-instabilidade-bagunca-on-line.shtml>. Acesso em: 19 mai. 2020.
FIERA, Letícia; EVANGELISTA, Olinda; FLORES, Renata. Chantagem como estratégia para assegurar o “direito de aprendizagem” aos “vulneráveis”. In: SOARES, Sávia Bona V. Coronavírus, educação e luta de classes no Brasil. Editora Terra Sem Amos: Brasil, 2020. FIGUEIREDO FILHO, Carolina. Mitos e verdades sobre a política de educação remota da rede estadual de SP. 14/05/2020. Disponível em: <https://campanha.org.br/analises/carolina-figueiredo-filho/mitos-e-verdades-sobre-politica-de-educacao-remota-da-rede-estadual-de-sp/>. Acesso em: 17 mai. 2020.
FRESU, Gianni. Entre pandemia e crise orgânica: contradições e narrações hegemônicas do capitalismo em colapso. In: LOLE, Ana; STAMPA, Inez; GOMES Rodrigo L. R. [Orgs.]. Para além da quarentena: reflexões sobre crise e pandemia. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2020, p. 41 a 53.
FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. Pesquisa: Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da Educação Básica. Informe 1 – 2020. Disponível em: <https://www.fcc.org.br/fcc/educacao-pesquisa/educacao-escolar-em-tempos-de-pandemia-informe-n-1>. Acesso em: 20 jul. 2020.
FUSCO, Wilson e OJIMA, Ricardo. O Enem e as medidas da desigualdade: há condições para o ensino remoto nas escolas? 25/05/2020. Disponível em: <https://demografiaufrn.net/2020/05/25/enem-escolas-infra/?fbclid=IwAR3XbaJv4TrTlhHfgKWQNDBguNXDKxULWREa_FNk1h_Rxy__4j5GH1FhL3k>. Acesso em: 27 jun. 2020.
GARCIA, Janaina. Produção científica de mulheres despenca na pandemia - de homens, bem menos. Uol-Tilt. 26/05/2020. Disponível em: <https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2020/05/26/pandemia-pode-acentuar-disparidade-entre-homens-e-mulheres-na-ciencia.htm>. Acesso em: 02 jun. 2020.
GENTILI, Pablo (org.). Pedagogia da exclusão: crítica ao neoliberalismo em educação. Trad. de Vãnia P. Thurler e Tomaz T. da Silva. Rio de Janeiro: Petrópolis, 1995.
GIELOW, Igor. Apoio a democracia chega a 75% e bate recorde em meio a ameaças de Bolsonaro. Folha de São Paulo. 27 jun. 2020. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/poder/2020/06/apoio-a-democracia-chega-a-75-e-bate-recorde-em-meio-a-ameacas-de-bolsonaro.shtml>. Acesso em: 15 jul. 2020.
GOVERNO DO BRASIL. Banco Central anuncia conjunto de medidas que liberam R$ 1,2 trilhão para a economia. 24 de março de 2020. Disponível em: <https://www.gov.br/pt-br/noticias/financas-impostos-e-gestao-publica/2020/03/banco-central-anuncia-conjunto-de-medidas-que-liberam-r-1-2-trilhao-para-a-economia>. Acesso em: 13 mai. 2020.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere – volume 1 – Antonio Gramsci: introdução ao estudo da filosofia; a filosofia de Benedetto Croce. Edição e trad. de Carlos Nelson Coutinho; co-edição de Luiz Sérgio Henriques e Marco Aurélio Nogueira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.
HARVEY, David. Política anticapitalista em tempos de COVID-19. In: DAVIS, Mike e outros. Coronavírus e a luta de classes. Terra sem Amos: Brasil, 2020, p. 13 a 23.
HOBBS, TAWNELL D. Some school districts plan to end the year early, call remote learning too tough. Wall Street Journal, 28/04/20. Disponível em: <https://www.wsj.com/articles/some-school-districts-plan-to-end-the-year-early-call-remote-learning-too-tough-11588084673>. Acesso em: 14 mai. 2020.
JANK, Marcos Sawaya. O mundo global e a covid-19 – A globalizaçãço será fortemente impactada pelos tsunamis da pandemia. Jornal O Estado de São Paulo. 27 de março de 2020. Disponível em: <https://opiniao.estadao.com.br/noticias/espaco-aberto,o-mundo-global-e-a-covid-19,70003249724>. Acesso em: 13 mai. 2020.
JESUS, Suzana Cavalheiro. Educação, tecnologias digitais em tempos de pandemia. ANPOCS – Portal das Ciências Sociais Brasileiras. Boletim 1 - Cientistas sociais e o coronavírus. Disponível em: <http://www.anpocs.com/index.php/ciencias-sociais/destaques/2356-boletim-n-41-cientistas-sociais-e-o-coronavirus>. Acesso em: 19 mai. 2020.
KLEIN, Naomi. Post-coronavirus: los poderosos ya planean el futuro. Disponível em: <https://mendozaopina.com/sociedad/post-coronavirus-los-poderosos-ya-planean-el-futuro-por-naomi-klein/>. Aceso em: 19 mai. 2020.
LEFEBVRE, Henri (2002). A “práxis”: a relação social como processo. In: Martins, José de Souza e Forachi, Marialice Mencarini. Sociologia e sociedade – leituras de introdução. Rio de Janeiro: LTC, 2002, p. 147 a 159.
LEHER, Roberto. Em virtude da pandemia é necessário discutir o planejamento do sistema educacional - Parecer do CNE sobre atividades escolares desconsidera as consequências da pandemia e da crise econômica. Carta Maior, 04 de maio de 2020. Disponível em: <https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Educacao/Em-virtude-da-pandemia-e-necessario-discutir-o-planejamento-do-sistema-educacional/54/47389>. Acesso em: 14 mai. 2020a.
LEHER, Roberto. Universidades públicas, aulas remotas e os desafios da ameaça neofascista no Brasil - Notas para ações táticas emergenciais. Carta Maior. 02/06/2020. Disponível em: <https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Educacao/Universidades-publicas-aulas-remotas-e-os-desafios-da-ameaca-neofascista-no-Brasil/54/47699#.XtgAhuPqS5c.email>. Acesso em: 03 jul. 2020b.
LEMOS, Ronaldo. A escola home office não deu certo. Folha de São Paulo. 17/05/2020. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/colunas/ronaldolemos/2020/05/a-escola-home-office-nao-deu-certo.shtml>. Acesso em: 18 mai. 2020.
LÖWY, Michael. “Gripezinha” o neofascista Bolsonaro diante da epidemia. In: Quarentena: reflexões sobre a pandemia e depois. 1ª ed. Bauru: Canal 6, 2020, p. 147 a 151.
MARTINS, Marcos Francisco. Marx, Gramsci e o conhecimento: ruptura ou continuidade? Campinas-SP: Autores Associados; Americana-SP: Unisal, 2008. (Coleção educação contemporânea).
MARTINS, Marcos Francisco e outros. Relatório de pesquisa - Condições e dinâmica cotidiana e educativa na RMS (Região Metropolitana de Sorocaba/SP) durante o afastamento social provocado pelo coronavírus. Sorocaba, maio de 2020. Disponível em: <https://www.ppged.ufscar.br/pt-br/arquivos-1/relatorio-de-pesquisa-educacao-e-coronavirus-na-reg-de-sorocaba-ufscar-26-05-2020pdf.pdf>. Acesso em: 13 jul. 2020.
MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política: livro I. 17. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.
MBEMBE, Achille. Necropolítica. Arte & Ensaios - Revista do PPGAV/EBA/UFRJ, n. 32, dezembro de 2016, p. 123 a 151. Disponível em: <https://revistas.ufrj.br/index.php/ae/article/view/8993/7169>. Acesso em: 09 mai. 2020.
MEC - Mistério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. São Paulo: Fundação Carlos Alberto Vanzolini. 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 14 mai. 2020.
MEC – Ministério da Educação. CNE – Histórico. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/14306-cne-historico>. Acesso em: 14 mai. 2020.
MENDONÇA, Heloísa. “Em meio à pandemia, fomos tratados como números”, diz professor demitido da Uninove. El Pais. São Paulo. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2020-06-24/em-meio-a-pandemia-fomos-tratados-como-numeros-diz-professor-demitido-da-uninove.html>. Acesso em: 25 jun. 2020.
MENEZES, Bruno. Em Minas Gerais, 700 mil alunos devem ficar sem aulas remotas. 20/04/2020. O Tempo. Disponível em: <https://www.otempo.com.br/cidades/em-minas-gerais-700-mil-alunos-devem-ficar-sem-acessar-aulas-remotas-1.2326670>. Acesso em: 16 mai. 2020.
MINAYO, Maria Cecília de Souza; FREIRE, Neyson Pinheiro. Pandemia exacerba desigualdades na Saúde. Scielo em Perspectiva. 12 de maio de 2020. Disponível em: <https://blog.scielo.org/blog/2020/05/12/pandemia-exacerba-desigualdades-na-saude-a-ser-publicado-na-cienc-saude-coletiva/#.XrwDl2hKjIU>. Acesso em: 13 mai. 2020.
MODELLI, Laís; MATOS, Thais. G1. Como a pandemia de coronavírus impacta de maneira mais severa a vida das mulheres em todo o mundo. 19/04/2020. Disponível em: <https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/04/19/como-a-pandemia-de-coronavirus-impacta-de-maneira-mais-severa-a-vida-das-mulheres-em-todo-o-mundo.ghtml >. Acesso em: 12 mai. 2020.
NAÇÕES UNIDAS – BRASIL. Mulheres na linha de frente da COVID-19. 23 de abril de 2020. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/mulheres-na-linhas-de-frente-da-covid-19/>. Acesso em: 12 mai. 2020.
OCDE - Organization for Economic Cooperation and Development. A framework to guide na education response to the COVID-19, Pandemic of 2020. Disponível em: <https://www.hm.ee/sites/default/files/framework_guide_v1_002_harward.pdf>. Acesso em: 07 mai. 2020.
OLIVEIRA, Joana. Em meio à rotina de aulas remotas, professores relatam ansiedade e sobrecarga de trabalho. El País. 21/05/2020. Disponível em: < https://brasil.elpais.com/brasil/2020-05-21/em-meio-a-rotina-de-aulas-remotas-professores-relatam-ansiedade-sobrecarga-de-trabalho.html?ssm=whatsapp>. Acesso em: 21 mai. 2020.
OPAS - Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Folha informativa – COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus). 12 de maio de 2020. Disponível em: <https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875#sintomas>. Acesso em: 13 mai. 2020.
ORTIZ, Renato. Mundialização e cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.
PAULO NETTO, José. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
PELLANDA, Andressa; CARA, Daniel. Educação a distância em tempos de pandemia: de olhos vendados para a realidade. Disponível em: <https://br.noticias.yahoo.com/educacao-a-distancia-em-tempos-de-pandemia-de-olhos-vendados-para-a-realidade-130658677.html>. Acesso em: 15 mai. 2020.
PINHO, Angela. Menos de metade dos alunos da rede estadual de SP acessa ensino online na quarentena. Jornal Folha de São Paulo. 14 de maio de 2020a. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2020/05/menos-de-metade-dos-alunos-da-rede-estadual-de-sp-acessa-ensino-online-na-quarentena.shtml>. Acesso em: 14 mai. 2020.
PINZANI, Alessandro. Fraqueza do Estado e elitização da cidadania na América do Sul Lições políticas da pandemia. In: REICH, Evânia; BORGES, Maria de Lourdes; XAVIER, Raquel Cipriani (Orgs.). Reflexões sobre uma pandemia. Florianópolis: Néfiponline, 2020, p. 21 a 29.
PROCURADORIA-GERAL DE JUSTIÇA. Aviso nº 185/2020-PGJ, de 26 de maio de 2020. Disponível em: <http://www.mpsp.mp.br/portal/pls/portal/!PORTAL.wwpob_page.show?_docname=2661248.PDF>. Acesso em: 01 jun. 2020.
REDE DE PESQUISA SOLIDÁRIA. Nota Técnica nº 3 - Na crise, homens negros e mulheres negras são os mais vulneráveis. Mas surgem “novos vulneráveis”, homens brancos e mulheres brancas em serviços não essenciais. 24 de abril de 2020a. Disponível em: <http://oic.nap.usp.br/wp-content/uploads/2020/04/Boletim-n%C2%BA3_PPS_24abril.pdf>. Acesso em: 11 mai. 2020.
REDE DE PESQUISA SOLIDÁRIA. Nota Técnica nº 4: Falta de coordenação entre o governo Federal e estados enfraquece a política de distanciamento social. 30 de abril de 2020b. A flexibilização sem critérios pode agravar a pandemia. Disponível em: <http://oic.nap.usp.br/wp-content/uploads/2020/05/Boletim-n%C2%BA4_PPS_4_30abril.pdf>. Acesso em: 11 mai. 2020.
SACHS, Jeffrey. Por que a COVID-19 se alastra nos EUA e o que pode ser feito. In: Quarentena: reflexões sobre a pandemia e depois. 1ª ed. Bauru: Canal 6, 2020, p. 89 a 96.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020.
SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Cortez e Autores Associados, 1980. (Coleção educação contemporânea).
SILVEIRA, Daniel e outros. Sem renda e com dificuldades para receber o Auxílio Emergencial, trabalhadores dependem de ajuda para atravessar pandemia. G1. 12 de maio de 2020. Disponível em: <https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/05/12/sem-renda-e-com-dificuldades-para-receber-o-auxilio-emergencial-trabalhadores-dependem-de-ajuda-para-atravessar-pandemia.ghtml>. Acesso em: 13 mai. 2020.
STIGLITZ, Joseph. Atormentados pelo trumpismo. In: Quarentena: reflexões sobre a pandemia e depois. 1ª ed. Bauru: Canal 6, 2020, p. 105 a 108.
TASCHNER, Natalia Pasternak. Gripe espanhola: 100 anos da mãe das pandemias. Saúde Abril. 24 de abril de 2018. Disponível em: < https://saude.abril.com.br/blog/cientistas-explicam/gripe-espanhola-100-anos-da-mae-das-pandemias/>. Acesso em: 13 mai. 2020.
TODOS PELA EDUCAÇÃO. Nota técnica - o retorno às aulas presenciais no contexto da pandemia da COVID-19: Contribuições do Todos Pela Educação para qualificar o debate público e apoiar os gestores frente ao futuro processo de reabertura das escolas. Maio de 2020. Disponível em: <https://www.todospelaeducacao.org.br/_uploads/_posts/433.pdf?1194110764>. Acesso em: 11 mai. 2020.
UNCME - União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME). Nota pública nº 002/2020 - Direito à educação e calendário letivo. 02 de abril de 2020. Disponível em: <https://www.uncme.org.br/Gerenciador/arquivos/9d45ffbc7123a3120f0089d3652fbcad.pdf>. Acesso em: 14 mai. 2020.
UNDIME - União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. Undime apresenta considerações à proposta de Parecer do CNE. 24/04/2020. Disponível em: <https://convivaeducacao.org.br/fique_atento/2322>. Acesso em: 14 mai. 2020.
UNESCO - United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. Assessing internet development in Brazil. Paris: Unesco, 2019. Disponível em: <https://cetic.br/media/docs/publicacoes/8/20200117094619/Assessing_Internet_Development_in_Brazil.pdf>. Acesso em: 13 mai. 2020.
UOL NOTÍCIAS. Redes sociais deram voz a legião de imbecis, diz Umberto Eco. 11 de junho de 2015. Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/ansa/2015/06/11/redes-sociais-deram-voz-a-legiao-de-imbecis-diz-umberto-eco.jhtm?cmpid=copiaecola>. Acesso em: 13 mai. 2020.
VÁZQUEZ, Adolfo Sánches. Filosofia da praxis. Trad. de Luiz Fernando Cardoso. 2ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
ZIBECHI, Raúl. Coronavírus: a militarização das crises. In: DAVIS, Mike e outros. Coronavírus e a luta de classes. Terra sem Amos: Brasil, 2020, p. 31-34.
ZIZEK, Slavoj. Covid-19 e a reinvenção do comunismo. Trad. de Artur Renzo. São Paulo: Boi Tempo, 2020.

Downloads

Publicado

01.12.2022

Como Citar

Martins, M. F. (2022). Reflexões teórico-metodológicas e conjunturais sobre a educação na pandemia. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 9(2), 1–34. https://doi.org/10.47401/revisea.v9i2.18100

Edição

Seção

Saberes e estratégias de resistências em tempos de pandemia: pedagogias da luta